O circuito foi eleito como melhor projeto na categoria Música pelo Ministério da Cultura
Foto Myriam Colombini
Cantora, compositora, pesquisadora, instrumentista e designer, Kátya Teixeira, está completando 20 anos de carreira, e é a idealizadora do Circuito de Música Dércio Marques, que terá show de encerramento do primeiro encontro nacional, em Uberaba, neste sábado, às 20h, no Teatro do Sesi. Kátya e João Arruda, Paulo Matricó (PE), Valdir Verona e Giancarlo Borba (RS), Oswaldo Rios/Viola Quebrada (PR), Fernando Guimarães, Letícia Bertelli, Nãdia Campos, Erick Castanho, Lílian Fulo, André Salomão, Cacá Sankari e Marcelo Taynara foram recebidos pelo anfitrião do espetáculo na cidade, o empresário e agente cultural Gilberto Rezende, com jantar nesta sexta-feira, com amigos e integrantes da imprensa.
A expectativa de Kátya para o show deste sábado, é de que seja uma grande festa de confraternização entre público e artistas de várias regiões do Brasil, para comemorar com o povo de Uberaba o Prêmio Brasil Criativo, que conquistaram recentemente como melhor projeto de música nacional e realizar o pré-lançamento do 1º CD coletânea do Dandô - Circuito de Música Dércio Marques com 14 temas de artistas do circuito e uma faixa com o menestrel e inspirador do projeto, Dércio Marques.
"Por todo canto que passamos percebemos uma carência muito grande do público e um acolhimento maior ainda da arte e do mutirão de cantoria que propomos", frisa.
Com o Circuito Dandô ela e seus parceiros criam a possibilidade de as pessoas terem opção e mostram, através de uma cartografia musical, os tantos brasis que muitos desconhecem. "E E tomar de volta o poder de fazer arte como expressão social. A caravana musical homenageia o cantor uberabense Dércio Marques. Kátya acredita que ele continua dizendo, através desse entrelaçar de cantoria e cantadores, que eles são uma colheita de sua semeadura.
Promovido pelo Ministério da Cultura, pelo Projeto Hub e pela 3M, o “Prêmio Brasil Criativo” contemplou 22 categorias. O “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques” foi escolhido como melhor projeto na categoria Música. O anúncio dos vencedores aconteceu em 3 de dezembro, em cerimônia realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
Esta premiação foi criada para revelar, difundir, fomentar e apoiar iniciativas empreendedoras no segmento da Economia Criativa. Ao todo, foram 1.029 inscrições provenientes de 25 estados brasileiros.
A escolha dos melhores projetos foi dividida em três etapas. Na pré-seleção, os curadores indicaram os seis projetos semifinalistas. Na votação online e aberta, o público definiu os três finalistas de cada categoria. Na fase final, o conselho de curadores escolheu o vencedor.
Mais sobre Kátya Teixeira
http://
A artista paulistana desenvolve seu trabalho bebendo na fonte da cultura popular brasileira e latina como um reflexo da música mundial, sons, timbres, instrumentos, vozes que se mesclam em perfeita harmonia. Recebeu três indicações ao Prêmio Tim de Música (2005). Foi indicada como melhor cantora do Prêmio da Música Brasileira (2012) e recebeu o ‘Troféu Catavento’, de Solano Ribeiro - Rádio Cultura SP, como melhor CD de música raiz (2012). Seu mais recente CD ‘2Mares’ foi indicado no 25.º Prêmio da Música Brasileira (2014). Participou de programas de TV e de Rádio no Brasil e no exterior. Realizou apresentações ao lado de artistas como Dércio Marques, Doroty Marques, Tom Zé, Elza Soares, Irene Portela, Vidal França, João Bá, Alzira Espíndola, Sérgio Ricardo, Nelson Sargento, Jarbas Maris, Dona Ivone Lara e Paulinho Pedra Azul.