segunda-feira, 5 de março de 2018

Caetano Veloso e filhos fazem show na região

Fotos João Bispo

O Centro de Eventos RibeirãoShopping recebe no dia 28 de abril, às 21h, o show “Caetano, Moreno, Zeca, Tom Veloso”, que reúne o cantor Caetano Veloso e seus três filhos para um show acústico e familiar que celebrará grandes sucessos e a estreia de novas canções. 
No show, músicas escolhidas pelos filhos estarão no repertório, entre elas como "Um canto de afoxé para o bloco do Ilê", “Leãozinho” e "Sertão", além de clássicas de Moreno e novas canções, inclusive escritas por Caetano. O show acústico contará apenas com os quatro em palco, já que o talento é comprovado geneticamente na família. 


No palco, os quatro passeiam por um repertório de 28 canções. A maioria, obviamente, é de autoria do patriarca, mas há também contribuição dos filhos, como é o caso de Um canto de afoxé para o bloco do Ilê. Há as sugeridas pelos filhos, outras remetem a momentos marcantes da trajetória artística e da vida de Caetano. A marchinha tropicalista Alegria, alegria, finalista do Festival da Record de 1967, que apresentou o artista ao Brasil, foi solicitada por Moreno. Já o pouco conhecido tema religioso Ofertório foi composto em 1997, a pedido da irmã Mabel, para a missa comemorativa aos 90 anos de Dona Canô, a saudosa matriarca dos Veloso. “Há muito tempo tenho vontade de fazer música junto a meus filhos publicamente. Desde a infância de cada um deles gosto de estar presente. O show nasceu da minha vontade de ser feliz”, explica Caetano Veloso.

Pontos de venda:
Bilheteria do Centro de Eventos e site www.ingressorapido.com.br
Informações: 16. 3620-2266




SERVIÇO
Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso
Data: 28 de abril de 2018
Horário: 21h
Local: Centro de Eventos do RibeirãoShopping

Fonte: Assessoria de Imprensa Virazóm
Conceito Comunicação 

Mulheres mostram histórias de superação

Fotos Francis Prado

A exposição “Irmãs de Alma”, com fotos das modelos do Calendário Atma Doze Guerreiras, edição 2018, terá abertura oficial nesta terça-feira, 6, às 19h, mas a mostra já está à disposição no mall, desde esta segunda-feira, 5. Assinadas pela fotógrafa Francis Prado, as fotos destacam mulheres que já superaram o câncer ou ainda estão em tratamento. Elas aceitaram o convite do grupo solidário Doze Guerreiras visando a dar exemplo de superação e, ao mesmo tempo, serem solidárias à Vencer-Voluntários Empenhados contra o Câncer, instituição beneficiada com a renda obtida com a venda do calendário.

Com patrocínio da Unimed Uberaba e o trabalho de profissionais voluntários, o calendário estará disponível para quem quiser adquiri-lo durante a exposição que permanecerá no local até o dia 18. O grupo Doze Guerreiras é liderado pelas “modelos” de 2015, as empresárias Ana Paula Rodrigues e Viviane Quirino




A abertura oficial contará com a presença de público formado por autoridades, pelas estrelas das edições de 2015, 2016 e 2018, suas famílias e convidados, além de integrantes da imprensa e de importantes obras sociais da cidade.

 As Guerreiras 2018 são: Renata Maria Morais Garcia da Silveira (janeiro), Claudia Moutran (fevereiro), Valdirene de Sousa Medina (março), Daniela Braga Tarquinio Mendes (abril), Luane Barbosa dos Santos e Lucimar Silva Cruz (maio), Regina Borges (junho), Soraia Abud Ibrahim (julho), Juliana Saraiva Fiochi Pena (agosto), Mônica Cristina da Silveira (setembro), Renata de Carvalho (outubro), Andreia Monteiro Dorneles (novembro) e Ednilva Araújo (dezembro).

Bem por Elas - Em parceria com a TV Integração, o Shopping promoverá a terceira edição do evento Bem por Elas, que consiste no corte gratuito de cabelos por conceituados profissionais, mediante a doação de suco de caju que será entregue à Vencer. A arrecadação dos cabelos será repassada para a confecção de perucas destinadas a mulheres carentes em tratamento de câncer. Será no período de 6 a 8 de março, em loja na Entrada G. Entre os profissionais convidados está o hair stylist Kayronn Paiva. No primeiro ano, 90 mulheres fizeram a doação; no ano passado foram 364. Vale ressaltar que a maioria das doadoras é formada por colaboradoras do Shopping Uberaba, de lojas e da administração. 

Língua Afiada: circuito ou circuíto?





A palavra é CIRCUITO e não CIRCUÍTO. Erro assim é muito comum. É o chamado erro de prosódia, parte da fonética que trata da acentuação tônica das palavras. O termo circuito é bastante utilizado em eventos esportivos como circuito de Fórmula 1. Também significa o treino de um atleta, o roteiro de uma viagem, enfim, a palavra define o que é cíclico.
Já vi a mesma confusão acontecer, por exemplo, com a palavra GRATUITO, forma correta. Quantas vezes os ouvidos de estudiosos da Língua Portuguesa doeram ao ouvir alguém dizer que tal evento é GRATUÍTO? 
Para quem fica em dúvida tem um macete fácil, fácil: separação de sílabas. CIR CUI TO, GRA TUI TO. É que nas palavras há um ditongo UI, que não se separa. O mesmo ocorre com fluido: FLUI DO, gratuito GRA TUI TO, fortuito FOR TUI TO. Observe que em nem um dos casos há acento no I. Portanto,  a tonicidade ocorre nas sílabas CUI (cir-cui-to), TUI (gra-tui-to),  FLUI (flui-do), TUI (for-tui-to), TUI (in-tui-to). Imagine como soaria estranho a gente dizer que o INTUÍTO do evento beneficente é ajudar as pessoas. O correto é INTUITO.  Em todos os exemplos, u é a vogal tônica. Acho que estamos combinados, não?