quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Projeto Rios Voadores visita Uberaba


                                Foto Gérard Moss
         Tiago Iatesta anota informações relevantes à amostra como coordenadas geográficas


Mais de 650.000 alunos são diretamente alcançados no Brasil pelas ações educacionais do projeto


O Projeto Rios Voadores visita Uberaba e promove oficinas de capacitação para professores e palestras para a sociedade de 14 a 17 de setembro de 2015. O objetivo é transmitir conhecimento sobre o vapor de água transpirado pela Floresta Amazônica e o seu papel no regime de chuvas de outras regiões do Brasil.
Desde 2010, o projeto aposta na educação ambiental para sensibilização, levando o tema até a sala de aula através de oficinas de capacitação de professores da rede pública de ensino. Os professores se tornam importantes multiplicadores durante anos sucessivos. O projeto também realiza palestras para que a população em geral entenda melhor o elo entre a Floresta Amazônica e as chuvas que abastecem os rios e reservatórios que fornecem água para as cidades mesmo bem distantes.  
Uberaba foi escolhida para receber a proposta educacional neste mês. Assim, Minas Gerais consta como o estado que mais recebeu as oficinas do projeto, sendo que já foram realizadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Mario Campos e Uberlândia.
Os professores da rede pública interessados em participar das oficinas poderão se inscrever entrando em contato com a Semed pelo telefone (34) 3318-0768. Os inscritos receberão material didático e certificado de participação.

Entre 2007 e 2012, período que corresponde à fase científica do projeto, o piloto e ambientalista Gérard Moss realizou inúmeros voos de pesquisa em um monomotor e em um balão de ar quente para coletar amostras de vapor de água acima de várias regiões do Brasil, principalmente na Amazônia. As amostras foram analisadas no Centro de Energia Nuclear da Agricultura (CENA) da Universidade de São Paulo (USP) para determinar a origem do vapor.
Cientistas brasileiros estudam os rios voadores há muitos anos, mas esse fenômeno meteorológico, de extrema importância para a manutenção do clima e a economia do país, precisa ser melhor compreendido por todos. O projeto busca colaborar com os cientistas e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre o impacto que a Floresta Amazônica tem nas nossas vidas, mesmo quando moramos longe dela.
“O vapor de água, formado pela intensa evaporação do Oceano Atlântico que ocorre em torno do equador, é trazido para dentro do continente pelos ventos alísios, que sopram do leste. Ao seguir terra adentro, esse vapor de água condensa e precipita-se sobre a floresta. As árvores transpiram e lançam a umidade de volta para a atmosfera, para criar novas chuvas mais adiante”, relata Moss.
Ele ainda explica que uma única árvore amazônica de grande porte, com uma copa de 20 metros de diâmetro, pode jogar até mil litros de água em forma de vapor por dia na atmosfera. Toda a Floresta Amazônica lança para a atmosfera diariamente, em forma de vapor, mais aguado que sai na foz do Rio Amazonas. O desmatamento e as queimadas nessa área podem interromper esse ciclo, alterar o clima e afetar o volume pluviométrico em boa parte do país. O projeto é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental

A população está convidada para assistir às palestras que serão proferidas no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba e outra na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, conforme programação.


AGENDA RIOS VOADORES


14 de setembro de 2015, às 19h - Palestra Rios Voadores com Gérard Moss
Local: Anfiteatro Mário Pimenta Camargo - Prefeitura Municipal (Aberta ao público)

15 de setembro de 2015 - Oficinas Rios Voadores - 2 turmas, manhã ou tarde (Vagas limitadas aos professores inscritos – contato SEMED)

16 de setembro de 2015 - Oficinas Rios Voadores - 2 turmas, manhã ou tarde (Vagas limitadas aos professores inscritos – contato SEMED)

16 de setembro de 2015, às 19h - Palestra Rios Voadores com Gérard Moss                                                                                       
Local: Associação Brasileira de Criadores de Zebu - ABCZ (Aberta ao público)

17 de setembro de 2015, às 8h - Rios Voadores na Comunidade Residencial 2000 Proposta de reflorestamento de áreas degradadas/plantação de mudas
Local: Escola Municipal Professora Esther Limirio Brigagão (Aberta ao público)

Para saber mais, acesse www.riosvoadores.com.br













































Fonte:
Maria Fernanda Passos
Relações Públicas e Assessora de Imprensa