segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Culto ecumênico marca solenidade de posse

Fotos André Santos
A reunião solene de posse da prefeita Elisa Gonçalves Araújo, do vice Moacyr Lopes e dos 21 vereadores eleitos para o mandato 2021/2024, da 19ª Legislatura, realizada no Centro Cultural José Maria Barra do Sesiminas, foi aberta por culto ecumênico, com representantes das igrejas católica e evangélica, padre Saulo Emílio Pinheiro, o pastor Tiago Fogaça e do segmento espírita, Sônia Maria Barsante Santos. A cerimônia contou, ainda, com a participação de integrantes da banda de música do 4º BPM, além de apresentações musicais com os cantores Stanley César do Carmo e Suelen Juliane Azevedo de Souza.
Os trabalhos iniciais foram presididos pelo vereador mais votado, Celso de Almeida Afonso Neto, o Celso Neto, que indicou o também eleito Diego Fabiano de Oliveira para ser o secretário ad hoc (temporário) da Mesa. Os dois conduziram os trabalhos para a posse dos 21 vereadores eleitos.
Fizeram o juramento e assinaram o livro de posse, os eleitos para representar a Câmara Municipal de Uberaba nos próximos quatro anos: Celso de Almeida Afonso Neto (PP), Elias Divino da Silva (Pode), Luciene Beatriz Fachinelli Barbosa “Lu Fachinelli” (PSL), Ismar Vicente dos Santos “Ismar Marão” (PSD), Rochelle Gutierrez Bazaga (PP), Marcos Adad Jammal (MDB), Cabo Diego Fabiano de Oliveira (PP), Alessandra Amaro Dias Piagem “Alessandra Abrigo dos Anjos” (Pode), Almir Pereira da Silva (DEM), Varciel Borges Rodrigues “Varciel Cabeleireiro” (PP), Fernando Mendes das Chagas (MDB), Tulio Micheli Silva (PSL), Samuel Pereira (MDB), Anderson Donizeti de Souza “Anderson Dois Irmãos” (PSD), Denise de Stefani Max (Patriota), Caio Bernardo Fonseca de Godoi (Solidariedade), Professor Wander Araújo de Freitas (PSC), Paulo César Soares “China” (PMN), Luiz Carlos Donizete da Silva “Luizinho Kanecão” (PDT), Baltazar dos Reis Silvério “Baltazar da Farmácia” (DEM), e Pastor Eloísio José dos Santos (PTB).
Após a eleição da nova Mesa Diretora da Casa, com a posse do presidente Ismar Marão, 1º vice-presidente Marcos Jammal, 2º vice-presidente Pastor Eloísio, 1ª secretária Lu Fachinelli e 2º secretário Almir Silva, foi realizada a entrega de pins oficiais a cada um dos parlamentares. A chapa liderada por Celso Neto recebeu os votos dos vereadoes Caio, Elias Divino, Alessandra, Cabo Diego, Rochelle, Varciel e Tulio. Na sequência, foi dado início à posse dos integrantes do Poder Executivo, sendo que a prefeita Elisa Gonçalves Araújo e o vice Moacyr Lopes apresentaram à Mesa Diretora os certificados de diplomação, conferidos pela Justiça Eleitoral, que ratificam a eleição. O vice-prefeito foi o primeiro a ser chamado para prestar o compromisso de posse, seguido pela prefeita eleita. Na sequência, apenas o presidente eleito da Mesa Diretora, Ismar Marão, e a prefeita Elisa Araújo fizeram pronunciamentos.
Segundo Ismar Marão, Câmara Municipal e Prefeitura precisam trabalhar juntas as oportunidades de emprego e de capacitação contínua, o trânsito diário em ruas pavimentadas, o andar dos pedestres pelas calçadas, a limpeza urbana, a iluminação dos logradouros públicos, o atendimento nos postos de saúde e hospitais, o bom ambiente escolar e a excelência do ensino, o esporte e lazer, o acesso à cultura, a prestação de serviços básicos de saneamento, a inclusão digital, a qualidade do transporte de massas, a manutenção das nossas praças e a segurança pública. “Só assim que poderemos efetivamente medir o grau de desenvolvimento de nosso município, o que, definitivamente, só será possível com a união entre os poderes Executivo e Legislativo. Nesse sentido, não só podem como devem contar com a Câmara Municipal de Uberaba e seus 21 vereadores”, disse o recém-eleito presidente da Mesa Diretora. Ele encerrou o discurso com uma frase de Bezerra de Menezes, “A política é a arte e a ciência de fazer o bem para todos”.
A prefeita Elisa Araújo agradeceu os milhares de apoiadores e cumprimentou toda a equipe, com a qual ela e o vice trabalharam durante a campanha. E os profissionais que confiam no trabalho deles seguem com eles na Prefeitura, neste novo desafio de governar para todos. Encontrou pessoas que olharam nos seus olhos e disseram muitas vezes “você é a nossa esperança”. Também ouviu dizerem que a política é suja e ela não precisava se sujeitar a isso. Mas, Elisa entende que cada um deve fazer a sua parte para alcançar as melhorias que todos precisam. E reiterou a alegria de ter ao seu lado, o professor Moacyr Lopes, que aceitou ser seu vice.
O presidente da Câmara encerrou a cerimônia convidando os vereadores recém-empossados para a primeira sessão da Legislatura, marcada para o dia 8 de fevereiro, a partir das 8h30, quando serão eleitas as Comissões Permanentes da Casa. A solenidade foi encerrada com a apresentação do Hino da cidade de Uberaba e assinatura da ata da reunião. A solenidade foi transmitida em tempo real no canal da Câmara Municipal no You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário