terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Museu lança exposição 'Mulheres na Ciência'



Mostra promove maior visibilidade às mulheres que se dedicaram e dedicam às ciências ressaltando o trabalho de 12 importantes cientistas


Foto: Joca Duarte




                                    Mulheres na Ciência no Museu Catavento  




O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Siemens, apresenta a exposição temporária "Mulheres na Ciência", aberta até o dia 11 de fevereiro de 2022 (dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência).

Atualmente, no Brasil e em alguns países, as mulheres são maioria nas universidades. Mas esta é uma realidade bastante recente. Em uma sociedade predominantemente patriarcal, por séculos muito foi negado às mulheres, inclusive acesso ao conhecimento. Mas felizmente esse quadro vem se modificando. As mulheres assumiram seu lugar de destaque nas ciências, com contribuições e reconhecimentos relevantes.

Neste sentido, a exposição "Mulheres na Ciência" foi concebida para trazer à luz mulheres que atuaram e atuam de modo significante para pesquisa e desenvolvimento científico apresentando, em painéis monumentais, 12 cientistas de diferentes épocas, nacionalidades e áreas do conhecimento.

Além do que será exposto, os painéis disponibilizam QRCode para acessar mais informações sobre cada cientista e espaço dedicado a fotos e menção às cientistas contemporâneas que conhecemos no nosso dia a dia, professoras, familiares, amigas e ídolos de cada um.


As mulheres

Ada Lovelace - Matemática e escritora inglesa. Reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage

Angela Olinto - a cientista astrofísica e professora brasileira radicada nos Estados Unidos e uma da maiores autoridades mundiais em física de astropartículas

Emmanuelle Charpentier - microbiologista e imunologista francesa. Prêmio Nobel de Química, junto com Jennifer Doudna, "pelo desenvolvimento de um método de edição de genoma"

Jaqueline Goes de Jesus - biomédica, doutora em patologia humana e pesquisadora brasileira. Coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no Brasil

Jennifer Doudna - bioquímica e bióloga molecular estadunidense. É professora da Universidade da Califórnia em Berkeley. Prêmio Nobel de Química, junto com Emmanuelle Charpentier, "pelo desenvolvimento de um método de edição de genoma".

Katherine Johnson - matemática, física e cientista espacial norte-americana. Ela fez contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos, em especial em aplicações da computação na NASA.

Lise Meitner - física austríaca que estudou radioatividade e física nuclear, descobriu a fissão nuclear

Marcelle Soares-Santos - física brasileira. Professora na Universidade Brandeis, é pesquisadora no Fermi National Accelerator Laboratory, em Batavia, próximo a Chicago. Sua pesquisa foca nas características de ondas gravitacionais e na energia escura.

Marie Curie - foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade.

Mayana Zatz - bióloga molecular e geneticista brasileira, professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Rosalind Franklin - química britânica que contribuiu para o entendimento das estruturas moleculares do DNA, RNA, vírus, carvão mineral e grafite

Tiera Fletcher - engenheira americana, uma das designers e analistas estruturais da equipe do Sistema de Lançamento Espacial para a NASA, que deve enviar pessoas a Marte


Serviço 

Museu Catavento lança exposição "Mulheres na Ciência"
Período: Até 11/02/2022
Horário: de terça a domingo das 9h às 17h (Claustro do Museu Catavento)
Informações: (11) 3315 0051 e https://www.museucatavento.org.br
Ingressos: R﹩ 10 inteira e R﹩ 5 meia (entrada gratuita às terças-feiras)
Estacionamento no local: R﹩ 15 por 4h, adicional de R﹩ 5 por hora (visitantes)
Endereço: https://museucatavento.org.br/como-chegar


Redes sociais do museu:

Facebook: @cataventocultural
Instagram: @museucatavento
Twitter: @MCatavento
Youtube: Museu Catavento

Rolando Boldrin faz especial na Cultura



O samba está na moda, com o grupo Casuarina, irá ao ar no dia 24, a partir das 22h


 
                                                                 Pierre Yves Refalo



A TV Cultura, num bonito gesto de reconhecimento à contribuição cultural deste seu artista exclusivo, que já figura em sua grade há 16 anos, com o programa Sr. Brasil, presenteia Rolando Boldrin, e seu grande público, com o especial Boldrin 85 Anos - O Samba Está na Moda. Vai ao ar no dia 24 de dezembro (véspera de Natal), a partir das 22h.


No dia 22 de outubro, Rolando Boldrin quis comemorar o seu aniversário de 85 Anos na cidade de São Joaquim da Barra - SP, terrinha natal tão cantada em verso e prosa. Mais precisamente no palco de um teatro. Nada mais oportuno do que estrear o espetáculo, idealizado pelo grupo carioca Casuarina, que presta um tributo em vida a Rolando Boldrin, revelando ao público e exaltando seu lado compositor.


Com interpretações e arranjos personalíssimos, estão entre as obras escolhidas: Vide Vida Marvada; A Minha Moda; Onde Anda Iolanda; Chico Boateiro; Maria Isabel; Eu, a Viola, e Deus, entre outras surpresas.


O especial tem sempre a participação de Boldrin, ora cantando, ora contando os causos deste apanhado de antológicas composições, que inclui parcerias históricas como a inédita Três Heróis, composta junto com o ícone da cultura brasileira Adoniran Barbosa e guardada a sete chaves por décadas, até este momento. Além de Bola na Rede, composta em parceria com Gianfrancesco Guarnieri, que teve sua primeira gravação estrelada por Eva Wilma, ao lado dos próprios compositores. Também está incluída neste repertório a célebre parceria com Tom Zé, intitulada Moda do Fim do Mundo.

Torneio feminino ganha novo patrocínio



etermax Brand Gamification aproxima gamers e marcas em torneio feminino e independente de FIFA com patrocínio da Turtle Beach


Competição reúne dez pro-players do cenário competitivo e tem premiação de R$ 5 mil; todas as partidas serão transmitidas ao vivo nos canais dos streamers da SPQR, apoiadora do torneio, e final será disputada em 27 de dezembro


Durante as partidas on-line, serão realizadas ações interativas com a Turtle Beach e aqueles que assistirem às partidas poderão adquirir o headset Recon Spark com 36% de desconto





São Paulo, 21 de dezembro de 2021 - A etermax Brand Gamification, área da etermax dedicada a criar conexões entre marcas e o universo dos games, e a Turtle Beach, líder de mercado na fabricação de acessórios para jogos e pioneira no desenvolvimento de headsets de alto desempenho para consoles, promovem um torneio feminino independente de FIFA com premiação de R$ 5 mil. Todas as partidas do famoso jogo digital de futebol serão transmitidas ao vivo nos canais da Twitch de ThataGamerX, PradoMonster ePqnoo, streamers parceiros da SPQR, time de eSports que apoia a competição. A grande final está marcada para 27 de dezembro.



Segundo Christian Cunha, diretor da etermax Brand Gamification no Brasil, além da parceria com a SPQR e a chance de fomentar o cenário competitivo feminino de FIFA, a ação de marketing com a Turtle Beach mostra que há diversas maneiras inovadoras de conectar as marcas com o público de games e dos eSports. "A audiência crescente e a profissionalização tornam os esportes eletrônicos uma importante plataforma de comunicação com os consumidores. Unindo criatividade, tecnologia e inovação, há um oceano de oportunidades para os anunciantes".



Mais informações da competição estão disponíveis aqui.