sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Theatro Municipal de SP anuncia temporada


Além de adquirir os ingressos para o espetáculo, o público também contará com a opção do Caderno de Assinaturas, que estará à venda a partir do dia 24 deste mês




       Foto Stig Lavor
O público poderá conferir homenagem ao centenário da Semana Modernista


São Paulo,  janeiro de 2022 -- Que se preparem os amantes de cultura, arquitetura e turismo, pois as cortinas do Theatro Municipal de São Paulo vão se abrir para o público, agora em janeiro, dando início à temporada de 2022. O complexo cultural recebe este ano 11 títulos de óperas, 28 programas sinfônicos e três apresentações dedicadas à dança. O público também poderá conferir no mês de fevereiro uma importante homenagem ao centenário da Semana Modernista, com uma programação voltada para este marco que ocorreu no próprio Theatro, em 1922.

Além de adquirir os ingressos para o espetáculo, o público também contará com a opção do Caderno de Assinaturas, que estará à venda a partir do dia 24 de janeiro. Essa é uma forma mais fidelizada de garantir o lugar com antecedência para as temporadas sinfônica e lírica, além de possibilitar a escolha de eventos ao longo do ano. Para aqueles que já são assinantes, o Municipal entrará em contato, via e-mail.

“Passado um semestre da retomada da programação presencial de 2021, que incluiu três montagens de óperas, três temporadas de balé, mais de vinte concertos e a exposição Fantasmagoria, comemorando 110 anos do Theatro Municipal, temos a felicidade de iniciar 2022 anunciando uma temporada pensada por mentes atentas ao que a casa vem produzindo, às ausências históricas e ao lugar que este teatro ocupa na cidade. Pela primeira vez, trabalhamos com um comitê curatorial multidisciplinar, composto por Bel Santos Mayer, Kleber Simões (KL Jay), Ligiana Costa, Luiz de Godoy e Nelson Soares, possibilitando que questões inabituais fossem levantadas e ampliando o debate sobre a programação de 2022 com os corpos artísticos da casa. Isto também foi possível devido a inclusão de apresentações selecionadas no edital externo que lançamos em 2021 ”, apresenta Andrea Caruso Saturnino, Diretora Geral do Complexo.


Centenário da Semana de Arte Moderna no Theatro Municipal

Era fevereiro de 1922 e o Theatro recebia ali os principais artistas do movimento modernista. Nomes como Heitor Villa-Lobos, Anita Malfatti, Carlos Drummond de Andrade estiveram no saguão do Municipal na conhecida Semana de 22, um dos principais movimentos culturais do país. Para celebrar este centenário, o Municipal apresenta, entre 10 a 17 de fevereiro, uma programação condensada dos corpos artísticos, um ciclo de encontros, saraus e diversas atividades.


A celebração começa com a instalação artística Recostura, da ativista Chris Tigra, que ficará na fachada principal do Theatro até dia 10 de março. Na parte da tarde, terá início um ciclo de encontros, com a mesa Faltas, Fendas e Forças da Semana de 22. Haverá ainda uma apresentação do Coral Paulistano, trazendo um repertório de Música Coral Brasileira, sob a regência de Maíra Ferreira. E na sexta-feira, dia 11, haverá o show da Dona Onete e do Dj Ju Salty.


Na manhã de sábado, dia 12, o público é convidado a participar de uma Expedição Modernista, junto ao Coletivo Jornal das Miudezas e Coletivo Teatro Dodecafônico, na qual os participantes caminharão pelo centro da cidade fazendo paradas e realizando oficinas em três equipamentos culturais: Casa da Imagem, Biblioteca Mário de Andrade e Theatro Municipal. A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo integra a grade com duas apresentações especiais com um programa completo das Bachianas, de Heitor Villa-Lobos. Também celebrando o centenário, a Orquestra Experimental de Repertório apresenta Villa-Lobos e Radamés Gnattali. Além disso, dois espetáculos teatrais em processo serão apresentados na Cúpula do Theatro Municipal no sábado e domingo: Fortes e Vingativos como Jaboti, com a Bendita Trupe (SP), dramaturgia e direção geral de Johana Albuquerque, e Infância, baseado na obra homônima de Graciliano Ramos, com Ney Piacentini e Alexandre Rosa no elenco.


