quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fazendinha agita Shopping Uberaba

Espaço temático com diversas atividades lúdicas está na Praça de Eventos



A “Fazendinha do Chico Bento”, um dos destinos mais encantadores e divertidos no imaginário de muita gente, virou realidade e pode ser visitada pelas famílias, com uma série de atrações que trazem a vida no campo para o Shopping Uberaba. A Turma da Mônica convida crianças e adultos a mergulharem no mundo campestre e repleto de diversão do Chico Bento, personagem icônico dos quadrinhos brasileiros.
Entre as atrações, uma réplica impressionante de um Celeiro Inflável aguarda os pequenos exploradores. Com áreas para saltar e brincar, o local é perfeito para gastar energia e criar memórias divertidas. Enquanto a Pescaria do Chico Bento permite que as crianças experimentem o mundo da pesca, acompanhadas pelo carismático personagem.
Um desafio emocionante espera os visitantes, com o Tombo Legal de Goiabas, que testa as habilidades de mira com o desafio de acertar o alvo e derrubar o amiguinho numa confortável piscina de bolinhas. Os pequenos também podem viver a experiência de brincar no Estábulo dos Burrinhos de Mola.
A Mesinha de Atividade traz um espaço reservado para a criançada soltar a criatividade com pintura e desenhos, seguindo para a Piscina de Bolinhas de Milharal, mergulhar em um tanque repleto de bolinhas e se aventurar, brincar e se divertir enquanto exploram um ambiente seguro e colorido.
A Fazendinha do Chico Bento é um destino educativo que oferece uma oportunidade única para as crianças aprenderem sobre a vida na fazenda, a natureza e a importância da amizade, tudo isso enquanto se divertem. Vale ressaltar que o “caipirinha” mais famoso da Turma é o embaixador da WWF (World Wide Fund for Nature Inc.), que promove ações de educação ambiental e conscientização em defesa da natureza.
SERVIÇO Fazendinha do Chico Bento Local: Praça de Eventos – Shopping Uberaba Horários de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h – domingos e feriados, 14h às 20h, até o fim do mês de maio. Ingressos: R$50 para 40 minutos

Tiradentes ganha mostra no Museu dos Militares

“Do passado ao presente: Tiradentes e seu legado” conta com objetos de diversas tipologias, como indumentárias, documentos e medalhas
Integrante do Circuito Liberdade, o Museu dos Militares Mineiros inaugurou, nesta terça-feira (23), a exposição “Do passado ao presente: Tiradentes e seu legado” sobre a vida e a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das polícias militares e civis de todo o Brasil e mártir da Inconfidência Mineira.

A mostra, em parceria com Polícia Militar de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, reúne objetos de diversas tipologias como indumentárias, documentos e medalhas. Com entrada gratuita, a exposição estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, até dia 9 de maio. O Museu dos Militares Mineiros está localizado no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
“Os visitantes poderão observar, por exemplo, como foi o estudo para que a tão famosa barba de Tiradentes fosse retirada e também o processo de aceitação dessa nova imagem, além de uma réplica do uniforme usado pelo Alferes Tiradentes, enquanto Comandante do Destacamento dos Dragões na patrulha do ‘Caminho Novo’, no Quartel de Sete Lagoas”, destaca Poliana Carla, coordenadora do Museu dos Militares Mineiros.
Tiradentes foi executado no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792. Ele é considerado o mártir da Inconfidência Mineira, movimento liderado por intelectuais, militares e comerciantes insatisfeitos com a exploração econômica e as restrições impostas pela Coroa Portuguesa, tendo como objetivo a separação e libertação da região de Minas Gerais.
Museu dos Militares Mineiros Inaugurado há dez anos, o Museu dos Militares Mineiros faz parte do Circuito Liberdade e apresenta a história, a memória e a cultura das corporações militares mineiras, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, propõe uma reflexão sobre o papel destas corporações no cotidiano dos cidadãos e na reafirmação de elementos essenciais para a identidade mineira.
Entre as peças em exposição estão uniformes, medalhas, armamentos, fotografias, instrumentos musicais, viaturas e equipamentos de campanhas, além de alguns documentos importantes não só para as corporações, mas para a cultura de Minas.
O Museu dos Militares Mineiros é um equipamento da Diretoria de Museus (DIMUS), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Museus, Bibliotecas e Economia da Criatividade.
Serviço:
Exposição “Do passado ao presente: Tiradentes e seu legado”
Abertura da exposição: Nesta terça-feira (23), às 18h de abril de 2024 Horário: 18h
Período de visitação: até 9 de maio – segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Local: Auditório do Museu dos Militares Mineiros (Rua dos Aimorés, 698 – Funcionários)
Instagram: https://www.instagram.com/museudosmilitaresmineiros/

