sábado, 1 de novembro de 2025

Pianista homenageia ex-alunos com recital

O Concerto "Tecendo Sonhos em Melodias", com Cristina Arruda e Convidados, emocionou o público na quarta-feira, 29 de outubro, no Centro Cultural Cecília Palmério (CCCP), com entrada gratuita. Foi uma homenagem que a musicista decidiu fazer para seus ex-alunos, que hoje são profissionais da música. Houve interpretação de peças ao piano, violino, violoncelo, canto, com a participação de nomes consagrados. São eles: a violinista Laila Tosta, os pianistas Raquel Guaresqui, Raffael Cardoso e Daniel Lopes, a mezzo-soprano Marcela Manucci e, ainda os violoncelistas Paulo Aranha e David Kennyd, e o percussionista Tarcísio de Oliveira. O evento é uma realização do CCCP com apoio do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi.

Os músicos aceitaram o convite não apenas por amar o que fazem mas, principalmente, em agradecimento à professora pelos ensinamentos para além da música e instrumentos apoiando-os também questões outras, que talvez nem ela própria consiga mensurar. A cada número era possível enxergar a gratidão e admiração nos olhos dos convidados ao receberem ao lado dela, os aplausos entusiasmados da plateia. Ao contrário do que se vê em algumas salas de espetáculos, em que vez ou outra os espectadores se distraem ao celular, no recital de quarta-feira imperava a atenção às apresentações. Bravo! Bravíssimo!

Programa


Salut D"Amour op.12 - E. Elgar
Violinista Laila Tosta


Atua como violinista da Orquestra Municipal de Uberaba, realizando apresentações em eventos na região e dedicando-se ao ensino de violino.





Valsa nº15 op.49 - J. Brahms
Pianista Raquel Guaresqui
Proprietária da Escola Pianíssimo em Uberaba. Atua em grupos de casamentos e projetos culturais.




Dança Húngara n°5 - J. Brahms
Pianista Raffael Cardoso
Dedica-se ao ensino de teclado na Escola Municipal de Arte e Cultura de Uberaba (ECAU) e ao trabalho com alunos de piano em aulas particulares.


Dança Espanhola n°2- E. Granados
Violoncelista Paulo Aranha
Atuou como professor de violoncelo nos projetos sociais Politriz e Alexa, em Uberlândia (2018-2019), e na Escola de Música Lobatos, entre 2022 e 2024. Como intérprete, apresentou-se como solista nos projetos InCantus (2019) e Prelúdio (2019-atualmente). É integrante do UDI Cello Ensemble desde 2016 e ocupa o posto de chefe de naipe de violoncelos na Orquestra Municipal de Uberaba (desde 2021) e na Orquestra Jovem de Araxá.


Dança Eslava op.72 n° 2 - A. Dvoràk
Pianista Daniel Lopes
É pianista da Orquestra Municipal de Uberaba e pianista acompanhador no Conservatório Estadual de Música "Renato Frateschi". Paralelamente, desenvolve, junto à "Inventaria de Ideias", oficinas com foco na voz e no cantar, com trabalhos embasados na Escola do Desvendar da Voz, de base antroposófica.
Fantasie Dance op.124 n°5 - R. Schumann
Pianista Cristina Arruda


Cantiga - Camargo Guarnieri
Mezzo-Soprano Marcela Manucci Realizou recitais de música sacra no Rio de Janeiro entre 2013 e 2015, e desde então tem se destacado também na direção de produções musicais e óperas no Conservatório de Uberaba, onde leciona desde 2013. Como intérprete, atua em casamentos, formaturas, shows e eventos sociais. Atualmente, é cantora e organista da Paróquia da Adoração, em Uberaba (MG).



Estrela do Mar - Marlos Nobre
Violoncelista David Kennyd
Atuou como violoncelista no UDI Cello Ensemble e como professor de violoncelo, teoria, história e apreciação musical em instituições de Araguari e Caldas Novas. Atualmente, é professor de violoncelo, teoria e contrabaixo acústico no Instituto Alexa - ProZ e integra a Orquestra Municipal de Uberaba.





Gaúcho - Chiquinha Gonzaga
Percussionista Tarcisio de Oliveira Ampla atuação em espaços culturais, casas de show e bares de Uberaba e região. Como instrumentista, desenvolve trabalhos como arranjador, produtor musical e professor, integrando também o Urutu Trio.









Sobre Cristina Arruda Constrói sua trajetória entre o ensino do piano para crianças, jovens e adultos, a percepção musical e experiências coletivas de criação, e aprendizado. Atuou no projeto "Orquestra Viva" em Araxá (MG), como professora de percepção musical. A convite da Funarte, participou de Painéis de Bandas e das Bienais de Música Contemporânea do Rio de Janeiro, contribuindo como professora, parecerista e coordenadora. Criou e dirigiu o Projeto Educacional Maracanã, desenvolvendo ações artísticas com jovens e atuando como correpetidora de coral e orquestra infantojuvenil. Desde 2024, é coordenadora do curso técnico em Canto e Instrumento no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, em Uberaba, onde também leciona e orienta práticas musicais coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário