quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Psicóloga lança livro "Ensina-me a ser mãe"


A publicação busca alcançar e acolher as mulheres que enfrentam o desafio da maternidade, esclarecendo algumas dúvidas e questionamentos desse universo  


Thyara compartilha experiências reais e apoia mulheres para desenvolver modo próprio de maternar


A maternidade pode ser mais leve se a mulher vivenciá-la como um ser humano e, portanto, suscetível ao erro e mais: com as próprias vulnerabilidades. A avaliação é da psicóloga Thyara Fernandes, mãe do Mateus,  e que acaba de lançar o seu primeiro livro chamado "Ensina-me a ser mãe". Quando engravidou, a escritora ainda estava na faculdade e foi um verdadeiro desafio cuidar da casa, do trabalho, do bebê e dos estudos, mesmo tendo uma rede de apoio formada inclusive pelo marido, o médico Alexandre Fontoura.


Aos poucos e sem autocobrança percebeu que mãe não é um ser perfeito e esta constatação trouxe leveza ao seu dia a dia. A descoberta a inspirou a escrever o livro por acreditar que ao compartilhar experiências reais é possível alcançar mais mulheres que por vezes se culpam por não estar dentro de padrões socialmente criados como corretos. "É um livro de acolhimento, pois tanto as crianças como os adultos têm desejo de se sentir acolhido nos próprios sentimentos", diz.  





Quando morou na França, Thyara  percebeu como a cultura mostra formas diferentes de criação. E que o certo ou errado pode também ser muito de acordo com crenças estabelecidas pelo povo que compartilha determinada cultura. O start para o livro foi justamente quando viveu as jornadas de Psicologia Positiva na Europa e visualizou como poderia realizar um caderno de atividades para as mães irem desenvolvendo o seu modo próprio de maternar, conhecendo um pouco mais as próprias emoções, sentimentos e comportamentos ao longo da jornada da criança e do próprio adulto, que vai se transformando a cada dia que vive uma nova experiência. Descobriu no cotidiano que verdades não são universais. E que as questões culturais influenciam muito no modo de criação dos filhos.

Thyara, na foto com o filho Mateus, convida as leitoras para aprenderem com cada momento dessa fase desde a chegada da criança.  Ao fim de cada capítulo, há um espaço para que as leitoras possam colocar em prática os ensinamentos apresentados, por meio da escrita – o que escritora chama de “atividade vivencial”. Escrever de maneira livre e despretensiosa, segundo ela, ajuda no manejo do estresse, além de ser uma maneira de organizar os próprios pensamentos. Assim, elas irão montar um livro único, com a próprias memórias dos sentimentos vivenciados naquela etapa.  “Ao escrever, você̂ consegue redirecionar perspectivas e reconhecer os próprios sentimentos, percebendo os cenários e se colocando como observador”, enfatiza. O livro que busca alcançar e acolher as mulheres que enfrentam o desafio da maternidade, esclarecendo algumas dúvidas e questionamentos desse universo, está disponível no site da Editora Autografia.