Durante a semana, o Theatro Municipal dará sequência ao ciclo de encontros, trazendo convidados para refletir sobre patrimônio e acervo em vistas do centenário. Na segunda-feira, o Theatro reúne os principais saraus da cidade de São Paulo para se apresentarem em seu palco, com o Rappin´Hood como mestre de cerimônias. Já a Praça das Artes se abre para o improviso, com a participação de várias linguagens artísticas como dança, teatro, poesia e discotecagem no espetáculo Esta Noite Se Improvisa!, apresentado pelo MC Max BO, no dia 15. A programação de saraus e improvisos terá sequência mensal, a partir de abril, na Praça das Artes.


O Quarteto de Cordas inicia uma série sobre Identidade Brasileira, apresentando diferentes compositores brasileiros no decorrer do ano, em referência à questão da identidade no modernismo, começando com Villa-Lobos e Guarnieri, em duas apresentações. O Balé da Cidade estreia a peça Muyrakytã, com coreografia de Allan Falieri e música de Beto Villares, que será apresentada junto com Isso dá um Baile!, estreia de 2021 na Praça das Artes, que agora ganha versão para palco. A coreografia é de Henrique Rodovalho, com consultoria de Celly IDD e Neguebites e trilha sonora de Heavy Baile, Leo Justi e Theo Zagrae. O programa segue em cartaz até o dia 28, oferecendo ao público uma alternativa no período do carnaval. A partir do sábado, dia 12, o Educativo inaugura uma nova visita voltada para crianças, com descobertas por meio da observação das linhas, das formas e das cores presentes na arquitetura e elementos artísticos do Theatro, chamada Linha, Forma e Cor.



Óperas

A Programação de Ópera do Complexo Theatro Municipal de São Paulo apresenta 11 títulos de Ópera durante 2022 e contempla quatro principais eixos: o fomento à criação de óperas brasileiras; a apresentação de títulos periféricos ao grande cânone que nunca foram montados pelo TMSP; os grandes clássicos do repertório que sempre devem ser revisitados; e, ainda, a expansão do gênero em termos cronológicos e espaciais com o projeto Ópera Fora da Caixa.


A tão esperada temporada lírica tem início logo em abril, com um programa de duas obras inéditas, encomendadas pelo Theatro, a partir de textos do dramaturgo Plínio Marcos: “Navalha na Carne”, de Leonardo Martinelli, com direção cênica de Fernanda Maia e “Homens de Papel”, de Elodie Bouney e direção cênica de Zé Henrique De Paula. As récitas iniciam no dia 8 e seguem até o dia 14, com direção musical e regência do maestro Roberto Minczuk.


O segundo título a estrear no palco do Municipal, como parte das comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna, é uma grande aposta do Theatro: a montagem inédita de “O Café”, com composição inédita de Felipe Senna, a partir do libreto escrito por Mário de Andrade e direção cênica de Sérgio de Carvalho. A estreia acontece no dia 3 de maio, com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Luís Gustavo Petri e conta com a participação do Coral Paulistano e do Balé da Cidade.


Em junho, a famosa sala de espetáculos do Theatro receberá a maior ópera de Giuseppe Verdi, “Aida”, que estava sendo ensaiada em montagem inédita pela diretora Bia Lessa, com direção musical e regência de Roberto Minczuk, quando o Theatro parou devido à pandemia. A retomada da nova montagem apresenta a soprano brasileira Priscila Olegário como protagonista do primeiro elenco. A ópera, composta por 4 atos, terá um total de 7 récitas, apresentadas pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e Coro Lírico.

Na sequência, a montagem de sucesso realizada pelo Theatro em 2018, “Der Rosenkavalier” (O Cavaleiro da Rosa), de Richard Strauss, volta ao palco do Theatro, em agosto, com direção cênica de Pablo Maritano. O público terá a oportunidade de rever a comovente interpretação de Luisa Francesconi para o jovem Octavian. Com direção musical e regência de Roberto Minczuk, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistanos realizam 5 récitas a partir do dia 5 de agosto.


Em setembro, a OSM e o Coro Lírico apresentam “L’Amour des Trois Oranges” (O amor das três laranjas), de Sergei Prokofiev, ópera em 4 atos da peça homônima de Carlo Gozzi, raramente apresentada na América Latina. A cargo da direção, ninguém menos que o ator Luiz Carlos Vasconcelos, criador do circo teatro Piolim e figura notável nos palcos e telas do Brasil. A regência da Orquestra Sinfônica Municipal será do maestro Roberto Minczuk.


A temporada lírica encerra suas apresentações com chave de ouro com a montagem de “La Fanciulla Del West” (A Garota do Oeste), de Giacomo Puccini. A trama se passa durante a corrida do ouro norte-americana, na qual bandidos, trabalhadores oprimidos, um xerife cruel e uma única mulher de caráter fortíssimo, a personagem Minnie, interpretada por Marsha Thompson, no primeiro elenco, vivenciam experiências universais como amor, saudade, justiça e perdão. Ópera, composta para ser estreada no Metropolitan em 1910, ganha sua primeira produção no Theatro Municipal de São Paulo, com direção cênica da múltipla artista Carla Camurati. Com os músicos da Orquestra Sinfônica e Coro Lírico, a estreia será no dia 25 de novembro.


No projeto Ópera Fora da Caixa apresentaremos quatro títulos e três montagens (sendo uma delas um double bill) de óperas de câmara em espaços não ortodoxos, fora da caixa cênica: uma ópera barroca francesa (Actéon de M.A. Charpentier), uma ópera clássica (L´isola disabitata de J. Haydn) e um double bill de uma ópera pós romântica (Savitri de Gustav Holst), uma nova ópera do compositor Mauricio de Bonis.


Concertos dos Corpos Artísticos e espetáculos de dança

Sob regência do maestro titular Roberto Minczuk, a Orquestra Sinfônica Municipal trará para o público logo em janeiro, no aniversário da cidade, um espetáculo com obras de Mozart, Villa-Lobos, Lorenzo Fernandez e Mignone. Para celebrar os 25 anos de São Paulo, o Coro Lírico também se junta ao grupo com o jovem pianista Isaque Alves e a solista Mere Oliveira. Ao longo do ano, o grupo apresentará uma ópera em concerto de Mozart Camargo Guarnieri, além de apresentações com convidados como André Mehmari, Yamandu Costa, Maria Bia Pichitelli como solista, entre muitos outros.


“Integrando a nossa programação sinfônica nós teremos, em forma de concerto, a ópera Pedro Malazarte, com música de Camargo Guarnieri e libreto de Mário de Andrade, que se junta a outras composições dessa dupla como Quatro Poemas de Macunaíma e A Serra do Rola Moça, no concerto Paulistas Desvairados. A programação está recheada de sinfonias apoteóticas e conta com artistas nacionais e internacionais renomados como o violonista e compositor Yamandu Costa, os cantores Atalla Ayan, Maria Pia Piscitelli, Luciano Ganci, entre muitos outros. Duas maestras convidadas integram esse time: Jeri Lynne Johnson, destaque no cenário internacional, regendo Glass e Dvorák, e a brasileira Mariana Menezes, que faz também sua estreia no nosso palco. Contaremos também com a estreia latino americana da obra Vernissage, do compositor norte americano Donovan Seidle”, afirma o maestro, sobre os concertos sinfônicos de 2022.


Já sob regência de Jamil Maluf, a Orquestra Experimental de Repertório inicia o ano apresentando o programa Sinfonia Fantástica. Durante 2022, os músicos homenagearão no palco do Municipal compositores como César Franck, Tchaikovsky, Guarnieri, Bruckner, Richard Wagner, entre muitos outros.


O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo também traz em 2022 um programa dedicado aos grandes modernistas. O grupo, formado pelos violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Rafael Cesario, interpreta, ao longo do ano, obras de Villa-Lobos e Guarnieri, entre outros compositores brasileiros e internacionais.


As apresentações do Coral Paulistano, sob a regência da maestra Maíra Ferreira, prometem comover e emocionar o público e incluem um réquiem de Brahms em homenagem a Naomi Munakata, ex-regente do Coral Paulistano, vítima da Covid-19 em 2020. Também fazem parte do repertório programas de Arvo Pärt, compositores latino americanos com maestros convidados, lendas folclóricas brasileiras com uma cantata do compositor André Mehmari, entre outros. Em novembro, o Coral Paulistano participará do espetáculo Mukondo Lírico, um funeral para Zumbi, seus medos e festas, de Di Ganzá e Allan da Rosa, junto com os bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo.


Depois das apresentações da obra inédita Muyrakytã e de Isso dá um Baile!, O Balé da Cidade de São Paulo, que conta com a direção artística de Cassi Abranches, se prepara para apresentar novamente as montagens de Transe, coreografia de Clébio Oliveira e música de Ezio Bosso, e o clássico Adastra, com coreografia de Cayetano Soto e música de Matresanch.


Em setembro, o Balé da Cidade de São Paulo estreia duas obras inéditas, com participação da Orquestra Sinfônica Municipal ao vivo, sob regência do maestro Roberto Minczuk. No programa, a Sinfonia Inacabada, de Franz Schubert, que terá coreografia do artista suíço Ihsan Rustem, que pela primeira vez irá criar uma obra para uma companhia brasileira; e Sixty-Eight, de John Cage, que terá coreografia de Alejandro Ahmed, em primeira colaboração com o Balé da Cidade.


Um dos pontos altos da temporada de 2022 é a reabertura da Praça das Artes, que no decorrer do ano terá eventos de formação e educativos, exposições, saraus, espetáculos de improviso, e apresentações dos Corpos Artísticos.

Em breve serão divulgados os programas de circulação dos corpos artísticos, que, a partir de abril, irão realizar abrangendo 08 regiões periféricas da cidade de São Paulo.


Acesse o site do Complexo Theatro Municipal para conferir a programação completa.


...

Poesia Expandida abre inscrições para curso

Oferecido pelo Centro de Referência Haroldo de Campos do museu, o curso gratuito pretende estimular o uso de novos meios e suportes de criação na poesia. Inscrições até 4 de março


                                                                                                             Foto André Hoff

                  Estão sendo ofertadas 40 vagas (20 vagas presenciais e 20 online)



A Casa das Rosas -- Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis, recebe de 18 janeiro a 4 março inscrições para a 4ª edição do Poesia Expandida, curso gratuito voltado para interessados na criação literária.

Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso Poesia Expandida aborda o universo da poesia nas diversas possibilidades expressivas da palavra, do som e da imagem e explora a criação poética em diferentes meios e suportes. “Este é um dos raros cursos no país -- se não for o único -- que convida e orienta os participantes para uma experiência de criação poética para além do verso e da página”, aponta Júlio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas.

Neste ano, estão sendo ofertadas 40 vagas (20 vagas presenciais e 20 online). É esperado que os selecionados que residirem na cidade de São Paulo participem presencialmente das aulas, que acontecerão no anexo da Casa Guilherme de Almeida devido ao restauro do Museu Casa das Rosas. As aulas online serão realizadas pela plataforma Google Meet.

Os interessados, que devem ser maiores de 18 anos, precisam preencher a ficha de inscrição com três trabalhos poéticos autorias -- em verso ou prosa --, um texto de demonstração de interesse e um breve currículo de dez linhas. Os trabalhos poéticos podem ser:

Poemas (em verso ou prosa) em pdf, sendo que a soma dos trabalhos não deve ultrapassar 10 páginas;
Poemas visuais em jpeg (mínimo de 1.200 pixels de lado);
Poemas e/ou performances poéticas vocais e corporais em vídeo nos formatos avi ou mp4 -- se preferir enviar por Youtube ou Vimeo, deverá informar o link. A duração máxima de 3 minutos cada trabalho;
Poemas sonoros em formato mp3 ou postados na plataforma Soundcloud. A duração máxima de 3 minutos cada trabalho.

