terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Vítima tem ou não tem acento?







Conheço pessoas que acham normal uma informação conter erros de português. Dizem: ah nem, você é muito exigente, deu pra entender, isso é o mais importante. Outros ainda mais desalentados dizem: deixe pra lá, ninguém vai perceber que está errado mesmo. 

Já vi diagramadores de jornais e revistas ganharem parabéns, mas nunca vi um revisor ser parabenizado por ter feito todas as correções e evitado dissabores inclusive financeiros quando o erro está, por exemplo, em um anúncio. As pessoas só se lembram dele, quando acontece uma falha, mas os inúmeros acertos, poucos veem. 


Bom, mas estamos aqui para falar sobre evitar erros de português. Há quem pense que todos os acentos caíram com o  Acordo Ortográfico, que começou a vigorar no Brasil, em 1º de janeiro de 2016. 

De lá para cá, ficou muito comum a gente ler matérias falando que as vitimas chamaram a policia; que o café servido estava com substancia tóxica. Percebam que estas palavras estrategicamente escolhidas existem com e sem acento, mas com significados diferentes. 

Exemplos:

POLÍCIA - substantivo - É a atividade de assegurar a segurança das pessoas e bens, sobretudo através da aplicação da lei.

POLICIA - verbo - Durante o namoro, ele se policia 

VÍTIMA - substantivo - quem sofre um abuso, um assalto, um acidente 

VITIMA - verbo - Ele a vitima, sem saber que a magoa

SUBSTÂNCIA - substantivo - Qualquer tipo de matéria que é caracterizada pelas suas propriedades específicas, formando um corpo. Exemplo de uso da palavra Substância: Na aula de ciências aprendemos que existem três tipos de substância: a gasosa, a líquida e a sólida.

SUBSTANCIA - verbo - Este livro substancia a nossa pesquisa 


Viu só como um acento faz toda a diferença?