sábado, 21 de janeiro de 2017

Festival europeu exibe Ninfa Bebê



A seleção oficial do Festival Internacional Best FilmAwardsIFF, neste mês, em ClujNapoca, na Romênia, incluiu o longa-metragem experimental Ninfa Bebê, produzido em Uberaba, com incentivo do Fundo Municipal de Cultura, uma das maiores ações realizadas pela Fundação Cultural de Uberaba. Com o incentivo público e as demais parcerias, o filme  teve diversas exibições gratuitas para o público uberabense nos teatros da cidade.
O diretor do filme, Aldo Pedrosa, diz que a produção está sendo inscrita em editais de diversos festivais, e este é o primeiro que o selecionou. Admite que estão confiantes de o filme participe de outros festivais. Observa que no festival europeu concorre a premiações em diversas categorias e encerra a primeira noite de exibição disputando com produções de vários países como o Alemanha, Estados Unidos e Itália.
As categorias são: best feature film, audience award, best student film, best director, best screenplay, best actor, best actress, best editor, best cinematography e best original score.
O ponto de vista do personagem é a câmera de vídeo do celular, conectada às redes sociais e o argumento principal é a crítica ao voyeurismo e ao exibicionismo, utilizados excessivamente pelas novas gerações. O gênero da produção é drama e suspense, com classificação para a faixa etária de 16 anos.
O filme, segundo o diretor,  apresenta conceito estético e narrativo ao estilo mockumentary/ foundfootage, associado aos gêneros drama e suspense. Explica que o mockumentary é um falso documentário, realizado para transmitir ao espectador a impressão de que aquilo que se assiste trata-se de uma cena verídica; ao passo que, de fato, trata-se de uma ficção que simula uma captação “real" do cotidiano e que é exibida da maneira mais verossímil possível”.


Escritor paulista ministra oficina em Uberaba




O escritor, jornalista e editor paulista Ronaldo Bressane (foto) vem a Uberaba na semana que vem para ministrar a oficina Lab de Contos com foco na produção e avaliação de ficções breves, com ênfase no conto. A oficina é elaborada sobre as Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Italo Calvino. Serão cinco aulas, de três horas cada, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, sempre no período noturno (18h30 às 21h30), na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães.   Para participarem como alunos, os interessados devem fazer a inscrição com uma contribuição mínima individual de R$ 100 pelo site do financiamento coletivo do projeto, que pode ser acessado através do link https://goo.gl/0N6e8D.
Os interessados poderão conferir detalhes sobre a metodologia e plano das aulas no próprio site do projeto, em que consta o financiamento coletivo para a inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 99665-7424. A inscrição também pede um livro para doação à Biblioteca e/ou um 1 quilo de alimento para o Sanatório Espírita de Uberaba. O evento conta com o apoio da Casa Paulo Lima, do grupo Cupim Literário e da Fundação Cultural de Uberaba.  
Caso não seja alcançado o valor do financiamento até o dia 27/1, o curso será realizado em nova data, a ser definida. O curso é dividido em duas seções: na primeira, leitura dos textos escritos sob a proposta sugerida na aula anterior; na segunda, teoria literária e proposta para exercício a ser feito em casa.
Promovido com base nos objetivos do Plano Municipal do Livro e Leitura 2016-2026, o objetivo do curso é formar leitores e escritores de narrativas curtas na cidade de Uberaba. Espera assim estimular a produção literária na cidade.
O local para realização do curso não foi por acaso: o curso visa a contribuir para que a biblioteca da cidade seja um polo difusor de cultura e conhecimento na comunidade. Está, portanto, integrado com a meta do próprio PMLL de Uberaba, no sentido de manter um calendário anual das promoções na área do livro e da leitura, referentes a toda a cidade de Uberaba.
Espera, dessa forma, assegurar a promoção da leitura, a partir da compreensão de que a leitura e a escrita são práticas sociais que são pressupostos do desenvolvimento humano individual e da coletividade, possibilitando o exercício pleno da cidadania nas sociedades letradas.
Público-alvo: escritores, jornalistas, roteiristas, artistas, redatores, estudantes de arte, literatura e comunicação, profissionais que buscam renovar sua escrita criativa.
Ronaldo Bressane é  escritor, jornalista e editor.





FDS Gourmet agita Shopping no fim de semana


Variados sabores fazem parte da edição do evento aberto ontem, que se estenderá até domingo, com entrada gratuita

                                 Fotos Francis Prado

  

Aberto nesta sexta-feira, pela primeira vez em Uberaba, o FDS Gourmet Food Truck, no Shopping Uberaba atrai grande público da cidade e da região  das 16h às 22h, com entrada gratuita. Além dos food trucks do Caldeirão e Petisco, O Bucaneiro, Country Truck, Sir Cioccolato, Hora do Crepe e Tomei na Kombi, há show do cantor Thiago Ribeiro com um som eclético e variado.







O cardápio destaca terá arroz carreteiro, crepes, sanduíches, milk shake, sorvete, sanduíche country, chope e várias outras opções. 
O evento é familiar, portanto, tem espaço kids gratuito para as crianças brincarem e os pais poderem se divertir. 







Simultaneamente, durante os três dias, o público pode conferir exposição de carros antigos e Encontro de Harley Davidson. 







SERVIÇO
FDS GOURMET – UBERABA
Data:  Dias 20 (sexta), 21 (sábado) e 22 (domingo)
Horário: 16h às 22h
Local: Estacionamento Nelore – Shopping Uberaba
PROGRAMAÇÃO
16h: Abertura do evento
18h30: Início Show Thiago Ribeiro
22h: Encerramento do evento
Instagram Oficial: @fdsgourmetbrasil