terça-feira, 11 de junho de 2024
Perca ou Perda? Qual é o certo?
Já ouvimos muitas vezes alguém dizer: "Vou preferir passar férias no campo porque tem MENAS gente." Doem os ouvidos, sim, mas quem não tem obrigação de falar corretamente tem perdão. Difícil mesmo é ver quem trabalha com a língua portuguesa o tempo todo, como jornalistas, apresentadores, apresentadorees, narradores, radialistas, enfim, estendendo até para os políticos, que já aquecem os tambores para a campanha eleitoral deste ano, cometerem gafes.
Quem quer falar para e em público precisa ter esta preocupação, este cuidado, eu diria. A fala pode ser assertiva, profunda, criativa, mas se tropeçar uma vez no uso correto do português, o erro é que será lembrado. Ele, na maioria das vezes, vira o destaque, negativo, é claro.
Perca e perda são duas palavras da língua portuguesa e estão corretas, entretanto, é preciso cuidado ao utilizá-las, porque apesar de parecidas, têm significados diferentes. Muitas pessoas confundem e na hora de responder como foi a noite no bar dizem que a PERCA foi grande, por exemplo.
Esclarecendo: PERDA é substantivo associado à falta de algo. Ex.- A pessoa não se conforma com a perda da sua carteira. Já PERCA é a flexão do verbo perder. Ex.- Esta demora fará com que eu perca o voo.
É claro que falar português corretamente dá trabalho. Sim, muito trabalho, porque a nossa língua é cheia de armadilhas. Por isso, demanda muito estudo, dedicação e, sobretudo, leitura de bons materiais. Não vale dizer que lê muito o que está nas redes sociais, como já vi resposta semelhante. Não há dúvida que existem bons redatores presentes nas redes sociais, mas a maioria opta inclusive por resumir as palavras abreviando-as às vezes até de forma incompreensível.
A minha principal dica é: leia, leia muito! Indico três autores: Luís Vaz de Camões (um dos maiores poetas da literatura internacional que escreve em português), Machado de Assis e Guimarães Rosa. Qualquer livro deles é uma obra-prima. A leitura nos transporta para um lugar mágico, além de aumentar o nosso vocabulário e nos tornar mais preparados para compreender, escrever e falar. Tudo começa com uma boa leitura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário