domingo, 15 de outubro de 2023

Dinheiro em alta

* Tenho ouvido muitas pessoas falarem e escreverem de forma incorreta: "A empresa vai investir R$1,9 bilhões para instalar nova unidade". Como assim? Se é 1 não podem ser bilhões. Vai investir R$1 bilhão e 900 milhões. Mesmo assim, é um montante muito interessante, hein? Brincadeira! Foi apenas um exemplo para evidenciar que muitas pessoas estão tão imediatistas e, ao mesmo tempo, tão dispersas, que erram, automaticamente. Mas não pode! Precisamos estar atentos, sempre. Principalmente, em tempo de tantos golpes, inclusive pela Internet.

* Há quem diga que o dinheiro é um mal necessário. Espere aí: é um mal necessário ou um mau necessário? Há um macete que vou te indicar agora que você jamais se esquecerá. Lobo mau/Lobo bom/Bem-me-quer/Mal-me-quer. Captou? Quando surgir a dúvida, já sabe: parta para o troca-troca: o contrário de mau é bom e o antônimo de mal é bem. Exemplos: "Aquele homem é mau (bom) pagador", "A funcionária teve um mal (bem)-estar".

* Se você insistir neste investimento arriscado a 'perca' pode ser muito grande. Está errado, porque a pessoa está usando verbo no lugar do substantivo. Ela quis alertar que a 'perda' será grande. Aí, sim, está correto. Não existe perca de tempo, nem perca de dinheiro. E, sim, perda de tempo, perda de dinheiro. Perca, que é um verbo, você usa em outras circunstâncias como "Coloque alarme no celular para que você não perca a hora" "Não perca a oportunidade de ganhar um pouco mais.“Perca” é somente um verbo e, portanto, não pode ser utilizado como substantivo. Dessa maneira, é incorreto dizer: “ele sofreu uma grande PERCA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário