terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Orquestra faz concerto de Natal em BH

Quem estiver em Belo Horizonte, no dia 22, terá a chance de 
assistir ao último concerto de 2021


Um dos mais longevos e versáteis grupos de câmara do país fecha a programação de 2021, que comemorou seus 35 anos, com apresentação de Natal. O concerto é no dia 22/12 (quarta-feira), às 20h30, no Teatro SESIMINAS, em Belo Horizonte.  


No dia 22 de dezembro, quarta-feira, a Orquestra SESIMINAS fecha a comemoração dos 35 anos de história com o concerto "O Espírito do Natal", que traz temas natalinos, além de obras que remetem ao espírito de alegria e renovação desta festa mundial. A regência e direção artística são de Felipe Magalhães. 

"Depois de mais um ano extremamente complicado para todos nós, nada como o espírito do Natal, para renovar nossas energias e nossa esperança de que o mundo está caminhando para momentos bem melhores. O repertório não se restringe a músicas de Natal propriamente ditas, mas a obras que, por um ou outro motivo, nos remetem ao espírito do Natal", comenta o maestro e diretor artístico Felipe Magalhães.

O Concerto abre com dois temas de filmes: Era uma vez na América, do gênio italiano Ennio Morricone, e O Vestido, do mineiro de Divinópolis Túlio Mourão. Na sequência teremos dois compositores de países gelados: do finlandês Jean Sibelius, a Orquestra executa o Andante Festivo, e do russo Tchaikovisky, a valsa de sua Serenata para Cordas.

A música brasileira será comtemplada com o célebre Carinhoso, de Pixinguinha, e a Suíte Chico Buarque, criada pelo maestro e arranjador Marcelo Ramos, sobre temas consagrados desse gênio da canção brasileira.

A partir daí, a Orquestra entra no ambiente da música natalina, primeiro através de Jesus Alegria dos Homens, do alemão J. S. Bach, e, na sequência, com temas verdadeiramente natalinos: Adeste Fideles (canção natalina tradicional), Boas Festas (de Assis Valente) e Noite Feliz (de Franz Gruber).

PROGRAMA DO CONCERTO
Título: O Espírito do Natal

ERA UMA VEZ NA AMÉRICA / Ennio Morricone
TEMA DO FILME "O VESTIDO" / Túlio Mourão
ANDANTE FESTIVO / J. Sibelius
VALSA, DA SERENATA PARA CORDAS / Tchaikovisky
CARINHOSO / Pixinguinha
SUÍTE CHICO BUARQUE / Temas de Chico Buarque, arr: Marcelo Ramos
JESUS ALEGRIA DOS HOMENS / J. S. Bach
ADESTE FIDELES / anônimo
BOAS FESTAS / Assis Valente
NOITE FELIZ / Franz Gruber

Serviço
Orquestra SESIMINAS apresenta "O Espírito do Natal" - Duração: cerca de 60 minutos.
22 de dezembro, quarta, 20h30 - no Teatro SESIMINAS - em Belo Horizonte 
Ingressos à venda pelo Sympla (clique aqui) ou na bilheteria do Teatro