terça-feira, 19 de janeiro de 2021

João Menezes vence favorito e está nas oitavas de Istambul

Foto Washington Alves

 




João Menezes enfrenta nesta quarta o turco Ergi Kirkin


Janeiro, 2021 – Com uma vitória sobre o principal favorito no Challenger de Istambul, o mineiro João Menezes avançou para as oitavas de final do torneio, que está sendo disputado em quadras duras e cobertas, na Turquia. Na estreia na chave principal, nesta terça-feira (19), marcou 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-5) e 6/3, em 1h23min, diante do colombiano Daniel Elahi Galan, cabeça de chave 1 e número 115 do ranking mundial. Com os pontos que acumulou até agora, Menezes - número 3 do Brasil - deve subir sete posições, passando de 193 para 186 do mundo.

Nesta quarta-feira (20), Menezes enfrentará o turco Ergi Kirkin, 21 anos, número 449 do ranking, que recebeu wild card e derrotou o italiano Paolo Lorenzi (146), por 6/4 e 6/2. Será o primeiro confronto entre os dois, em jogo por volta das 8h (horário de Brasília), valendo vaga nas quartas de final. 


Garantindo a vaga nas oitavas - Um jogo em que Menezes garantiu uma importante vitória, jogando muito bem. O primeiro set seguiu sem quebras até o oitavo game, quando Galan conseguiu o break e abriu 5/3, sacando para fechar a série. Mas, Menezes reagiu e devolveu a quebra, 5/4, confirmando seu serviço para empatar na sequência. Nova igualdade, 6/6, e a definição foi para o tie-break. O mineiro saiu de 3-1 para virar, marcando cinco pontos seguidos, 6-3. Galan ainda tentou reagir, 6-5, mas Menezes manteve a concentração e fechou em 7-5. Com a vitória no set inicial, entrou com muita confiança no segundo, quebrou no sexto game para fazer 4/2 e manteve a vantagem, vencendo por 6/3 e garantindo um lugar nas oitavas. 




Desde 2018 Menezes disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória. Este ano, antes da Turquia, abrindo a temporada 2021, jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. 

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 26ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão, no mês de maio. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 - oitavas de final - e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

Mais informações:
Fanpage:  
https://www.facebook.com/JoaoMenezesOficial/
Instagram: www.instagram.com/joaomenezes12
Marketing/Comercial: Sérgio Oprea - +55 61 98118-9876 -sergio.oprea@terra.com.br - www.zenithmarketing.com.br


Fonte: ZDL - Doro Jr. / Deborah Mamone 


Nenhum comentário:

Postar um comentário