domingo, 17 de setembro de 2023

Rotary Club de Uberaba comemora 86 anos

Durante a cerimônia, será entregue ao idealizador do Geoparque Uberaba, doutor Luiz Carlos Borges Ribeiro, o Título de Servidor Emérito
Com uma extensa página de serviços prestados à comunidade ao longo de mais de oito décadas e meia, o Rotary Club de Uberaba realizará uma festiva inesquecível, nesta quarta-feira, 20, às 20h, no restaurante Uirapuru, com a presença maciça dos companheiros e damas da Casa da Amizade, que fazem parte das conquistas obtidas por meio do empenho sensível para melhorar a vida do próximo. Neste período foram doados mais de U$100 mil à Fundação Rotária, sendo o primeiro clube a atingir esta meta do distrito.

O Hospital da Criança foi construído pelo RC Uberaba e entregue à comunidade, assim como a Escola para Surdos Dulce de Oliveira, além da Escola Rotary doada à comunidade e a Creche Recanro da Amizade e, ainda, responsável por 50% das obras do Instituto de Cegos do Brasil Central, e muito mais, como inúmeras doações de equipamentos para escolas públicas e instituições filantrópícas, além de promoção de festas, rifas e bingos com o mesmo objetivo: ajudar quem mais precisa. Destaque para o projeto "À Flor da Pele" em parceria com o mastologista Cléber Sérgio, de reconstrução mamária.
O presidente do Rotary Club de Uberaba, Mauro Guaritá Sabino, gestão 2023/2024, fala da sua satisfação de fazer parte deste trabalho e cita que muitas ideias, em conjunto com os companheiros e damas da Casa da Amizade, serão colocadas em prática para fortalecer, ainda mais, a responsabilidade do clube para com a comunidade à qual pertence. Disse que conta com a parceria de todos, pois os rotarianos formam uma família unida no mesmo propósito.

Em nome do médico e ex-governador do Rotary, João Prata, que faz parte da sua diretoria, e em nome da sua esposa, Sônia, Mauro Sabino agradece a todos os companheiros e damas pela dedicação, que é fundamental para que esta gestão deixe sua marca na bela história de 86 anos do clube.

O companheiro Arlindo Félix Costantin contribui com informações das realizações mais recentes do RC de Uberaba: Sala de Dança e Sala de Multimeios e Projeto de Meio Ambiente, na Escola Estadual Rotary; doação de computador e impressora para a Paróquia São Geraldo Magela, Asilo Santo Antônio e Casa de Apoio Danielle; máquina de lavar para o Asilo Lar da Esperança; Sala de Convivência equipada com jogos, televisores, mobiliários, telhas sanduiche para o Hospital Dr. Hélio Angotti. Ele conta, ainda, que o RC de Uberaba patrocinou dezenas de jovens em Intercâmbio Internacional da Juventude. (EUA, México, Canadá, Índia, Alemanha, França, Tawian, Filipinas, dentre outros).

Acrescenta que também o Projeto Costurando Sonhos, na Fraternidade Espírita Irmãos do Caminho; cozinha para a Associação de Acolhimento ao Idoso Anjos do Bem; projeto mensal de doação de fraldas geriátricas e infantis em parceira com a CCM; máquina de lavar para a Casa de Acolhimento São Pio; Natal Solidário, em parceria com o TJMG; doação de Audiômetro Digital AVS 500 completo, Cabine Audiométrica VSA 40 110V, Impedanciômetro AT 235 para a Prefeitura Municipal de Uberaba; parque infantil na Creche Espírita Melo de Jesus. Durante a pandemia, foram doadas centenas de itens como máscaras N95; aventais TNT; luvas látex, máscaras TNT, estas em parceria com a Alta Genetics; doação de cadeiras de roda para o Hospital Regional, além de vários doações para o Hospital da Criança.
Faz parte da programação do evento, uma homenagem especial. O presidente explica que anualmente o clube entrega o Título de Servidor Emérito. Para a escolha do nome do agraciado, Mauro Sabino conta que foi formada uma comissão para receber a indicação de nomes, que depoius são levados a uma assembleia para a definição. Nesate ano, segundo ele, apoiado por unanimidade, o homenageado é o doutor Luiz Carlos Borges Ribeiro, idealizador do Geoparque Uberaba, cujo trabalho em Peirópolis, realizando projetos de pesquisa, educacionais, divulgação científica e atividades extensionistas na comunidade de Peirópolis e de Uberaba, completa 32 anos. É doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com tese intitulada Geoparque Uberaba - Terra dos Dinossauros do Brasil.
Nascido em Uberaba, Luiz Carlos Borges Ribeiro, 62 anos, é filho de Ana Maria e Luiz Antônio, casado com Maria Beatriz, com quem tem uma filha, Luiza. Em 2010, passou a professor convidado da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), até 2012, ano em que ingressou, via concurso, como geólogo naquela universidade, e voltou a ser diretor do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, entre 2015 a 2018. Atualmente, é geólogo da UFTM. É o idealizador do atual Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes, tendo iniciado os estudos no ano de 2010. Dentro deste contexto, coordena o Programa Geoparque Uberaba na UFTM e o Grupo de Trabalho Geológico e Geoconservação.

Completou 38 anos como profissional, dedicados à geologia, paleontologia, docência, destes, 13 anos ao Geoparque Uberaba. É membro ativo das sociedades brasileiras de Paleontologia, Espeleologia, Geologia e Associação Brasileira de Proteção do Patrimônio Geológico, e emprestou o seu nome para o maior dinossauro do Brasil, Uberabatitan ribeiroi, com 28m de comprimento por 14m de altura, considerado o maior animal que pisou em terras, onde hoje é o Brasil, desde a formação do planeta há 4,5 bilhões de anos.