quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Pereskinha ganha apoio para projeto ambiental

A ação será desenvolvida no período de fevereiro a abril em escolas públicas de Uberaba
Viviane e Kelly comandam o Instituto Pereskinha e o projeto "Água para Toda vida"

O projeto “Água para toda vida”, estrelado por Boneca Flor e artesã Flora, será desenvolvido de forma híbrida pelo Instituto Pereskinha de Educação Socioambiental, em escolas públicas de Uberaba, contando com o patrocínio exclusivo da ANA-Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e do governo federal, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Trata-se de uma ação voltada para a educação ambiental, apresentada por duas personagens infantojuvenis: Boneca Flor e a artesã Flora que, a partir das cores da coleta seletiva e de músicas de autoria própria do projeto, compostas por Lee Carvalho, vão direcionar o ensino aprendizagem abordando o tema “Água para toda vida”, objetivando o desenvolvimento sustentável, água potável e saneamento.

A iniciativa se divide em três momentos: “Flor e Flora em Ação”; o musical “Mundo de Flor e Flora” e, ainda, “Flor e Flora vídeos educativos.”

A implementação do projeto é híbrida, ou seja, parte presencial e outra virtual, diretamente com o público alvo, formado por crianças e adolescentes, no período de fevereiro a abril de 2024, contribuindo para a formação socioambiental do público atendido.



As apresentações presenciais do teatro “Flor e Flora em Ação”, com duração de 60 minutos, são direcionadas para atender escolas urbanas e rurais públicas estaduais e municipais de Uberaba (MG), nos períodos vespertino e matutino. Serão 28 apresentações nas escolas urbanas e 14 nas escolas rurais. A iniciativa é inclusiva, pois há disponibilidade de um intérprete de Libras para as escolas que necessitarem do profissional. E, também, haverá sorteio de brindes, como garrafinhas de água, modelo squeeze.



O musical “O Mundo de Flor e Flora” será apresentado em três datas e locais variados de eventos públicos, em parceria com instituições privadas e/ou públicas, como Mata do Carrinho, em parceria com Secretaria do Meio Ambiente. A primeira, no dia 10/03. No dia 24/03, no auditório do Ceta/Codau, no Parque das Barrigudas, em evento que comemorará o Dia Mundial da Água. A última apresentação, no dia 27/03, em parceria com o Geoparque de Uberaba, no evento de divulgação da chancela da Unesco para o geoparque Terra de Gigantes.

Os eventos abertos ao público contam com o trabalho do intérpree de Libras. Virtualmente, a ação “Flor e Flora vídeos educativos” para atender ao público em nível regional e nacional, com a gravação de vídeos com as personagens conscientizando crianças, adolescentes e adultos sobre a importância do cuidar da água, com atitudes simples, em casa, e na comunidade. Os vídeos terão duração de 3 a 5 minutos no máximo, e serão disponibilizados nas redes sociais, como TikYok, YouTube e Instagram do Instituto Pereskinha. Todos os vídeos têm legendas e tradução em Libras. Serão disponibilizados 14 vídeos educativos.

A missão do projeto é contribuir na busca do melhor ensino aprendizagem, no atendimento à rede pública de ensino, por meio do lúdico sensibilizando os alunos quanto à importância dos cuidados com os recursos hídricos e as mudanças climáticas. E, também, o objetivo de auxiliar professores para que os alunos tenham oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos no conteúdo Ciências da natureza, com o tema água, utilizando títulos da Base Nacional Comum elencados ao ensino aprendizagem, a partir de temas sobre os recursos hídricos.

A ideia é motivar a ida dos atendidos para assistir ao musical com o intuito de contribuir mostrando a importância das atitudes em favor dos recursos hídricos e saneamento básico. As pedagogas que coordenam o Instituto Pereskinha, Viviane Marques e Kelly Ribeiro explicam que a expectativa é atingir 95% do público alvo. “Queremos despertar a empatia entre professor e aluno, criatividade, motivação para o estudo de Ciências da natureza, estímulos ao desenvolvimento de pesquisas investigativas e soluções de problemas socioambientais.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário