quarta-feira, 3 de março de 2021

Rotary abre inscrições para bolsas internacionais

 


          As bolsas são patrocinadas pela Fundação Rotária e as inscrições encerram-se dia 15 de maio

Estudar no exterior é o sonho de muitas pessoas, mas muitas vezes,  a falta de recursos para custear a viagem e estada no país onde é ministrado o curso de mestrado ou doutorado pretendido, impede a sua realização. Como eu sempre digo: informação é tudo. Veja que ótima oportunidade oferece o Rotary International. 

O site do serviço está com link aberto para quem desejar se candidatar a 50 bolsas de estudo integrais para mestrado e 80 para o curso de aperfeiçoamento profissional em universidades dos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Austrália e Suécia. As bolsas são patrocinadas pela Fundação Rotária, o braço financeiro do Rotary no mundo.


O presidente do Rotary Club de Uberaba Portal do Cerrado, Fernando Pontes, informa que são bolsas de mestrado para até dois anos e bolsas de aperfeiçoamento profissional para um ano. Acrescenta que o foco deve ser a paz e o desenvolvimento, e o resultado a geração de benefícios humanitários. "As bolsas cobrem mensalidades, taxas, hospedagem, passagens e todas as despesas com estudos de campo”, diz. 


As inscrições encerram-se dia 15 de maio. No site está disponível o passo a passo para as inscrições, documentação, critérios, teste de elegibilidade online, restrições. Entre estas, os candidatos não podem optar pelo seu país de origem, não podem ser rotarianos, parente e nem funcionários de qualquer entidade rotária.




Saiba mais em:




https://my.rotary.org/pt/peace-fellowship-application

Vereadora Rochelle solicita Central de Libras






O recurso foi negado, mas Rochelle  prosseguirá com o trabalho de buscar mais inclusão e diálogo  


Recebi este material da assessoria de imprensa da vereadora Rochelle Bazaga e achei muito boa a ideia dela de solicitar à PMU a criação de uma Central de Interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atender repartições públicas. A população de surdos na cidade é expressiva e merece mesmo uma atenção especial. 

A dificuldade deles é grande de fazerem entender, uma vez que a maioria dos estabelecimentos incluindo as repartições públicas, e outros como de saúde, transporte, comércio  e muito mais, não tem um intérprete de Libras para facilitar a comunicação.  

Afinal, a pessoa surda é como outra qualquer. Ela também adoece, se desloca e consome todos os tipos de produtos, mas o fato de ela não ser compreendida a afasta dos equipamentos.

Apesar de o recurso ter sido negado pela PMU, Rochelle  prosseguirá com o trabalho de buscar inclusão e diálogo com a sociedade. 

Por meio do ofício 11/2021, a vereadora  enviou o pedido à Prefeitura de criação da Central para auxiliar as pessoas surdas  no atendimento em serviços públicos, como na retirada de documentos, consultas médicas, delegacias, tribunais e outros serviços.

A proposta busca atender de forma online e presencial. Entendendo que essa é uma demanda antiga da comunidade surda local, e prezando pela acessibilidade nos espaços públicos, a vereadora encaminhou
o documento, apontando, inclusive, alguns casos que já aconteceram na cidade, prejudicando essa comunidade em serviços públicos, e um dos principais motivos foi a dificuldade de comunicação.

Em resposta ao ofício, a Secretaria de Administração da cidade alegou que a criação de uma Central de Interpretação de Libras exigiria do Município a disponibilização de estrutura física, bem como de pessoal.

É uma pena, mas compreensível, devido ao momento que todos enfrentamos, mas não deixa de ser uma  excelente proposta para estar entre as prioridades da Prefeitura de Uberaba, que mais uma vez sairia na frente no que se refere a fortalecer ainda mais o título de cidade acolhedora e administrada também  com o coração, conforme diz a solidária prefeita Elisa Araújo.