quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Chocolataria chega ao Shopping Uberaba

 


Os produtos têm como diferencial a ausência de glúten e gorduras hidrogenadas

O Shopping Uberaba festeja a chegada da Chocolataria Gramado, que fortalece ainda mais o mix do empreendimento. Estão disponíveis na loja inaugurada no dia 30 de janeiro, chocolates para todos os públicos, do infantil ao vegano, além de chocolates zero lactose/zero açúcar e muito cacau. 


Os franqueados Pedro Henrique Roso de Souza e Osvaldo de Souza destacam que além do carro-chefe, que são os chocolates, fazem parte dos produtos,  vinhos, espumantes e licores, além de opções elegantes para presente. Eles comentam que as expectativas são as mais positivas. "Uberaba merece uma loja da Chocolataria Gramado, que tem como diferencial a ausência de glúten e gorduras hidrogenadas", afirmam. 

O superintendente Fabiano Guerra levou o seu abraço de boas-vindas aos operadores e falou da sua alegria para  o Shopping Uberaba ser escolhido por uma operação referência em chocolates artesanais. A inauguração, segundo ele, além de fortalecer o mix,  valoriza a cidade, que passa a contar com loja diferenciada e com sabores inigualáveis. O superintendente lembra que a marca está entre as pedidas pelos clientes em pesquisa realizada pela administração. 

Fundada em 2010 pelos irmãos Magnus, a Chocolataria Gramado produz com muito carinho, dedicação e qualidade, o autêntico chocolate artesanal de Gramado. Em 2021 passou por uma reestruturação societária, e os novos proprietários remodelaram a empresa modernizando o parque fabril, desenvolvendo novos produtos, alinhando a empresa para abertura de lojas e franquias. A Chocolataria Gramado fabrica o seu próprio chocolate, assim garantindo o sabor, qualidade e sofisticação inconfundíveis do autêntico chocolate artesanal de Gramado.

Sobre o Shopping Uberaba

Administrado pela Alqia, o Shopping Uberaba foi inaugurado em 1999 e possui 31 mil m² de ABL, reunindo mais de 160 lojas, como Lojas Americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia, McDonald’s, Renner, C&A e Riachuelo, oito salas de cinema e 1.800 vagas no estacionamento. O empreendimento recebe mais de 600 mil visitantes por mês, é pet friendly, local em que primeiro chegam as novidades, lançamentos, eventos inéditos para proporcionar experiências inesquecíveis e posiciona-se como o endereço preferido das famílias na região.

Sobre a Alqia  

A Alqia é uma das principais administradoras de shopping centers do país, atuando desde a concepção até a gestão de portfólio dos empreendimentos. Sob a sua gestão estão 12 empreendimentos distribuídos por diferentes regiões do Brasil, mais de 390 mil m2 de ABL e mais de 1 700 lojas. O grupo atende a diferentes perfis de clientes sempre com o compromisso com eficiência e inovação, gerando valor para empreendedores e impactando positivamente a vida das pessoas e da sociedade.

Os empreendimentos são: Aurora Shopping, em Londrina (PR) e Bossa Nova Mall no Rio de Janeiro. No Nordeste, Shopping Pátio Maceió e Shopping Paralela, em Salvador. Na região Norte, Via Verde Shopping, em Rio Branco e Shopping Manaus Vianorte. Em Minas Gerais, o Shopping Uberaba e o Uberlândia Shopping. Em São Paulo, Shopping Granja Vianna, em Cotia, Pátio Cianê Shopping, em Sorocaba, Super Shopping Osasco e Shopping Metrô Tucuruvi, na capital. Mais informações no site https://www.alqia.com.br/.

Leitura confirma vinda para Shopping Uberaba



População uberabense anseia  por um mix completo de livros 



“Decidimos investir em Uberaba, por ser uma cidade com enorme potencial, número expressivo de habitantes e alta renda per capita e ótimo PIB, e, principalmente,  pela demanda da população por uma grande livraria, com um mix completo”. A afirmação é do sócio-administrador da Rede de Livrarias Leitura,  Bruno Teles (foto). Ele revela que recebe frequentes mensagens de clientes solicitando uma unidade em Uberaba, já há alguns anos.



Teles ressalta que uma cidade do interior, com boa estrutura, e com boa qualidade de vida, Uberaba estava no radar deles há um tempo. “É uma cidade que merece ter uma livraria com um grande acervo literário e também a mais completa papelaria da cidade e região”, assegura. 

Os planos da rede incluem continuar com o plano de expansão, ultrapassando o número de 130 lojas pelo país, “mas sempre, com os pés no chão”. Ser grande, porém, segundo ele, mantendo  atendimento de excelência, com o cliente sempre em primeiro lugar, reunindo grandes livreiros na equipe, com uma curadoria e atendimento de alto nível. 

Revela que o Shopping Uberaba será movimentado também com eventos na loja, como noite de autógrafos/lançamentos de livros, contação de histórias, oficinas de desenho e pintura facial aos fins de semana para as crianças, encontros de cosplay, troca de figurinhas, dia de jogos de tabuleiro/boardgames, e vários outros eventos.  

Mantendo um vasto acervo literário, e também a papelaria mais completa da cidade, Teles diz que o principal foco é crescer com excelência, sem deixar cair a qualidade nas lojas e do atendimento. “Não queremos autoatendimento em nossas lojas, e sim atendimento de qualidade, com profissionais treinados para atender os clientes da melhor maneira possível”, acrescentando que a paixão deles é levar os livros físicos e com atendimento de qualidade, para o maior número de pessoas no Brasil. “Afinal, livro é investimento. Quem lê muito, fala bem, escreve bem, expande o vocabulário, desenvolve o senso crítico e a criatividade. Incentivamos mais livros, e menos telas”, finaliza. 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Hábitos para envelhecimento saudável

 


Aumento da parcela de idosos chama a atenção para a importância de manter uma boa qualidade de vida no processo de envelhecimento, o que envolve não apenas a prevenção de doenças



O envelhecimento saudável da população voltou a ser discutido amplamente no início deste ano, por conta da notícia de que uma brasileira assumiu o posto de “mulher mais idosa do mundo”, conforme o LongeviQuest, um banco mundial de dados e pesquisas sobre longevidade e envelhecimento. Esta liderança passou a ser da freira Inah Canabarro Lucas, que tem 116 anos e mora em um convento católico de Porto Alegre (RS). O mesmo instituto também mostra que o homem mais idoso também é brasileiro: o agricultor João Marinho Neto, de 112 anos, que vive num um lar para idosos em Apuiarés (CE).

O prolongamento da expectativa e do tempo de vida dos brasileiros também se mostra como uma tendência. O Censo 2022, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o total de pessoas com 65 anos ou mais no país chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% em relação ao Censo 2010, quando esse contingente equivalia a 7,4% da população. Atualmente, são mais de 22,1 milhões de idosos.

Estes dados refletem uma preocupação maior que vem aumentando na mesma proporção: a qualidade deste envelhecimento, isto é, quando a pessoa procura chegar cada vez mais ativa e saudável a esta fase da vida, com o mínimo possível de dificuldades de ordem física e mental. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”, que não se resume apenas à ausência de doenças ou enfermidades.

“Embora o envelhecimento seja um processo inevitável, a forma como envelhecemos e a velocidade desse processo são, em certa medida, controláveis. Isso envolve a manutenção da capacidade funcional, da independência, da saúde física e mental, e da participação social ativa, permitindo que as pessoas aproveitem ao máximo os seus anos de vida, com qualidade de vida e bem-estar. É um processo contínuo de adaptação e resiliência, que permite o envelhecimento com vitalidade e autonomia”, define o professor Estélio Henrique Martin Dantas, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PBS) da Universidade Tiradentes (Unit).

Dentro desse conceito, o envelhecimento saudável engloba uma ampla gama de fatores que contribuem para a qualidade de vida na terceira idade, incluindo a capacidade funcional (habilidade de realizar atividades da vida diária), a participação social (manter relações sociais e atividades), o bem-estar psicológico (sentir-se bem emocionalmente) e o bem-estar espiritual (sentido de propósito na vida). “A ausência de doenças é importante, mas não garante, por si só, um envelhecimento saudável e pleno. É a interação complexa desses fatores que determina a experiência individual do envelhecimento e a capacidade de viver uma vida longa e significativa”, diz Estélio.

Um envelhecimento saudável se caracteriza por uma adaptação gradual às mudanças físicas e cognitivas, mantendo-se a capacidade funcional para as atividades da vida diária, a participação social e o bem-estar emocional. Para acompanhar a qualidade deste processo de envelhecimento, não existe um indicador único e definitivo, mas sim uma avaliação holística que considera aspectos físicos (mobilidade, força, resistência a doenças), cognitivos (memória, atenção, raciocínio) e psicossociais (humor, relações sociais, atividades que trazem significado). Segundo o professor, outro ponto a ser observado é se as perdas destas capacidades se acumulam de forma lenta e imperceptível ou de forma abrupta e incapacitante, além de se levar em conta como a pessoa se sente e se percebe nesse processo.



O caminho
Envelhecimento mais saudável passa pelo equilíbrio entre a atividade física diária, a diminuição do estresse, o acompanhamento médico com profissionais especializados e a adoção de uma alimentação mais saudável. São atitudes que, de acordo com Estélio, interferem positivamente na epigenética, ciência que estuda as modificações na expressão gênica sem alteração na sequência do DNA.

“Uma alimentação balanceada e sem ultraprocessados ativa mecanismos antioxidantes que protegem as células, preservando o DNA e retardando o envelhecimento. Exercícios físicos estimulam a reparação tecidual e a integridade celular, beneficiando a saúde cardiovascular, muscular e óssea. Um ambiente limpo e com ar puro minimiza a inflamação e o estresse oxidativo causados por poluentes, enquanto práticas como meditação e controle do estresse regulam hormônios como o cortisol, reduzindo a inflamação. Esses hábitos geram uma expressão gênica com efeitos antioxidantes (preservando o DNA), anti-inflamatórios (mantendo a saúde mitocondrial e imunológica) e anti-mutagênicos (reduzindo o risco de câncer). Assim, a combinação desses fatores resulta em um envelhecimento mais lento e com melhor qualidade de vida”, explica Estélio.

Por outro lado, o professor aponta que o tabagismo, o consumo de álcool, a privação de sono e a falta de vida social impactam negativamente o processo de envelhecimento, representando uma sobrecarga para um organismo que já está em processo de agravo funcional. Isso aumenta o risco de doenças crônicas, a redução da imunidade e o aumento das inflamações, a falta de convívio social e os riscos de depressão e declínio cognitivo. “Esses hábitos prejudiciais impõem uma demanda extra ao corpo envelhecido, intensificando o processo de deterioração e aumentando a chance de doenças e incapacidades”, alerta.


Estudos
Um dos principais centros que estudam o processo de envelhecimento humano é o Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (Labimh), ligado ao PBS/Unit e coordenado pelo professor Estélio. Criado em 2015 com o envolvimento dos cursos da graduação e pós-graduação da área de Saúde, ele atua em duas frentes, com foco na compreensão e comprovação científica do envelhecimento saudável. A primeira envolve o projeto de extensão Masterfitts, que envolve idosos e voluntários da comunidade que mora na região do bairro Farolândia, próximo ao campus da Unit, em Aracaju. Eles têm acesso gratuito a exercícios físicos individualizados e supervisionados, além de palestras de educação para a saúde, com o objetivo de minimizar os problemas causados pelo envelhecimento e promover a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Na segunda frente, voltada à pesquisa aplicada, estudos de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica buscam investigar o impacto dos hábitos saudáveis na saúde física e mental de idosos. E desde o ano passado, o Labimh/Unit iniciou um projeto de pesquisa pura em parceria com a Vanderbilt University, de Nashville (Estados Unidos), sobre a influência dos hábitos saudáveis na preservação do DNA de cada pessoa. “Ele aprofunda o estudo da influência desses hábitos na disfunção mitocondrial e na expressão epigenética, contribuindo para uma compreensão mais completa dos mecanismos biológicos envolvidos no envelhecimento saudável e fornecendo base científica para intervenções eficazes”, completa Estélio.



Sobre a Universidade Tiradentes
Com 62 anos de história, a Universidade Tiradentes (Unit) é a primeira instituição de ensino superior particular em Sergipe e se destaca pelo alto nível de empregabilidade de seus egressos, qualificação do corpo docente, e pelas suas modernas e amplas instalações.

A Unit tem quatro campi em Sergipe: em Aracaju e nas cidades de Itabaiana, Propriá e Estância. Além deles, há ainda 26 polos de EAD em sete estados do Nordeste, sendo a Unit a instituição pioneira no estado a ofertar ensino a distância (há 20 anos). Cerca de 80% do seu professorado é composto por doutores ou mestres, sendo que 70% dos docentes estão envolvidos em outras atividades de ensino, pesquisa ou extensão.

Seus Programas de Pós-graduação (PPG) Stricto sensu – que oferecem cursos de mestrado e doutorado — são avaliados nos níveis mais altos estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo dois PPGs com nota 5, dois com nota 6 e um com nota 4 (a máxima é 07).

O corpo docente da Unit, reconhecido internacionalmente, abriu as portas da Unit para firmar parcerias com mais de 60 universidades estrangeiras, nas quais o aluno pode viver experiências acadêmicas em outros países e ainda explorar oportunidades de bolsas de estudo.

A Unit integra um robusto ecossistema educacional e de pesquisa que inclui o Tiradentes Innovation Center (TIC) e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), ambos fundamentais para o avanço tecnológico e científico da região e do país.

Maria Fumaça de S.João del-Rei e Tiradentes retoma viagens nesta sexta


 

A circulação do Trem Turístico havia sido suspensa no último fim de semana, de forma preventiva, em função das fortes chuvas na região





VLI/Divulgação


A VLI, administradora da Maria Fumaça, informa que retomará, nesta sexta-feira (7), a circulação da Maria Fumaça que liga as cidades de São João del-Rei a Tiradentes e vice-versa, no Campo das Vertentes (Minas Gerais). Os passeios foram suspensos no último fim de semana, de forma preventiva, devido às fortes chuvas na região, que provocaram a elevação do Rio Elvas, que fica no trajeto dos tradicionais passeios do Trem Turístico.

