terça-feira, 25 de julho de 2023

Uberaba pode ser o 1º Geoparque de Minas

Equipe da Unesco visita Uberaba e analisa o pedido da cidade para entrar na lista de Geoparques Mundiais, sendo cinco no Brasil; Uberaba poderá ser o sexto

Foto Divulgação
Os representantes da Unesco, os doutores Artur Sá (Portugal) e César Goso (Uruguai), na foto com representantes de instituições, permanecerão em Uberaba e conferirão as informações contidas em um dossiê encaminhado pela cidade à Unesco

O título de geoparque pode potencializar o turismo e atrair novos investimentos. A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, diz que há 195 geoparques no mundo, em 48 países. No Brasil, cinco cidades já receberam o título de geoparque. "Uberaba será o sexto e o primeiro em Minas Gerais", destaca. As que recebem a chancela são transformadas economicamente, geram emprego, renda, fomenta o turismo e, além de tudo, valoriza os recursos naturais, a conservação do meio ambiente e a respectiva cultura.


A proposta enviada pela cidade de Uberaba para ser elevada à categoria de geoparque da Unesco, segundo ela, inclui um tripé que destaca Uberaba no mundo: na cidade está o maior sítio palentológico do Brasil, em Peirópolis; o ícone da religiosidade Chico Xavier, o maior líder espírita do Brasil, escolheu Uberaba para viver e fazer a sua obra; e a cidade é berço do melhoramento genético do Zebu e é sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu conferindo a Uberaba visibilidade ninternacional.

Em vídeo divulgado na Internet, o ministro do Turismo, Celso Sabino, disse confiar na aprovação da chancela pela Unesco, acrescentando que representará maior visibilidade para a região no mundo, atraindo muitos turistas.

Os geoparques mundiais são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O título não está ligado apenas à questão geológica, mas, também, busca ampliar a exploração e o desenvolvimento das regiões em aspectos naturais, culturais e imateriais. A certificação demonstra a presença de espaços com diversidade de opções de turismo, que servem como alternativa para o desenvolvimento dos municípios. A designação de geoparque mundial da Unesco é concedida por um período de quatro anos. Após, o funcionamento e a qualidade de cada Geoparque são reexaminados para emitir a revalidação. A expedição em Peirópolis também contou com uma recepção dos alunos da Escola Municipal Frederico Peiró e do curso de História da UFTM. Os avaliadores também viram os geoprodutos da região e uma apresentação musical.




No Geossítio Caieira do Meio, foi promovida uma degustação de produtos locais


















História -
Em 2017, foi assinado o protocolo de intenções durante a abertura da 83ª edição da Expozebu, em que as instituições participantes firmaram um acordo para a implantação da proposta do Geoparque. O início do trabalho ocorreu em 2018, a partir da inauguração dos primeiros Geossítios e Sítios Históricos e Culturais.