quinta-feira, 4 de julho de 2024

Conserto ou concerto? Rúbrica ou rubrica?

* Ao ouvir as palavras concerto e conserto você consegue discernir se por escrito a palavra é com c ou com s? Não, claro que não. Porque a pronúncia é igual, por isso é importante saber em que contexto ela surge.

Vou chamar a assistência técnica para fazer o orçamento do conserto da geleadeira. Este conserto é com s, correto.

E se a frase for: Hoje vamos assistir ao concerto do Andrea Boccelli. Acertou! Sabe que nome se dá a essa situação que nos confunde na língua portuguesa? Homofonia. Ocorre quando as palavrastêm a mesma pronúncia, a mesma estrutura fonética, ainda que com grafias diferentes, mas com outros significados. Já falamos aqui: a nossa língua pátria tem várias armadilhas. Temos de astar muito atentos para não cometer gafe.

As palavras concerto e conserto são um exemplo clássico de vocábulos homófonos, da mesma forma, os vocábulos acento/assento, cesta/sexta, cela/sela e muitos mais.



Além de gratuito, que muitos se equivocam achando que existe acento no i, gratuíto, não tem, o correto é GRATUITO, também acontece a mesma confusão na hora de pronunciar circuito, que muitos colocam o acento no i, mas não tem, o correto é circuito. Fluido também não tem acento.

Há uma que ganha de todas porque a maioria erra achando que está acertando: rubrica. Não tem acento no u, portanto, rúbrica está incorreto, a sílaba forte é bri, rubrica.

E tem outro que muitos fazem chacota quando alguém fala certo: recorde, isso mesmo, sem acento no e, a sílaba forte é cor ou seja recorde.

Vamos em frente. Vivendo e aprendendo. Sábio é aquele que sabe que não sabe nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário