domingo, 17 de março de 2024

Chorocultura em tela da artista Cacilda Mariano


Chorocultura é mais do que um grupo, é uma história de dedicação de uma vida dos seus músicos à arte de interpretar canções imortalizadas por artistas como Pixinguinha. Ao longo de várias décadas, o grupo tem sido a atração de grandes eventos, sempre com o diferencial de tocar e cantar com o coração contagiando o público. No sábado, 16, foi a atração do Bar Meu Chorinho, comandado pelo rei do cavaco de Uberaba e região, Faustinho Reis. E o Chorocultura foi homenageado pela artista plástica Cacilda Mariano, que presenteou o local com uma tela pintada por ela retratando os integrantes históricos do grupo com emoção e muito carinho. Faustinho conta que a obra de arte, inclusive, agora ocupa lugar de destaque no cenário do bar.



Para Faustinho e demais integrantes, a tela é um presente que, além de ser uma obra de arte, perpetua a trajetória de décadas do grupo e, principalmente, no espaço cultural que valoriza os artistas e o estilo musical genuinamente brasileiro. Com a presença de seleto público apaixonado por chorinho, samba e outros estilos que exibem a sensibilidade de músicos e compositores, a homenagem feita por Cacilda foi aplaudida entusiasmadamente, antecedendo à apresentação do Chorocultura, após pausa de mais de três anos iniciada com a pandemia.

Pixinguinha, Agepê, Jorge Aragão, Alcione e outros expoentes da música brasileira integram o repertório do Chorocultura, grupo surgido a partir de uma ideia de Osmar Baroni para um show pontual. Virou grupo profissional devido ao sucesso obtido. A noite ainda foi abrilhantada com autógrafo de Baroni no livro de sua autoria, “Entre umas e outras”, presenteando a artista Cacilda Mariano.

Que noite memorável! Personalidades da cultura simplesmente encantadas com a proposta do bar. Foi perfeito! Parabéns ao Chorocultura, parabéns à artista Cacilda Mariano!

O Bar Meu Chorinho fica na rua Luxemburgo, 936, no bairro Boa Vista, em Uberaba (MG), com o telefone (34)99171-4608.

Sobre Cacilda Mariano Artista plástica, trabalhando com pintura óleo, grafite, carvão e acrílica sobre tela e escultura em argila, Cacilda Mariano teve seus trabalhos em óleo sobre tela e cerâmica em destaque no evento “Arte do Triângulo e Região”, elaborado por Priscila Rampim, pela UFU e, depois, apresentado na Unicamp. Participou ainda do Santander, mostras exposições na "Fundação Cultural", na CDL e Shopping Uberaba. Estudou com Jarbas Juarez, em Ouro Preto. Foi uma das selecionadas para a dissertação de mestrado de Márcia Queiroz, quando sua tela ficou em evidência. Alcançou, ainda, a primeira colocação no concurso Unimed. A artista representou a OAB Mulher, em Belo Horizonte, com a escultura de São Sebastião. Além de em Uberaba, Uberlândia, Belo Horizonte, há telas de Cacilda no exterior, inclusive na Alemanha.



O irmão orgulhoso da artista, Eleiçon Mariano, acompanhado da mulher, Ana, e da filha, Amanda, e dos amigos, Maurício Cecílio e sua mulher, Sandra, e a irmã, Thessa, foi levar seu abraço e aplauso à Cacilda


A família fez questão de prestigiar a artista Cacilda Mariano, em noite inesquecível