sábado, 14 de outubro de 2023

Minas destaca centenário de Fernando Sabino



O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), abre oficialmente o Ano de Fernando Sabino, ato nacional que homenageia o centenário do escritor mineiro a partir deste mês, até outubro de 2024. A iniciativa faz parte do Minas Literária, programa que busca incentivar a leitura e fortalecer a cadeia produtiva do livro, gerando emprego e renda nos segmentos da economia da criatividade.

A celebração foi realizada na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em 11 de setembro, um dia antes do que seria o 100º aniversário de Sabino, nascido em 12 de outubro de 1923. Houve uma solenidade de abertura do Ano de Fernando Sabino, com a presença de Bernardo Sabino, filho do escritor e presidente do Instituto Fernando Sabino.

A programação da Biblioteca contempla duas exposições, cortejo musical, espetáculos, oficina e exibição de documentário. As ações começaram na Biblioteca com a abertura da mostra “O Encontro Marcado na Hemeroteca Histórica: 100 anos de Fernando Sabino”, no 3º Andar do prédio principal, localizado na Praça da Liberdade. São apresentados jornais e revistas históricos sobre o escritor.

A segunda exposição, “Encontro Marcado com Fernando Sabino” está no 2º andar do prédio, no Hall das Coleções Especiais. A coleção traz livros autografados pelo artista multifacetado, que também foi diretor de cinema, jornalista, baterista de jazz e até nadador. As duas mostras ficam até 29 de dezembro, encerrando as atividades de 2023.

Sabino nasceu no Dia das Crianças, e, em razão disso, o Governo do Estado e o Instituto Fernando Sabino celebraram o dia 12 de outubro com uma série de atrações gratuitas, que agradaram públicos de todas as idades.

Para os maiores, o Teatro da Biblioteca exibiu o documentário “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, de Bernardo Sabino, e mais 17 filmes curta-metragem inspirados em contos e crônicas do autor. As ações têm organização do Instituto Fernando Sabino e patrocínio da Ferro Puro Mineração.

Serviço:

Exposição “O Encontro Marcado na Hemeroteca Histórica: 100 anos de Fernando Sabino” Período expositivo: De 11 de outubro a 29 de dezembro de 2023 Horário: De segunda a sexta, das 9h às 17h Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Hemeroteca Histórica de Minas Gerais Endereço: Praça da Liberdade, nº 21, 3º Andar

Exposição “Encontro Marcado com Fernando Sabino”

Data de abertura: 11 de outubro de 2023, às 19h Período expositivo: De 16 de Outubro a 29 de dezembro de 2023 Horário: De Segunda a Sexta, das 8h às 18h Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Hall das Coleções Especiais Endereço: Praça da Liberdade, nº 21, 2º Andar

Foto: Bernardo Sabino/Acervo Pessoal