sábado, 3 de outubro de 2020

Língua Afiada dá dicas de Português

 


O aprendizado nunca termina. Eu não sou expert, mas estudiosa da Língua Portuguesa e sinto que preciso dar a minha contribuição. 


* Li em uma reportagem que para instalar a indústria será preciso um investimento de R$1,8 milhões. Não! Se for  1 milhão fica no singular. O correto é R$1,8 milhão. Só serão milhões quando for mais de 1. 


 * Outro erro comum que vejo é o diretor foi um dos que teve paciência com aquele aluno problema. Não! Se for um dos que irá para o plural. O correto é um dos que tiveram.

 

* Já assisti e ouvi muitas pessoas e até profissionais autônomos ou donos de altos cargos dizerem que houveram fatores que impediram a compra. Não! A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa. O correto é houve. 

 

* A história do nós vai, nós foi, nós falou e nós voltou também é contada por muita gente inclusive por  jovens que estão em universidades ou recém-saídos delas. Se não quiser levar para o plural opte por a gente vai, foi, falou  e voltou. Mas se usar nós, por favor, nós vamos,  fomos, falamos  e voltamos.

 

* E a concordância verbal? Sabemos que esta é a regra número 1: o verbo concorda com o sujeito, mas o que mais se vê em e-mail ou mensagens de aplicativo é:  Segue os dados, Segue os relatórios, Segue as fotos. Como assim? Seguem é o correto.

 

* A palavra ansioso também vejo escrita de forma que dói muito quando lemos: ancioso. Falada não faz diferença. Mas na hora de escrever, o correto é ansioso. Uma ajuda é lembrar de ansiedade, que é com s.


Semana que vem tem mais!!



terça-feira, 29 de setembro de 2020

Chave do Bem beneficiará três instituições

 

A entrega da premiação e dos cheques às instituições beneficiadas acontecerá no dia 30 de outubro, às 19h30, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)



Joana Rafaela Camargo Alves Corrêa é a ganhadora do carro 0KM do grande evento deste fim de semana: Chave do Bem. O presidente do Instituto Boa Fé, Jônadan Ma, parabeniza a ganhadora e agradece  a todos que ajudaram nesta bela campanha de sucesso. 
Como instituição beneficiada pelo Lions Clube de Uberaba, Jônadan diz que será possível ao Instituto Boa Fé  ajudar a salvar mais vidas com a aplicação integral dos recursos obtidos na compra de medicamentos oncológicos para os pacientes do Hospital Hélio Angotti. 

A experimentação das chaves aconteceu no sábado e no domingo, e, além de concorrerem ao carro, os participantes trocavam suas chaves por mais de 200 prêmios. Joana Rafaela esteve no Uberabão na tarde de sábado e ficou extremamente surpresa quando a sua chave entrou na ignição e ligou o Ônix 0KM. 



Presidente do Instituto Boa Fé, Jônadan Ma, compareceu ao evento com voluntários e amigos . Ele lembra que os Lions Clubes de Uberaba doarão sua parte desta ação para os objetivos do Instituto Boa Fé, ou seja, a compra de medicamentos oncológicos para pacientes do Hospital Hélio Angotti


 

Os demais parceiros  da Chave do Bem são os Rotary Clubes  e a União de Lojas Maçônicas de Uberaba que beneficiarão,  respetivamente, a Creche Pequena Casa de Maria e a Creche Rouxinol. 




Abraço é tema da mostra de Paulo Miranda





UNO é a nova exposição do artista Paulo Miranda que dialoga com os sentimentos dele e de convidados tendo como elo o abraço. Para ele, no momento em que duas pessoas se abraçam se tornam uma. Por isso, o título UNO. A mostra virtual* teve lançamento no dia 10 de setembro deste ano com 19 pinturas que exteriorizam as mais variadas sensações como saudade, solidão, carinho, alegria, amor, paixão.. 


Paulo Miranda (autorretrato) decidiu por fazer esta produção bem antes de se imaginar que um vírus chegaria e nos obrigaria a vivenciar o temido distanciamento social. E sua intenção de questionar o porquê de o outro ser importante surge em um momento bastante pertinente, em que muitos fazem exatamente esta reflexão ao sentir falta do cheiro, do colo, do aconchego. Assim, essa produção ganhou uma dimensão muito maior na realidade atual. 

Rodrigo Vivas, professor de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comenta que Paulo Miranda continua produzindo de forma bastante experimental com sobreposição de imagens, além da ideia da rasura, e interpreta de forma interessante o abraço, que é uma das categorias mais íntimas que existem.




As pinturas em técnica mista (pigmento natural e colagem) sobre lona e fragmentos da poesia de Maurizio Gimigliano ganham uma conotação mais abrangente e vão além do coração da gente. Quem visualiza a mostra a assiste ao som de Bensound com sua Adventure. Um espetáculo emocionante. Quem você gostaria de abraçar agora?

A mostra é encerrada com os agradecimentos a Hélio Siqueira, Rodrigo Vivas, Maurizio Gimigliano, Ana Paula Gabelini e Henrique Botelho.



O nosso muito obrigada a você, Paulo Miranda, por seu talento, por sua sensibilidade e por nos trazer um alento com suas pinturas extravasando empatia.  

* Mostra virtual: 

 https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=pLFKkZ1d0ZA&feature=youtu.be