sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Língua Afiada: nada haver ou nada a ver?

 


Você já deve ter ouvido alguém falar assim: se eu pôr o tênis tal não combinará com o restante do figurino. Se eu pôr??? Como assim? É futuro, certo? Então o correto é se eu puser. 

Outro caso que também acontece muito é a pessoa dizer: se eu manter os dados atualizados será mais fácil na hora de fazer o relatório. Está errado. O certo é se eu mantiver... 

Por falar em nada a ver, vejo muito as pessoas escreverem: esta roupa não tem nada haver comigo. Oi?!?  Haver é verbo e significa existir. O correto é: esta roupa não tem nada a ver comigo.

Ouço e leio  sempre: Há muitos anos atrás eu visitei tal país. Vale dizer que há e atrás na mesma frase é uma redundância. O correto é um ou outro: há muitos anos ou muito tempo atrás.

Você já ouviu alguém dizer que a perca foi grande? Eu também! Mas a pessoa se equivoca. O correto é a perda foi grande. Explico: perda é substantivo e perca é verbo. Exemplos: Não perca a chave / Acabe com a perda de tempo.

Ah, outra confusão que vejo acontecer muito, inclusive em roda de pessoas que são cuidadosas com a língua: é o de encontro a e ao encontro de. É simples: de encontro é contra e ao encontro, a favor. Entendeu? A opinião de fulano vai de encontro à minha / A queda nos preços vai ao encontro do que os produtores esperam. 


Até a próxima!!!



Inhotim abre visita a bastidores do Viveiro



Programação do Inhotim ainda traz visitas mediadas pelo acervo de obras de arte







                                                                       Foto Bruno Figueiredo

Instituto oferece visita especial nos dias 12, 25, 26 e 28 de fevereiro




Para os amantes das plantas, Inhotim preparou em fevereiro uma programação muito especial, em que as espécies do Cerrado são as grandes estrelas. A programação do Inhotim traz visitas mediadas pelas equipes do Jardim Botânico e do Educativo para o público conhecer a biodiversidade do Cerrado nos bastidores do Viveiro Educador. Ao longo do passeio, os visitantes também são convidados a explorar os jardins do Viveiro Educador, conhecer a produção de plantas e coleções botânicas localizadas dentro de estufas e casas de vegetação, onde se encontram espécies raras de orquídeas, palmeiras, aráceas e outras. A Visita Bastidores do Viveiro é uma programação especial ligada ao projeto Ser do Cerrado, realizado pelas equipes do Educativo e Jardim Botânico do Inhotim, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

“O acesso ao espaço é uma oportunidade rica de conversar sobre a riqueza deste bioma e sobre como somos corresponsáveis por sua proteção”, afirma Bárbara Sales, Bióloga e Assistente de Curadoria Botânica no Inhotim.


As visitas aos bastidores do Viveiro iniciam sempre às 10h, com saída da recepção e duração de 2h, com mediação alternada entre as equipes do Jardim Botânico e Educativo. Excepcionalmente no dia 26, sábado, a visita terá um convidado especial na mediação, trata-se de Otávio Ribeiro, Engenheiro Agrônomo, Mestre das Ciências (MSc), proprietário da empresa Rupestris e especialista em conservação e produção de plantas rupestris do Cerrado. As inscrições devem ser feitas previamente na recepção, as vagas são limitadas, o grupo poderá ser formado por até 25 pessoas.

A programação do Instituto também contempla visitas mediadas pelo acervo de arte contemporânea. Trata-se da Visita Panorâmica, mediada pela equipe do Educativo Inhotim, e que explora várias possibilidades de percurso pelo parque, passando por entre obras e galerias do acervo.

Já na Visita Temática, a conversa gira em torno de temas específicos que envolvem o acervo artístico ou botânico do Inhotim.

No Mediação em ponto, os educadores permanecem em galerias ou jardins para apresentar aos visitantes detalhes e curiosidades sobre o acervo, esclarecer dúvidas, propor reflexões e instigar relações entre público, obras de arte e espécies botânicas do Inhotim. É o que acontece nas galerias Mata e Fonte, onde estão, respectivamente, as novas exposições do Instituto: Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra e a coletiva Deslocamentos.

O Inhotim tem a especificidade de ser um museu a céu aberto, com obras de arte distribuídas por uma exuberante natureza do Jardim Botânico. Mesmo assim, segue rigorosamente os protocolos de segurança estabelecidos, interditando espaços confinados e/ou de interação, e evitando a aglomeração de pessoas. Obedecendo aos protocolos, galerias também funcionam com número limitado de visitantes. O uso de máscaras é obrigatório durante a permanência no parque, e os displays de álcool em gel seguem em vigência.


INFORMAÇÕES GERAIS

Visitas Bastidores do Viveiro
Com duração de 2h, as visitas ocorrem nos dias 12, 25, 26 e 28 de fevereiro, às 10h, com saída da recepção. Inscrições devem ser feitas previamente na recepção, as vagas são limitadas em até 25 pessoas

Visita Panorâmica
Com duração de 1h30, as visitas acontecem em todos os dias de visitação, às 11h e às 14h, tendo como ponto de partida a recepção de Inhotim.


