quarta-feira, 11 de maio de 2016

Cine Cultura exibe 12 Anos de Escravidão






O Cine Cultura UFTM participa do evento Temas Raciais: "13 de Maio também é Dia de Luta”, exibindo 12 Anos de Escravidão. Produção americana e britânica, dirigida por Steve McQueen, vencedora de três estatuetas do Oscar (melhor filme, roteiro adaptado e atriz coadjuvante), além do Globo de Ouro (melhor filme) e dois BAFTA (melhor filme e ator).
Após o filme haverá debate com a presença dos professores Wagner Teixeira, vice-coordenador do Curso de História da UFTM, e Marinalva Barbosa, diretora do Instituto de Educação, Letras, Artes e Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, e da estudante Jaqueline Melônio, do Programa Temas Raciais.

Data: 14 de maio, sábado
Horário: 15 horas
Local: Cinema da UFTM – Unidade Urbano Salomão. Av. Guilherme Ferreira, 650, 3º piso, ou entrada pela rua Vigário Silva, 695.
Realização: Projeto Cine Cultura UFTM
Curso de História da UFTM
Entrada franca


"12 Anos de Escravidão" (12 Years a Slave)
Direção: Steve McQueen
Roteiro: John Ridley
Produção: Brad Pitt, Steve McQueen, Dede Gardner, Jeremy Kleiner, Bill Pohlad, Arnon Milchan, Anthony Katagas.

Elenco: Chiwetel Ejiofor, Dwight Henry, Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch, Brad Pitt, Dickie Gravois, Bryan Batt, Ashley Dyke, Kelsey Scott, Quvenzhané Wallis, Cameron Zeigler, Tony Bentley.
País: Estados Unidos e Reino Unido
Ano: 2013

Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Exposição é aberta pela doutora Vânia Resende




A exposição Era uma vez... personagens à procura de leitores está em cartaz  no hall da Biblioteca Bernardo Guimarães até o dia 20 de maio.  A abertura foi feita pela professora doutora Vânia Resende (na foto com Ziraldo), representando a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o projeto “Leia e Passe Adiante”. A ação faz parte da programação dos 107 anos da Biblioteca.
Com objetivo de promover a leitura de textos literários, esta exposição foi motivada pela mensagem mundial alusiva ao Dia Internacional do Livro Infantil, instituído em 1967 pelo International Boardon Books for Young People-IBBY (Conselho Internacional de Livros para Jovens e Crianças). Com ilustração de Ziraldo, a mensagem deste ano é de autoria de escritora brasileira Luciana Sandroni.
Sendo uma realização da Fundação Cultural/ Superintendência de Bibliotecas, com a participação especial da 39ª Superintendência Regional de Ensino (SER) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a exposição e as rodas de leitura prosseguirão até o mês de julho, com a presença de alunos e professores das escolas estaduais e municipais.
A exposição ficará na Galeria de Arte Anatê, hall da Biblioteca Pública  até o dia 20 de maio, seguindo para as bibliotecas públicas de bairro:  Antônio Bernardes Neto (Boa Vista), Antônio Carlos Marques (Abadia), CEU das Artes (Residencial 2000).