"Dá licença, sou autista" ensina promover inclusão

Livro assinado pela professora Vanda Pinheiro revela estratégias para fomentar a adaptação e acolher alunos no TEA


Alunos autistas ainda enfrentam diversos problemas e preconceitos para frequentar a escola regular. A inclusão social passa justamente pela educação, meio onde precisa se fortalecer. Para auxiliar as crianças a entenderem sobre o tema, a professora pós-graduanda em Educação Especial, Vanda Pinheiro, assina o livro "Dá licença, sou autista", lançamento da Hanoi Kids, selo infantil da Hanoi Editora.

Na obra, a autora trata das dificuldades que o estudante no TEA (Transtorno do Espectro Autista) possui no contexto escolar e revela algumas estratégias para que ele possa ter acesso à aprendizagem e convivência social. Com uma jornada de mais de 20 anos na Educação Infantil, a professora entende que algumas adaptações e muita dedicação são ingredientes suficientes para começar a acolher o aluno atípico.

Com ilustrações de Elaine Ladeira, o livro apresenta os desafios que podem surgir a partir da chegada do aluno autista. Por meio de um diálogo com toda a comunidade escolar, desde a merendeira, professores, colegas e direção, o protagonista aborda suas características e explicita as dificuldades que a adaptação pode trazer. Muito barulho, cheiros fortes e questões relacionadas à socialização são alguns dos exemplos.

Tenho dificuldade em olhar nos seus olhos e de te atender quando fala meu nome. Quando perceber que não te entendi, quero que fale tudo novamente. Não se preocupe em ter que repetir!
(Dá licença, sou autista, p. 38)

O prefácio assinado pela psicóloga pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista Lenice Oliveira, mãe atípica e ativista da causa, destaca que o livro reforça a necessidade de respeitar as diferenças de cada indivíduo e fazer as adequações para tornar a escola mais inclusiva. “Neste sentido, constrói-se um futuro melhor para todos com equidade de direitos e respeitando a neurodiversidade”, sintetiza.

Superar esses obstáculos é essencial para combater o preconceito e evitar problemas graves como o bullying. Em Dá licença, sou autista, Vanda Pinheiro convida crianças e adultos a uma jornada lúdica para promover um ambiente escolar mais saudável, plural e acolhedor.

Ficha técnica Livro: Dá licença, sou autista
Autora: Vanda Pinheiro
Editora: Hanoi Kids
ISBN/ASIN: 978-65-994-808-7-4
Páginas: 44
Preço: R$ 39,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre a autora Vanda Pinheiro de Lacerda Freitas é professora de Educação Infantil há 20 anos, professora mestra em Língua Portuguesa na rede estadual de Ensino de Minas Gerais e pós-graduanda em Educação Especial. Redes sociais da autora
Instagram Tiktok

Sobre a editora
Ideias fundamentais encontram elos que as sustentam através dos tempos. A Hanoi Editora, fundada em 2017, tem como missão fortalecer esses elos que promovem o encontro entre autores, livros e leitores. Com abordagem fundamentada no respeito, transparência e senso de pertencimento, oferece suporte a autores, sejam novos ou já reconhecidos. Tem como visão proporcionar títulos de alto valor nas áreas de filosofia, artes, espiritualidade e desenvolvimento pessoal, promovendo a reflexão ativa em um mundo em constante transformação, impulsionando a humanidade a atingir seu potencial máximo. Conheça as redes sociais da editora: Instagram, YouTube, Facebook, LinkedIn, Site.