Os arquivos devem ser enviados compactados em formato rar ou zip e identificados com o nome completo do inscrito. Aqueles que optarem por enviar os arquivos na forma de links, devem colocar os links no bloco de notas e enviar compactados em um desses formatos.


O curso começa no dia 17 de março e segue até 9 de julho de 2022. Serão dois encontros semanais (às quintas, das 19h00 às 21h00, e aos sábados, das 10h30 às 13h30). Entre os professores confirmados estão Juliana Di Fiori Pondian, pesquisadora nas áreas de linguística, semiótica, tradução, poesia e literatura e tradutora de línguas clássicas e modernas; Daniel Minchoni, poeta e artista da poesia falada e da performance. Artista de vanguarda, criou e toca eventos de poesia em São Paulo como: "O menor Slam do Mundo" e "O sarau do burro"; e Anderson Gomes, artista, poeta visual e arte-educador.


A seleção dos alunos é realizada por uma comissão de profissionais de literatura sob a coordenação do Centro de Referência Haroldo de Campos. A comissão de seleção leva em consideração, em primeiro lugar, a compatibilidade do perfil do candidato em relação à proposta do laboratório que explora a criação verbal em diferentes meios e suportes. No breve currículo e na declaração de interesse, será observado o nível de envolvimento do candidato com a criação poética de invenção. Nos trabalhos poéticos enviados, serão consideradas a técnica e a inventividade.


A lista com os selecionados será divulgada no dia 14 de março no site da Casa das Rosas. Para mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição e sobre o curso “Poesia Expandida”, acesse o site da Casa das Rosas.


SERVIÇO

Curso Poesia Expandida
Formação teórica e prática
Duração: De 17 de março a 9 de julho de 2022, em dois encontros semanais: quintas-feiras, das 19h às 21h, e sábados, das 10h30 às 13h30.
40 vagas | Online e Presencial | Grátis
Inscrições gratuitas -- 18 de janeiro a 04 de março de 2022 neste link.
Divulgação do resultado / lista das pessoas selecionadas: dia 14 de março de 2022 no site da Casa das Rosas.
*Aulas presenciais no Anexo da Casa Guilherme de Almeida.

Festival ganha o céu em Lakeland, na Flórida

Up Up & Away Hot Air Balloon é realizado no SUN ‘n FUN Expo Campus






Lakeland, FL (janeiro de 2022) - O Festival Up Up & Away Florida Hot Air Balloon ganha o céu de 6 a 8 de maio, em Lakeland, na região da Flórida Central. Organizado pela Up Up & Away Florida, Inc., uma organização sem fins lucrativos, o evento aéreo traz o espetáculo e a graça do crepúsculo noturno em balões de ar quente, além de subidas em massa no início da manhã e no final da tarde. Uma variedade de entretenimento, incluindo passeios de balão amarrado, bandas ao vivo, show de carros, passeios de helicóptero, vendedores e boa comida farão desta segunda edição do evento anual um must-do familiar.

"Retornar a Lakeland fez sentido para nós por causa do sucesso que tivemos em nosso primeiro evento em fevereiro de 2020. Como muitos, não pudemos hospedar nosso evento este ano, mas estamos muito animados com o que planejamos para 2022", diz diretor executivo, Ron Clukey. "À medida que mais pessoas tomam conhecimento de nós e do nosso compromisso com a comunidade, acreditamos que este festival de balões de ar quente baseado no voluntariado está rapidamente se tornando um grande evento realizado anualmente no Aeroporto Internacional Lakeland Linder".

A missão do Up Up & Away Hot Air Balloon Festival é fornecer oportunidades a organizações sem fins lucrativos locais para arrecadar fundos, participando do apoio e operacionalização do evento, bem como promovendo a missão de sua própria entidade. Apenas em seu primeiro ano, Up & Away Florida doou US$ 10.000 para o Aerospace Center for Excellence por seus programas STEM voltados para jovens. E agora busca parceria com muitas outras organizações locais sem fins lucrativos para este evento que está por vir.

