quarta-feira, 23 de maio de 2018

Dandô mescla música e poesia nesta sexta


Show de Paulo Nunes e Victor Mendes é a atração nesta sexta-feira (25), do Projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques. O espetáculo será às 20h no Memorial Chico Xavier (avenida João XXIII, 2.011 – Parque das Américas), com entrada franca e apoio da Casa do Folclore. Em Uberaba, a anfitriã é Carolina Emília
Victor destaca que Paulo Nunes e ele farão show além de em Uberaba, em mais duas cidades através do Circuito Dandô. "Vamos tocar nossas canções feitas em parceria num novo formato, com música e poesia. Muito feliz de tocar nessa região com muitos amigos", frisa. A dupla se apresentará sempre às 20h, no dia 26, em Uberlândia, no Teatro de bolso do Mercado Municipal, e no dia 27, em Araguari, na Casa de Cultura.

Paulo Nunes é poeta e letrista. O mais recente trabalho da dupla com Victor Mendes, o disco “Nossa Ciranda” conta com 13 canções, quase todas feitas em parceria. Sendo Paulo de Patos de Minas-MG, e Victor de São José dos Campos-SP. Os dois se encontraram na capital paulista, resolvendo suas tantas diferenças, como essa de origem e a de geração - Paulo tem 23 anos a mais que Victor - criando uma identidade artística própria, ainda em formação.
Victor Mendes é músico e compositor. Trabalha com Paulo Nunes há dez anos. Já desenvolveram diversos trabalhos juntos como compositores e em apresentações que unem música e poesia através da leitura e da recitação. 















O principal objetivo do Dandô é promover uma grande circulação de música por todo o país, com artistas de regiões diversas criando um intercâmbio e gerando novas plateias. Cada artista que integra o projeto sai de sua cidade natal para se apresentar nos pontos que fazem parte do circuito gerando um grande e rico intercâmbio cultural. 

terça-feira, 22 de maio de 2018

Concerto divulga II Violoncelada Peirópolis EVENTO CANCELADO


Quem assistiu à I Violoncelada Peirópolis não deixará de participar da segunda edição.  E o primeiro evento para divulgar a programação será nesta quarta-feira, 23. É o Concerto de Violoncelo e Piano,  às 19h30, no Teatro Sesi Uberaba.
No dia 30 de maio será a abertura oficial da Violoncelada durante um Concerto com Udi Cello Ensemble e a Orquestra Municipal de Uberaba, também às 19h30, no Teatro Sesi Uberaba. Os ingressos para essas apresentações estão disponíveis para venda na bilheteria do Centro de Cultura José Maria Barra/Sesi.
A programação da Violoncelada continua em Peirópolis a partir do dia 31 de maio. Na quinta-feira está marcado o Concerto de Violoncelo Solo, e na sexta-feira (1º), o Concerto de Violoncelo Ensemble. Os dois eventos serão no Auditório Ametista do Museu de Peirópolis, às 17h30, com entrada franca.
Mais informações estão disponíveis no  https://violonceladafestiv.wixsite.com/peiropolis. Já no sábado (2) a apresentação da II Violoncelada entra na programação do Codau Cultural/ Festival de Inverno.  A Superintendência de Transporte Público disponibilizará ônibus extras todos os dias para o Festival de Inverno, com saídas a partir do terminal Leste.  


Violoncelada Peirópolis é um encontro que movimenta a cultura e o aprendizado musical/violoncelístico na região do Triângulo Mineiro.
Idealizada por Kayami Satomi, professor de violoncelo na Universidade Federal de Uberlândia – UFU, a Violoncelada teve sua estreia no período de 14 a 18 de junho de 2017 e foi um grande sucesso! Chamou a atenção e se tornou a “menina dos olhos” da cidade de Uberaba e da região.
Agora, em ritmo de celebração, preparamos sua segunda edição que será realizada de 30 de maio a 03 de junho de 2018 com um formato expandido, cheio de novidades e ainda mais encantador.
Com duração de cinco dias, a expectativa é receber até 30 alunos de violoncelo vindos de todo o Brasil para as atividades de formação, ministradas por alguns dos professores de violoncelo de maior renome no país.
A programação artística conta com concertos de pré-programação e concertos oficiais que serão realizados em Peirópolis e Uberaba tendo uma estimativa total público de 2000 pessoas.
A escolha por Peirópolis vem com o desejo de proporcionar aos alunos a possibilidade de retiro de aprendizagem e imersão cultural/musical ao mesmo tempo em que promove o contato consciente com a natureza, mostrando Peirópolis como pólo também de cultura e chamando a atenção para a diversidade de atrativos que nossa região abarca.
Uma ação inovadora, de grande relevância cultural, educacional e turística que precisa contar com apoio financeiro e/ou parcerias para sua realização e continuidade, por isso contamos com você e Longa Vida à Violoncelada Peirópolis! 
CURIOSIDADE: Violoncelada é um termo de conotação informal utilizado pelo professor Kayami Satomi para denominar o curso intensivo e concentrado de violoncelo, uma forma de convenção em busca da divulgação e maior desenvolvimento desse intrumento no Brasil.


segunda-feira, 21 de maio de 2018

Peirópolis recebe Festival de Inverno EVENTO SUSPENSO


Show com a banda Mané Galinha (foto), mais apresentações de MPB, jazz, samba, pop-rock e a II Violoncelada de Peirópolis estão entre as atrações do Festival de Inverno de Peirópolis, de 1º a 3 de junho, que contará também com food trucks, recreação infantil, intervenções artísticas e educação ambiental. A ação faz parte do Codau Cultural, programa socioambiental e cultural da autarquia, em a parceira da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural, e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com entrada gratuita.
Os shows começam na sexta-feira, dia 1º de junho, a partir das 19h, e serão vários em uma mesma noite. A Banda Complexidade de Uberaba abre apresentando música autoral da nova MPB. Em seguida estarão no palco as bandas Mané Galinha e B4 defendendo pop-rock.

No sábado, dia 2, às 17h, terá Concerto de Violoncelos da II Violoncelada de Peirópolis. A expectativa é de que mais de 30 violoncelistas de todo o país participem do festival. Depois, o público poderá conferir Filó Machado, em voz e violão. Ele é cantor, compositor, multi-instrumentista, arranjador e produtor musical, conhecido internacionalmente. 

O Quinteto Jazz Mineiro fará uma homenagem ao Clube da Esquina, e a banda Rockamboles, um tributo aos Beatles.
Para fechar o Festival no domingo (3), a programação especial para o público infantil, aos moldes do Domingo no Parque das Barrigudas começará às 10h, os shows às 11h. 
O primeiro é com Fausto Reis (foto) e convidados, tocando samba raiz. Depois, apresentação musical com tambores do Grupo Taiko Yukio de Ribeirão Preto e o fechamento fica por conta da banda Projeto ao Cubo. 
O Projeto Codau Cultural foi iniciado no mês de março, durante as comemorações do aniversário de Uberaba.
















Fonte: Assessoria de Imprensa do Codau