sábado, 25 de março de 2017

Língua Afiada: Um dos que foi ou Um dos que foram?




Muitos falam e escrevem assim: o time tal foi um dos que "jogou" bem essa semana. E tenho observado que o equívoco tem se alastrado com muita força passando pelos redatores e chegando até a políticos adeptos aos discursos! O correto é O time tal foi um dos que jogaram bem essa semana.
Thaís Nicoleti diz que a construção “um dos que” é sempre um convite à confusão – as pessoas hesitam entre fazer o verbo concordar com “um” (ou “uma”) e fazê-lo concordar com o pronome “os” (ou “as”) que está contraído com a preposição “de”. Esse pronome demonstrativo (“os” nessa construção equivale a “aqueles”) é o antecedente do pronome relativo “que”, portanto, é com ele que se faz a concordância verbal. Ninguém diria “as que perdeu a disputa foram...”, portanto, também não se deve dizer “uma das que perdeu a disputa”.
Não há problema algum se uma pessoa ou outra cometa esse erro, mas ele não fica bem quando é cometido por exemplo, por comunicadores na TV, rádio ou jornal/revista e por políticos e/ou empresários na hora de falar em público. É essencial que eles estejam atentos, porque são multiplicadores.
O expert Sérgio Nogueira garante que a concordância deve ser feita no plural: “Ele é um dos que FIZERAM o trabalho”; “Ela é uma das atrizes que FORAM PREMIADAS no festival de Gramado”.

Até a próxima!

sexta-feira, 24 de março de 2017

Peça reinventa último dia de Luther King EVENTO CANCELADO

                                                                                      
Lázaro Ramos e Taís Araújo em peça que já alcançou a marca de 50 mil espectadores chega a Uberaba
Imagem: Lenise Pinheiro/Folhapress

                                                                                              
Depois do sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro, a peça “O Topo da Montanha”, com Lázaro Ramos e Taís Araújo, chega a Uberaba, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, em curtíssima temporada. Elogiada pela crítica, a peça atingiu a marca de 50 mil espectadores e foi reconhecida com a indicação ao Prêmio Shell de Melhor Atriz para Taís Araújo.
O público de Uberaba vai assistir ao espetáculo em abril, nos dias 8 (sábado), 21h, e 9 (domingo), 19h. O ingresso custa R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia). A classificação é 12 anos. A produção local tem a assinatura de Tonico Carvalho Produções. 
O casal imbatível, o par mais poderoso do showbiz, segundo a revista Veja, encena a peça que reinventa o último dia de Martin Luther King, o pastor protestante e ativista político que se tornou ícone por sua luta pelo amor ao próximo e pelo repúdio à segregação racial norte-americana.
Um dia antes de seu assassinato na sacada do quarto 306 do Hotel Lorraine, que Luther King, interpretado por Lázaro, conhece a camareira Camae, vivida por Taís. Cheia de segredos, ela confronta o líder em clima que mistura suspense e deboche. Num perfeito jogo de provocações, Camae faz com que o reverendo se lembre de que, como todos, é humano. 

       Foto Jorge Bispo
À imprensa, Lázaro conta que este texto o perseguiu como ator por dois anos, por meio de pessoas que diziam que ele tinha de fazê-lo no Brasil. "E é contemporâneo porque é uma história também sobre enfrentar medos. Sobre os trilhos da coragem e do afeto”, resume. Taís diz que os dois tinham muito receio de que o texto fosse americano demais e não tocasse as pessoas. "Mas o tempo e uma boa tradução nos convenceram que as questões do amor e da igualdade são relevantes e próximas a todos nós”, complementa.
Por meio do humor e da emoção, faz rir e pensar com retórica atual, seja para americanos ou brasileiros. A montagem com texto da jovem dramaturga americana Katori Hall, estreou em Londres e ganhou versão na Broadway. No Brasil, é protagonizada e produzida por Lázaro e Taís, com direção de Lázaro Ramos e codireção de Fernando Philbert.



Serviço
Peça O Topo da Montanha, com Taís Araújo e Lázaro Ramos
Dias: 8 e 9 de abril - Sábado, 21h e Domingo, 19h
Ingressos à venda na loja O Tremendão (rua Ituiutaba, 10) - vendas somente em dinheiro

quinta-feira, 23 de março de 2017

Terapeuta vem a Uberaba para constelações



A Constelação Familiar é uma abordagem terapêutica que se utiliza dos conhecimentos de ancestralidade e das ordens do amor em família. Durante a Constelação a pessoa coloca um tema, e a busca da sua solução de cura será desenvolvida pelo constelador, seguindo os movimentos que surpreendentemente se revelam. As Constelações vão ajudar a pessoa a aceitar pai e mãe, incluir os excluídos, separar o que está misturado, quebrar padrões negativos repetitivos,
dar e receber com equilíbrio, harmonizar o masculino e o feminino e honrar 
a família e ter permissão para seguir e ser feliz!


O terapeuta Mário Lúcio Silva estará em Uberaba neste fim de semana: sexta (24), sábado (25) e domingo (26) para realizar constelações familiares, em uma parceria com a Ayurvida Terapias Naturais e Inventaria de Ideias. As constelações familiares são terapias vivenciais que buscam alinhar as decisões pessoais durante uma sessão de autoconhecimento. “Ela toma dinâmicas específicas para cada pessoa. Cada um terá uma constelação desenhada pela força de cura que ela precisa”, explica Mário Lúcio.

                                                                           
As constelações, acrescenta,distribuem as energias corretamente, buscando não sobrecarregar as pessoas. Apesar de ter uma característica freudiana de encontrar respostas para sofrimentos nas relações familiares, observa que a constelação não é um ramo da Psicologia, tampouco tem ligações com religiões, apesar de similaridades com o espiritismo e outras de matrizes indianas.
Explica que as constelações familiares são realizadas por meio de agendamento prévio pelo WhatsApp 34 9 9978-5724. Há ainda oportunidades para quem deseja conhecer o trabalho de Mário Lúcio. Quem tiver interesse em acompanhar uma sessão neste domingo (26) ou conhecer mais detalhes sobre a terapia pode entrar em contato.

Sobre Mário Lúcio Silva
É educador, professor de Física, professor de Yoga, terapeuta ayurvédico, terapeuta em Constelações Familiares. Através de seu interesse pelas "Ordens Familiares", estudando as tradições antigas como as da Índia e dos Índios brasileiros, resgatando as tradições das avós mineiras, Mário Lúcio criou o método "Alinhamento Ancestral", que unido à abordagem das Constelações Familiares de Bert Hellinger compôs este trabalho para o ordenamento familiar. É também professor convidado para "Ancestralidade e Ordem nas Ações em Valores Humanos". Atende na Ayurvida – Espaço de Terapias Naturais em Patos de Minas, São Gotardo e Belo Horizonte-MG.



+ informações pelo e-mail
inventariadeideias@gmail.com
ou pelo WhatsApp 34 99978 5724