terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Evento traz doutor referência em flúor no Brasil


Premiado internacionalmente, Jaime Cury vem a Uberaba para proferir palestra

Investir na educação das crianças é essencial para reduzir o índice de cáries entre a população. A afirmação é do professor doutor Jaime Aparecido Cury, da Faculdade de Odontologia da Unicamp. Referência nos estudos de flúor no Brasil, ele garante que a diluição de flúor na água é uma iniciativa acertada de administradores públicos.
No entanto, Cury alerta que a população não deve pensar que apenas ingerindo a água fluoretada estará livre do problema. É preciso investir na higiene pessoal e também na educação das crianças para que esta deixa de ser uma preocupação da saúde pública brasileira.
O professor premiado internacionalmente vem a Uberaba para proferir a palestra "Uso do Fluoreto em Crianças com Base em Evidências Científicas Atuais", nesta sexta-feira (9), durante o Encontro Científico de Odontopediatria 2016.
O evento é coordenado pela professora Marília Moreira, e será promovido das 8h às 18h, no Bookafé (avenida Edilson Lamartine Mendes, 536). Para informações e inscrições estão disponíveis os telefones (34) 3314-9111 e (34) 99115-9337. 
Professor titular na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Jaime Cury coleciona prêmios, como o "The 2010 Yngve Ericsson Prize for Research in Preventive Odontology", por ter sido o primeiro pesquisador da America Latina laureado pela Regional LatinoAmericana da IADR (international Association for Dental Research) e o "2012 ORCA Prize". Os dois prêmios foram outorgados pela primeira vez a um pesquisador fora do eixo Europa-Estados Unidos. 
Para falar sobre "Alterações do Esmalte Dentário: superando os desafios clínicos", a convidada é a professora doutora Rita de Cássia Loiola Cordeiro, que se formou em Uberaba, pela Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro (1974), fez mestrado e doutorado em Odontopediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e especialização em Radiologia pela Universidade de Campinas. Atualmente é professora adjunto da disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Araraquara/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria e atua principalmente nos temas: detecção da lesão de cárie e defeitos de formação do esmalte dentário, MIH e fluorose.


domingo, 4 de dezembro de 2016

Posse da ALTM exibe show de catira

                                                                     



O novo membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Gilberto Andrade Rezende – cadeira nº 19 - toma posse e recebe o certificado das mãos da presidente da ALTM, Ilcea Borba Marquez.






Marta Zednik de Casanova – cadeira n º 27 - tomou posse na mesma sessão solene no Auditório da Associação Comercial e Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), no último dia 30 de novembro. 





                                                                         Fotos Francis Prado


Ilcea com os escritores Paulo Fernando Silveira e Jorge Nabut, e o reitor Marcelo Palmério









Diversas autoridades compareceram ao evento, além de acadêmicos, familiares e amigos dos ingressantes. Os antecessores são Dom Benedito Ulhôa Vieira e Terezinha Hueb de Menezes, e os patronos Arthur Lobo e Machado de Assis.



Na oportunidade, foi assinado contrato de comodato de dez anos renováveis entre a Universidade de Uberaba – Uniube e Academia de Letras para utilização de imóvel situado na rua Lauro Borges, 347. onde será a nova sede da ALTM, presidida por Ilcea Borba Marquez.
O público ainda assistiu a um show de viola e catira e, ao fim da festa, outro espetáculo de catira comandado por Gilberto Rezende e sua filha Lisete com talento que surpreendeu a todos.