O entretenimento e as atividades ao longo do dia foram ampliados. A música ao vivo manterá os níveis de energia altos com bandas como Rico Monaco Band e Audio Exchange no palco durante à noite. Serão oferecidas atividades relacionadas ao próprio balonismo. Uma nova área VIP proporcionará uma experiência aprimorada perto de toda a ação. Detalhes sobre passeios de balão e passeios amarrados para compras estarão disponíveis em breve.


O Up Up & Away Hot Air Balloon Festival está planejando ultrapassar a audiência de 25.000 pessoas. A organização está trabalhando diligentemente para recrutar equipes de balões de todo o país e mostrar as habilidades aeronáuticas desses pilotos. O clima é sempre um fator, mas com múltiplas oportunidades para brilhos crepusculares e subidas em massa ao longo dos 3 dias, a organização está confiante que este evento, faça chuva ou faça sol, agradará ao público.

O Up Up & Away Hot Air Balloon Festival é realizado no SUN ‘n FUN Expo Campus localizado no lado sul do Aeroporto Internacional Lakeland Linder. Os ingressos e pacotes de camping no local já estão à venda.


Para saber mais sobre tudo o que está acontecendo no lugar mais doce da Flórida clique aqui e siga nas mídias sociais: Instagram , Facebook , Pinterest , Twitter e YouTube .



Sobre o Visit Central Florida

Visit Central Florida é a organização oficial de Marketing do Condado de Polk, na Flórida, e é especializada em ajudar os visitantes a planejarem as férias repletas de diversão na região da Flórida Central. Para mais informações, acesse o site oficial do Visit Central Florida.


Sobre a TM Latin America

TM Latin America é uma renomada empresa internacional de marketing turístico que se especializa no mercado de destinos e atrações de classe mundial para o mercado latino-americano. Conta com uma equipe de profissionais trilingues e especializados em diferentes áreas: marketing, vendas, comunicações, marketing digital e posicionamento de marcas. Tem sua sede em Orlando, na Flórida e presença no Brasil, na Colômbia, no México e na Argentina, cobrindo toda a América Latina.

 

Planetário Ibirapuera faz sessão ao vivo


Para celebrar o aniversário e homenagear os 468 anos de São Paulo, ocorrerá a sessão ao vivo “O primeiro céu de São Paulo” neste sábado (22), às 19h




Na próxima quarta-feira, 26 de janeiro, o Planetário Ibirapuera, celebra seu aniversário de 65 anos. Para comemorar a data, a Urbia, responsável pela gestão do local, realizará uma programação especial entre os dias 22 e 25 de janeiro que traz, entre os destaques: Projeto Científico e duas sessões, ao vivo e gratuitas, sobre a história céu de São Paulo.


Fundado em 1967, o emblemático endereço da capital paulista foi o primeiro Planetário aberto ao público no país. Idealizado pelo Professor Aristóteles Orsini, o espaço, que carrega o nome do seu fundador como forma de homenageá-lo, foi criado com a finalidade de difundir e ampliar o conhecimento das pessoas acerca dos estudos e informações sobre os cosmos.





Desde sua fundação, o Planetário Ibirapuera tornou-se um importante ponto de divulgação científica e astronômica da cidade de São Paulo e já encantou incontáveis visitantes com suas viagens através do tempo e espaço. Munido de um projetor Starmaster, da empresa alemã Carl Zeiss, o local permite reproduzir com fidelidade os astros do céu noturno em qualquer período ou lugar da história: no passado, presente ou futuro.





Com uma cúpula de 18 metros de diâmetro onde os astros são projetados e dois metros a menos que a cúpula original de concreto, a estrutura é tombada pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat).




Outro detalhe sobre o prédio é a simulação das constelações das Três Marias e de Órion no teto da entrada principal, por meio de fibras ópticas delicadamente posicionadas. Além delas, o Cruzeiro do Sul, também chamado de Crux, também está representado. Vale destacar que ao redor do Planetário Ibirapuera existem diversos instrumentos que podem ser usados pelo público para auxiliar em sua aprendizagem e contato com a ciência, sendo eles: a Rosa dos Ventos, a Esfera Armilar, o Relógio de Sol e a Escola Municipal de Astrofísica (EMA).



