quinta-feira, 12 de julho de 2018

Projeto Arte na Chita extrapola objetivo


                  Evacira conduz o projeto que além de despertar dom espanta a depressão e outras doenças


Bordar é mais do que uma arte! Nos aproxima de pessoas criativas, sensíveis e, geralmente, com aflorado bom humor. Sem falar nas gargalhadas, risos contidos mas visíveis, ou momentos de introspecção, sempre com um ar de sorriso nos lábios. E quando juntamos tudo isso a um lugar paradisíaco e cheio de história fica melhor ainda. Estou falando do projeto Arte na Chita - Bordado Terapêutico, elaborado e conduzido pela jornalista Evacira Coraspe. Ela apresentou a proposta ao presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Antônio Carlos Marques, que não só a aprovou como abraçou a ideia.

As oficinas gratuitas são ministradas no Museu de Arte Decorativa (Mada), dirigido pelo artista plástico Paulo Miranda. 
As participantes levam apenas o kit básico de chita, agulha e linha.
A proposta do projeto é ser itinerante. Significa dizer que Arte na Chita passeará  pelos mais belos e importantes espaços culturais de Uberaba, o que é ainda mais  instigante.






Evacira encerra as oficinas com a
 primeira turma prevista para dez mulheres,
 com mais de  20 donas de mãos
 habilidosas,  A procura é tão grande
 que há inscrição na lista de espera até
 o ano que vem. Sensacional!!!!




Falando em habilidade, se achamos que não temos, estamos enganadas, porque Evacira descobriu que tinha ao fazer o curso um tempo atrás.





Podemos, todas, bordar e, ao mesmo tempo, espantar a depressão, a síndrome do nuinho vazio e tantas outras sensações que quando a gente está envolvida com arte, nem nos lembramos. Chamamos de Arteterapia. É fantástico! 

Basta observar as imagens que ilustram esta postagem. Todas buscadas entre as que estão postadas por Evacira, a quem chamo de EvaLinda, porque assim a vejo e assim quero vê-la sempre e, agora muitíssimo bem acompanhada por atentas aprendizes de bordadeiras. 















Um comentário:

  1. Conheço bem a nossa Evacira! Tenho por ela um afeto de filha! Tenho certeza da importância deste e tantos trabalhos que desenvolve. Por isso acredito a Rose Dutra! Parabéns a quem investiu na idéia. A propósito sou uma admitlradora do bordado e estou na fila para o próximo curso. Favor me incluir.

    ResponderExcluir