 

Para conferir a agenda com os horários do trem turístico, que é o mais antigo em operação no Brasil e foi inaugurado por Dom Pedro II em 28 de agosto de 1881, basta clicar aqui. A tarifa inteira é de R$ 86 e a meia-entrada é de R$ 43, em cada trajeto.

 

A venda de passagens é feita por meio de totens de autoatendimento, nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, bem como pela internet. Pela web, basta clicar no link da Buson, responsável pela venda de passagens do trem turístico. Mais informações podem ser obtidas através do site, Alô VLI pelo telefone 0800-0221211 ou WhatsApp (31) 98308-5538.

 

Meia-entrada

 

A entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos (no colo), mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Têm direito à meia-entrada (50%): crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes a partir de 13 anos com carteirinha válida no período e identidade com foto; pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, portando carteirinha ou laudo médico, e seu acompanhante, quando houver; pessoas a partir de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto; professores acompanhados a cada grupo de 10 alunos; doadores de sangue ou medula óssea apresentando documento de identificação pelo Conecte SUS Cidadão ou pelo Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome); moradores da cidade de São João del-Rei e entorno, em até 50 quilômetros, mediante a apresentação de um comprovante de residência (luz, água, telefone, internet) em seu nome, além do documento de identidade, carteira de habilitação ou certidão de nascimento.

 

Os cônjuges que não têm comprovantes de residência em seu nome podem apresentar certidão de casamento. Aqueles que não têm comprovante de residência em seu nome e não são casados, podem levar a carteira de trabalho, comprovando o vínculo de trabalho na região, ou um contrato de aluguel. As crianças podem mostrar a carteirinha da escola ou declaração escolar com papel timbrado da instituição das cidades.

 

Os passageiros que adquiriram antecipadamente bilhetes para o passeio poderão solicitar a remarcação da viagem, sem custo adicional, ou o reembolso do valor pago. Para isso, basta entrar em contato com a Buson, por meio do telefone (11) 2626-9632, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou pelo WhatsApp (12) 99645-1386, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e aos sábados de 9h às 19h.

 

Para mais informações, acesse: Link

Chopp & Comida de Boteco chega a Uberaba

Estações gastronômicas celebram a culinária mineira de 7 a 9 deste mês




                                                                                                       Divulgação

    Banda Afonso’s Music      


                                                             DJ Viny Depp 



                 e Banda Projeto ao Cubo no evento que começa nesta sexta



Blue Show Agência de Entretenimento apresenta o Festival de Chopp & Comida de Boteco, com estreia neste mês, no Triângulo Mineiro. Referência na criação de experiências marcantes, a Blue Show escolheu o Shopping Uberaba para a estreia do Festival que promete conquistar paladares e corações com a sua primeira edição em Minas Gerais. Segundo Alexandre Rangel, diretor-executivo da Agência e idealizador do projeto, esta estreia acontece no berço da comida de boteco, em que o cardápio é a principal atração. “Minas é o Estado perfeito para iniciarmos o projeto com pé direito e levá-lo para o Brasil inteiro, com essa mistura da cultura mineira”, frisa.


Com estações gastronômicas que celebram o melhor da comida de boteco, o festival exalta o que há de melhor na culinária mineira, com restaurantes e chefs conhecidos do público, reunindo todos em um ambiente, é, de acordo com Rangel, realmente fantástico, sendo que a proposta é proporcionar um fim de semana inteiro repleto de alegria, música ao vivo, sabores irresistíveis e um ambiente descontraído, ideal para reunir os amigos, a família e todos que desejam aproveitar a vida, brindando bons momentos.


Artistas - Bandas e DJs animarão o público durante todo o evento. Entre as atrações confirmadas, estão Afonso´s Music, Projeto ao Cubo, Samba Trio e DJ Viny Depp. O evento valoriza os talentos da cidade e região para que a mistura fique ainda mais aconchegante. Rangel fez escolhas de repertórios que atenderão ao gosto do público em geral. Além de Minas Gerais, o festival já tem edições confirmadas em importantes praças como Distrito.


SERVIÇO

Festival de Chopp & Comida de Boteco
📍 Onde: Estacionamento do Shopping Uberaba
📅 Quando: 7, 8 e 9 de fevereiro
🕒 Horários:
Sexta: 17h às 22h
Sábado e domingo: 11h às 22h
🎟 Entrada: Gratuita (Estacionamento do Shopping cobrado normalmente)
💰 Preços:
Gastronomia: a partir de R$35
Chopp: R$12,99
📢 Apresentado por: Shopping Uberaba
📺 Apoio: TV Integração – Sinhores
🎭 Realização: Blue Show