A EMA, por sua vez, foi fundada em 1961, quatro anos após o Planetário Ibirapuera e tem objetivos semelhantes ao seu “irmão”, ministrando cursos e palestras sobre ciência. Como parte de sua estrutura, no terraço, está instalado um observatório astronômico. A escola, que completa 61 anos na próxima terça-feira, 25 de janeiro, busca aproximar o público da astronomia, explicando e educando seus alunos acerca dos mais variados assuntos, desde as constelações até como funciona a formação de uma estrela.


Confira a programação 

Para celebrar o aniversário do Planetário Ibirapuera e homenagear os 468 anos de São Paulo, ocorrerá a sessão ao vivo “O primeiro céu de São Paulo” no sábado (22), às 19h. A história narra que São Paulo surgiu como uma missão jesuíta no dia 25 de janeiro de 1554 e, desde então, cresceu em todos os aspectos, o que culminou em mudanças no céu. Nesta sessão, os visitantes conhecerão as principais constelações e histórias mitológicas que originaram o céu de São Paulo. A sessão é gratuita, mas o ingresso deve ser reservado pelo site.



O local também vai exibir o espetáculo “Da Terra Ao Universo”, uma viagem deslumbrante através do espaço e do tempo que transmite, por meio de imagens e sons, o universo revelado pela ciência. Além de inundar a cúpula em projeção fulldome, cada sessão tem aproximadamente 35 minutos e é recomendada para público acima de 5 anos. As sessões ocorrerão no sábado e domingo (22 e 23), às 13h, às 15h e às 17h; na segunda-feira (24), às 13h e 15h, e na terça-feira (25), às 13h. Os ingressos custam entre R$ 15,00 e R$ 30,00 e podem ser adquiridos pelo site.



No domingo (23), às 11h, o Planetário Ibirapuera estará com o espetáculo infantil “Projeto Científico”. Com duração de 35 minutos, a sessão mostra a história de Neco e Silo, dois personagens pré-adolescentes habitantes do Planeta Arconine, que acabam de ganhar um prêmio escolar por um projeto científico sobre o Sistema Solar. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada), com agendamento pelo mesmo site.


O Planetário Ibirapuera também apresentará a atração “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez”, que destaca o céu de São Paulo, que há muito não se vê por causa da poluição luminosa e crescimento desenfreado da cidade. A atração poderá ser acompanhada na segunda e terça-feira (24 e 25 de janeiro), às 17h. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada), com agendamento pelo mesmo site.


Na segunda-feira (25), a partir das 19h, acontece a sessão “Estrelas Paulistanas”. Trata-se de um espetáculo ao vivo com o projetor de estrelas do Planetário. A ideia é fazer uma viagem pela história da astronomia mundial até o primeiro céu de São Paulo. A sessão é gratuita, mas o ingresso deve ser reservado pelo site.


Vale ressaltar que o Planetário Ibirapuera segue todos os protocolos de segurança do Plano São Paulo contra a Covid-19. O uso de máscara é obrigatório durante toda a sessão e não será permitida a entrada de visitantes com alimentos e/ou bebidas para evitar a necessidade de retirada da máscara. É necessário chegar com antecedência de 30 minutos e não é permitida a entrada após a abertura da sessão.


Em atendimento ao Decreto nº 60.488, de 27 de agosto de 2021, para acesso ao local do evento é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19, com no mínimo a primeira dose. O comprovante pode ser físico ou digital (disponível nos aplicativos conecte SUS, Poupatempo Digital e E-saúde SP).

@planetarioibira


Sobre o Planetário
O Planetário Ibirapuera, inaugurado em 1957, é o primeiro do Brasil. O prédio, em conjunto com a Escola de Astrofísica, é considerado um importante patrimônio histórico, científico e cultural, sendo tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT). A Instituição, denominada oficialmente Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Aristóteles Orsini, é um importante polo de difusão científica no país.


Sobre a Urbia
A Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) e que foi criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado) apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Por meio do desenvolvimento sustentável, a Urbia Gestão de Parques Urbanos nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.

