quinta-feira, 4 de julho de 2024

Conserto ou concerto? Rúbrica ou rubrica?

* Ao ouvir as palavras concerto e conserto você consegue discernir se por escrito a palavra é com c ou com s? Não, claro que não. Porque a pronúncia é igual, por isso é importante saber em que contexto ela surge.

Vou chamar a assistência técnica para fazer o orçamento do conserto da geleadeira. Este conserto é com s, correto.

E se a frase for: Hoje vamos assistir ao concerto do Andrea Boccelli. Acertou! Sabe que nome se dá a essa situação que nos confunde na língua portuguesa? Homofonia. Ocorre quando as palavrastêm a mesma pronúncia, a mesma estrutura fonética, ainda que com grafias diferentes, mas com outros significados. Já falamos aqui: a nossa língua pátria tem várias armadilhas. Temos de astar muito atentos para não cometer gafe.

As palavras concerto e conserto são um exemplo clássico de vocábulos homófonos, da mesma forma, os vocábulos acento/assento, cesta/sexta, cela/sela e muitos mais.



Além de gratuito, que muitos se equivocam achando que existe acento no i, gratuíto, não tem, o correto é GRATUITO, também acontece a mesma confusão na hora de pronunciar circuito, que muitos colocam o acento no i, mas não tem, o correto é circuito. Fluido também não tem acento.

Há uma que ganha de todas porque a maioria erra achando que está acertando: rubrica. Não tem acento no u, portanto, rúbrica está incorreto, a sílaba forte é bri, rubrica.

E tem outro que muitos fazem chacota quando alguém fala certo: recorde, isso mesmo, sem acento no e, a sílaba forte é cor ou seja recorde.

Vamos em frente. Vivendo e aprendendo. Sábio é aquele que sabe que não sabe nada!

Circuito Jazz Uberaba cria atmosfera única

Praças, ruas, bares e restaurantes serão tomados pelo som contagiante

Bejazz se apresentará na sexta, 12, ao meio-dia, no Shopping Uberaba

O Circuito Jazz Uberaba em sua 12ª edição traz o melhor do jazz e outros estilos em um evento que movimentará a cidade entre os dias 11 e 14 deste mês, tornando-se uma referência no cenário cultural de Uberaba. Realizado pelo Studio Giulietta, em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba, é um festival, que desde sua primeira edição tem se destacado pela qualidade das atrações e promoção da cultura musical. Com o slogan “É pelas ruas que a diversão acontece”, conta com programação diversificada e vai ocupar ruas, praças e bares, oferecendo uma experiência cultural inesquecível e acessível a todos.

Neste ano, o formato é inédito, acontecendo em mais de sete locais diferentes proporcionando quatro dias de muita música e alegria. A programação inclui apresentações ao vivo de alguns dos grandes nomes do jazz nacional, além de DJs que garantirão a animação do público.

Praças, ruas, bares e restaurantes, que são pontos estratégicos de Uberaba, serão tomados pelo som contagiante do jazz, criando uma atmosfera única e vibrante. Todos os shows serão gratuitos, o que reafirma o compromisso do Circuito Jazz Uberaba com a democratização do acesso à cultura e à música de qualidade.

Programação

No dia 11, quinta-feira, a programação começa no Teatro Sesiminas, às 20h, com o evento "Cacaso 80 Anos, Poeta de Uberaba". Às 22h, na Casa di Giulietta, o DJ Spin se apresenta com a participação especial de Matuto SA e DJ Eremita. Na sexta-feira, 12, a festa continua ao meio-dia com a apresentação da Bejazz Street Band no Shopping Uberaba. Bejazz é um grupo de música instrumental de Araxá-MG, formado originalmente há mais de 40 anos pelos músicos João Bosco da Silva, piano e acordeon, Deoclécio de Oliveira, contrabaixo e violão, Leonídio Cruz saxofones, flauta e clarinete e Osvaldo Afonso Rezende, bateria, pandeiro e washboard. Às 17h, a Praça Estevão Pucci recebe o DJ Panta, seguido pela banda Coolmeia, às 19h. O mesmo local, às 21h, será palco para o Baile do Di Melo. Para encerrar a noite, O Entreposto sedia uma Roda de Blues - Jam Session, às 23h.

O sábado, 13, começa ao meio-dia na Choperia do Mário, com Wellington Gama apresentando "Arranjando um Choro". Às 14h, a Concha Acústica será animada pela Banda Candela. Às 16h, o TEU será o local da ocupação artística do Coletivo 034 com o Ocupa #4. À noite, o Cuba Jazz/Arandu será palco de duas apresentações: Bastardos Inglórios às 19h e Celso Pixinga Quarteto, às 22h.

No domingo, dia 14, a programação começa cedo no Geossítio Santa Rita com o Slam's Uberaba, às 10h. Jacque Falchetti se apresenta no Estação Gourmet, às 11h, com o show "Crua". Ao meio-dia, a Igreja Santa Rita será cenário para o Terno de Moçambique Zumbi dos Palmares. A partir das 13h, o Mercadão recebe o DJ Wagner Jr., seguido pelo show de Clayton Sousa com a participação especial de Bocato, às 14h, e às 16h, o cover do Jetthro Tull com a banda Seamus, encerrando a programação do festival.