Visita Temática
Com duração de 1h30, as visitas acontecem às quartas-feiras, sábados, domingos e feriados, às 10h30, saindo da recepção.


Funcionamento do Inhotim: De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30


Localização: O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte 

Loja
A loja do Inhotim, localizada na entrada do Instituto, oferece itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos, peças de cerâmica, vasos, plantas e produtos da culinária típica regional, além da linha institucional do Parque. É possível adquirir os produtos também por meio da loja online. Entrada R$ 44 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos não pagam.

 

Navegue na internet com mais segurança

Compaq lista cinco dicas para que os usuários de computador
devem ter  para não ficarem expostos no universo on-line


   Executar um arquivo recebido por e-mail é como entregar a chave de sua casa a um ladrão


Curitiba, fevereiro de 2022 – Hoje é praticamente impossível imaginar a vida off-line, já que o ambiente virtual se tornou fundamental em inúmeros aspectos da sociedade, da comunicação aos negócios, do ensino ao entretenimento. Por outro lado, ele também pode representar uma ameaça aos dados de qualquer pessoa conectada. Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Internet Segura (8/2), Camilo Stefanelli, responsável pela marca Compaq, listou cinco dicas simples que ajudarão as pessoas a minimizarem os riscos de golpes, fraudes e invasões às suas máquinas.

1. Instalar softwares originais e confiáveis
Um dos erros mais comuns dos usuários é comprar e instalar softwares piratas, que, além de não oferecerem um desempenho esperado, podem danificar o computador. “Podemos fazer uma comparação com as peças de um carro, que quando trocadas por uma não original costumam funcionar por um tempo, até dar a falsa sensação de economia, mas muitas vezes apresentam problemas algum tempo depois e deixam o consumidor vulnerável. Nos casos de software e componentes de PCs, o efeito é o mesmo”, aponta Camilo.

2.Ter um antivírus ideal para o perfil do usuário
Cuidar da segurança de um PC pode ser comparado a cuidar da proteção de uma casa, e assim como a escolha de um sistema de alarme pode ser ineficiente se não for feita com cuidado, a opção por um antivírus inadequado pode deixar o usuário desprotegido e ainda ocasionar problemas piores. “Para fazer downloads de arquivos e navegar na internet, é fundamental ter um antivírus de confiança. Não contar com esse escudo seria o mesmo que trazer um desconhecido para dentro de sua casa. Há diversas opções no mercado, com funcionalidades diversas, e uma boa dica na hora de escolher qual usar é identificar aquela com mais recursos compatíveis com as atividades do usuário”.

3. Se conectar a redes Wi-Fi públicas pode ser um fator de risco
Ao conectar o PC ou o smartphone a uma rede Wi-Fi pública é necessário sempre ter a atenção redobrada. “Evite realizar transações bancárias, compras ou até mesmo acessar dados confidenciais em redes que não sejam seguras, como as de aeroportos, shoppings e lojas de departamento. Nestas situações os nossos dados estão ainda mais expostos e quanto menos vulneráveis ficarmos, melhor. Prefira sempre a segurança de redes privadas e conhecidas”.

4. Evitar abrir e-mails desconhecidos
Um cuidado básico para qualquer usuário de e-mail é conferir o endereço do remetente. Mensagens de origem desconhecida costumam ter domínios estranhos, links suspeitos, promessas incomuns, erros de português e até pedidos por dados cadastrais, bancários e senhas. “Se você não está familiarizado com determinado remetente, desconfie. Não clique em links aleatórios, boletos de compras que nunca fez ou acredite em ameaças sem sentido. Executar um arquivo recebido por e-mail, por exemplo, pode ser o mesmo que entregar a chave de sua casa a um ladrão. É tudo que um invasor precisa para ter acesso à sua máquina e, consequentemente, aos seus dados. Se receber algo suspeito, delete sem pensar duas vezes”.

5. Usar autenticação em dois fatores e sempre renovar as senhas de cadastros
A autenticação em dois fatores fará com que determinado aplicativo ou programa cheque frequentemente se um acesso em curso está sendo feito pelo próprio usuário ou por alguma fonte suspeita, evitando assim que um desconhecido tenha acesso às informações de outra pessoa. “Temos que cuidar de nossas máquinas como cuidamos de nossa casa, sempre trancando a porta ao sair e tendo controle sobre quem entra ou sai dela. O mesmo vale para os aplicativos, inclusive contas em redes sociais. Além de ativar a autenticação em dois fatores, recomenda-se mudar a senha periodicamente, e não utilizar a mesma combinação para plataformas diferentes”.

Mais informações sobre Compaq estão no site oficial da marca.


SOBRE A COMPAQ
A Compaq é uma marca global de computadores, representada no Brasil pela Positivo Tecnologia desde abril de 2021. O portfólio é composto por notebooks, desktops e modelos All in One. A Compaq pertence à empresa americana HP Inc. e sua missão é fornecer tecnologia que inspire e melhore a vida de todos a um preço justo. Para informações adicionais sobre a marca e produtos, acesse o site da marca.