segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Hélio e Paulo promovem "Arte Acessível" dia 9



Hélio Siqueira e Paulo Miranda abrirão seu ateliê neste sábado, 9 de dezembro, das 9h às 19h, para mais uma surpreendente mostra "Arte Acessível" exibindo todas as técnicas de criação dos artistas, como: pintura, cerâmica, colagem, tecelagem e objeto 


Hélio escolheu Uberaba para viver e desenvolver o seu trabalho, a sua arte. É formado em Letras e já atuou como professor. Atualmente é agente de projetos culturais da Fundação Cultural, coordenando o MAS-Museu de Arte Sacra.. Ele entende que o artista tem de viver na sua aldeia e vivenciar o mundo. Nunca diferenciou arte e vida. Para ele, é uma coisa só. Na pintura, o quadro parte de um improviso até chegar a uma foma que às vezes nem ele sabe o que busca.. São camadas sobrepostas de cores que vão se harmonizando. Para ele, sua pintura nunca é abstrata, sempre remete a algo, a vidas no passado, enfim, sempre cheia de informações.
   
                        
O mergulho na cerâmica fez com que Hélio revivesse todas as suas memórias, lembranças. É uma revisão não de uma forma anatômica, de uma figura convencional, ela só sugere parecendo que a forma está velada, escondida. Há obras de Hélio espalhadas pelo mundo. Já participou de inúmeras exposições nacionais e internacionais, como “Território de Louvor e Glória”, em 1995, no Palácio das Artes e até na “Triangle Des Arts” na Galerie Debret, em Paris, na França, em 1996. Para citar apenas uma entre as mais recentes: “Uma Questão de Fé”, no Centro Cultural da UFMG, em Belo Horizonte, em 2016. Além disso, muitos críticos de renome já escreveram sobre seu trabalho, como Alberto Beutenmüler e Ronald Polito e Rodrigo Vivas.

Paulo Miranda é arquiteto, urbanista, professor, artista plástico e coordenador do Mada-Museu de Arte Decorativa de Uberaba. A imprensa mineira destaca que ele trabalha a poética do resíduo, da rasura, do ruído e da aresta. Os trabalhos trazem imagens criadas com colagens, gestos, impressões, materiais e pigmentos, que instauram um jogo de presenças e ausências intensamente físico, fazendo da superfície da tela algo como uma área de trabalho em permanente estado de inconclusão. O gosto pela arte veio quando ainda era menino.
Inaugurado em 1986, o atelier dos artistas Hélio Siqueira e Paulo Miranda, chegou a ser um espaço de organização e produção de arte diante da precariedade de centros catalisadores e emissores de cultura na cidade e região do Triângulo Mineiro. 




A proposta inicial era realizar intercâmbios e abrigar mostras temporárias de arte contemporânea de artistas de renome. Ao longo de uma década, promoveram exposições coletivas e individuais, palestras, cursos, workshop e lançamentos de livros. Com o tempo os artistas resolveram estabelecer novos rumos para o espaço. Hoje o local com duas galerias abriga uma mostra permanente do trabalho dos artistas que recebem o público interessado com hora marcada.








SERVIÇO

“Arte Acessível 2017”
Dia  9 de dezembro de 2017, das 9h às 19h
Ateliê Hélio Siqueira e Paulo Miranda
Av. Elias Cruvinel, 1758 - Boa Vista
(34) 3322-3242 / 9978-1673
Uberaba/ MG
siqueirahelio@yahoo.com.br mirandapmiranda@hotmail.com