2A.M. alerta sobre o que pode danificar notes


Com pequenas mudanças de comportamento, usuários evitam prejuízos e prolongam vida útil do computador





Notebook E550, da 2A.M. Foto: divulgação 2A.M.



Curitiba, 20 de janeiro de 2022 –
Os notebooks estão na rotina de estudo, trabalho e lazer de inúmeros usuários em todo o mundo, que aproveitam seu tamanho portátil, facilidade de transporte e praticidade de utilizá-lo em praticamente qualquer lugar. Entretanto, alguns hábitos comuns podem representar problemas para a máquina, danificando seus componentes e provocando uma perda de desempenho e vida útil do sistema. Para evitar prejuízo e dor de cabeça, Moacyr Amorosino, responsável pela marca 2A.M., preparou uma lista com práticas que devem ser evitadas por usuários de laptop.


1. Utilizar o notebook em cima do colo ou de superfícies fofas


Um dos hábitos mais comuns entre os usuários de notebooks é utilizar a máquina no colo ou em cima da cama, por exemplo. Apesar do eventual ganho em conforto, a prática não é aconselhável, uma vez que causa danos tanto para quem utiliza o computador quanto para o próprio notebook.


“Ao utilizar o computador portátil em cima das pernas ou em superfícies fofas, as ventoinhas não conseguem realizar seu trabalho adequadamente, levando a um aquecimento da máquina acima do normal. Além disso, a alta temperatura pode causar danos à pele do usuário”, disse Moacyr.

2. Instalar programas de origem desconhecida

Programas suspeitos que tenham como origem sites duvidosos devem ser evitados ao máximo. Isso porque esses softwares podem conter algum vírus ou malware, que causam danos ao notebook. Nesse mesmo sentido, deve-se evitar ao máximo redes Wi-Fi abertas, pois esse tipo de conexão está mais exposto a softwares que podem oferecer riscos ao computador e aos dados do usuário. “Antes de baixar qualquer programa, verifique se a fonte é confiável. Na dúvida, pergunte a um especialista”, completa Moacyr.


3. Não realizar a limpeza da máquina regularmente


Devido ao acúmulo de poeira e sujeira, os componentes dos notebooks precisam ser limpos por dentro e por fora regularmente.


“A limpeza é essencial e deve ser feita periodicamente, especialmente em áreas de grande acúmulo de poeira, como teclado, tela e saídas de ar. A concentração de sujeira nesses locais pode comprometer o funcionamento adequado do notebook”, afirmou o responsável pela 2A.M.

4. Deixar o notebook exposto em locais inadequados

Ambientes com baixa ventilação, alta umidade e temperatura fora dos padrões certamente trarão um impacto negativo para a máquina. Outra dica é manter o notebook distante de aparelhos elétricos que possam gerar um forte campo magnético, como um motor ou um alto-falante de grande porte.


“Seja na hora de guardar ou mesmo durante o uso, é fundamental se atentar para que o notebook não fique exposto ao sol ou condições extremas de umidade e temperatura. Evite, por exemplo, levar a máquina ao banheiro ou praias, mudar abruptamente o notebook de um lugar frio para um quente e apoiá-lo sobre superfícies sujas”, finaliza Moacyr.

5. Transportar o notebook ligado

Ao transportar o notebook ligado, o disco rígido da máquina continua funcionando. Esse componente funciona como uma agulha sobre um disco. Movimentos bruscos no trajeto podem pressionar essa peça, fazendo com que o disco de gravação sofra danos consideráveis.


Para mais informações sobre a 2A.M. e seus produtos acesse o site.

Sobre a 2A.M.: 
Iniciou as operações em 2018 com linhas de acessórios, notebooks e desktops gamers, desenvolvidos em parceria com a NVIDIA, os quais priorizam uma experiência imersiva e de alta performance aos fãs de jogos. Resultado de um time de profissionais apaixonados por games e movidos pela inovação, 2A.M. é uma unidade de negócios autônoma, independente e blindada às demais marcas da Positivo Tecnologia – companhia responsável pela produção e distribuição dos produtos 2A.M.. Mais informações no site.