sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Encontro com Vânia Resende agita público cult





     O público que curte a sensibilidade da escritora Vânia Resende tem programa imperdível para o dia 8, quando será promovido em Uberaba, o "Encontro com Vânia Resende: revelações poéticas sob o signo de Flicts". Será às 19h30, na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, que ao lado das editoras Humanitas e Paulinas, e Livraria Alternativa Cultural valorizam o talento de Vânia, que também é professora, pesquisadora, escritora e uma das pioneiras da defesa da leitura literária. Ela ministrou cursos e proferiu palestras em diversas regiões, tendo ainda participado da instalação do comitê do PROLER na cidade (1997). E no dia 19, a festa literária será na Alternativa, às 9h30. Haverá sessão de autógrafos do livro "Ziraldo e o Livro para crianças e jovens no Brasil".
Há mais de três décadas, a trajetória de Vânia, que é doutora em Letras na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo, é repleta de sucesso, colecionando prêmios recebidos por todo o país. Tudo começou na sala de aula quando iniciou a carreira como professora de Português e Literatura nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. 
Especialista em Literatura Brasileira e Literatura Infantil e Juvenil, é responsável por apresentar Uberaba a Ziraldo, que tem por ela profunda admiração já expressa em entrevistas à imprensa local. Aqui ela já teve por 12 anos uma livraria especializada chamada Menino Maluquinho, em uma bela homenagem a um dos mais famosos títulos de Ziraldo. Lá ela implementava amplos projetos de cunho social e cultural. Ela criou, inclusive, várias minibibliotecas, com acervos de 80 a 100 obras em cerca de 12 instituições que atendiam crianças, como Casa do Menino, Lar Espírita, Orfanato Santo Eduardo e o Hospital do Pênfigo. Com o fechamento em 1994, prosseguiu acreditando nessa linha de trabalho com a literatura. Como ficou com estoque final de livros, além do seu trabalho remunerado com a literatura, quis atuar como voluntária no processo de incentivo à leitura com o projeto "Leia e Passe Adiante", doando livros anualmente a vários Núcleos. Com "Literatura infantil e juvenil – vivências de leitura e expressão criadora" e outras obras se consolidou como grande incentivadora da literatura nacional, sobretudo da educação e cultura no país, com a difusão do livro, da literatura brasileira adulta, infantil e juvenil e da leitura, Vânia mantém seu amor pela literatura bem como sua encantadora simplicidade.


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Musical Tim Maia Vale Tudo vem à região



O musical "Tim Maria - Vale Tudo",  será encenado em Uberlândia, nos dias 28 e 29 de setembro, conforme  o artigo "Eu quero Tim Maia", de Lays Capelozi, graduanda em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e integrante do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (Nehac), publicado no Correio de Uberlândia.  Em Uberaba, a apresentação que aconteceria nesta sexta-feira, 4 de outubro, no Cine Teatro Vera Cruz, segundo divulgou a página do musical no Facebook, foi cancelada. O elenco seguiu para Goiânia, onde se apresentará no dia 6. 


O espetáculo possui blocos temáticos e cada um é montado em torno de algum sucesso do cantor. A peça de Nelson Motta, que tem direção de João Fonseca e direção musical Alexandre Elias, estreou em 2011 no Rio de Janeiro com sucesso de público e crítica, e encenada também na capital paulista, repetindo o desempenho. Além do espetáculo em si, outra coisa se destacou: a interpretação magnífica de Tiago Abravanel como o cantor. Recentemente, o musical saiu em turnê pelo Brasil com produção geral de Sandro Chaim, tendo Danilo de Moura como Tim Maia, já que Tiago integra o elenco na nova novela das 18h da Globo, Joia Rara.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=557108007676071&set=a.201568123230063.61989.201188859934656&type=1&theater

Museu do Zebu sedia lançamento de livro


                                                                                  NewsPrime Assessoria



O livro “História Ilustrada da Inseminação Artificial", de autoria do médico veterinário Neimar Correa Severo, membro da diretoria da Associação Brasileira de Inseminação Artificial e gerente Operacional da Central Bela Vista, terá lançamento em Uberaba, durante a Expoinel, nesta quinta-feira, 26, e das 9h às 11h, o autor estará no Museu do Zebu para um bate-papo com o público em geral. A entrada é franca. Segundo a jornalista Larissa Vieira, a publicação conta a trajetória da técnica ao redor do mundo. Severo conta que ao pesquisar sobre inseminação artificial para um artigo de revista, encontrou poucas informações, de forma fragmentada. “Por curiosidade fui buscar mais dados sobre a inseminação em outros países e aconteceu a mesma coisa, com exceção da história da técnica nos Estados Unidos e Canadá, onde existem alguns livros sobre o tema. Ali estava um bom assunto para um livro, escrever sobre o desenvolvimento da história da inseminação artificial no mundo. Algo inédito”, relata. 
O público-alvo dessa obra é composto de técnicos ligados à inseminação artificial, criadores que utilizam a técnica, profissionais e estudantes das ciências agrárias. Como fonte de pesquisas o livro pode ajudar a encontrar boas informações sobre a inseminação artificial, bem como sobre a biografia dos principais pioneiros da reprodução animal no mundo.O livro também vai aguçar a curiosidade de pecuaristas que ainda não utilizam a inseminação em seus rebanhos. A inseminação democratizou o uso de reprodutores melhoradores em todos os recantos do mundo, permitindo que um mesmo animal geneticamente provado possa ser utilizado desde as Américas até na Oceania, com grande sucesso”, declara Neimar.


Sobre o autor
Neimar Correa Severo é médico veterinário formado pelas Faculdades Unidas de Bagé – URCAMP, em 1981. É também especialista em Tecnologia de Sêmen Bovino. Integrou diversos cargos da diretoria da ASBIA (Associação Brasileira das Empresas de Inseminação Artificial). Sua atuação profissional, integridade moral, larga experiência, vivência e comprometimento no âmbito da inseminação artificial, o credenciam a tratar do tema com muita propriedade.
É membro efetivo do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA), membro da World Association for the History of Veterinary Medicine (WAHVM) e sócio da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE). É habilitado no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) pelo Ministério da Agricultura (MAPA).
É autor e coautor de vários trabalhos científicos sobre reprodução de bovinos e ovinos e a publicação do livro “História Ilustrada da Inseminação Artificial” complementa seus 30 anos de experiência na aplicação desta biotecnologia no campo, contribuindo para o seu desenvolvimento.