sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Instituto Inhotim anuncia nova diretoria

                                                               Foto Brendon Campos


Lucas Pessôa assume como novo diretor-presidente ao lado de Paula Azevedo, como diretora vice-presidente, e Julieta González como diretora artística


A partir de janeiro de 2022, o Instituto Inhotim terá uma nova diretoria executiva e artística. Lucas Pessôa assume a função de diretor-presidente, Paula Azevedo será diretora vice-presidente e Julieta González estará à frente da direção artística do museu.

O objetivo principal da nova diretoria é a ampliação do contato da instituição com a sociedade civil, tornando o Instituto mais aberto e permeável, e também a inclusão de outras formas de conhecimento e saberes em sua programação. A perspectiva ecológica na sua dimensão mais ampla ocupará um lugar central no programa artístico e educativo, que terão como objetivo fomentar a singularização da experiência e o pensamento crítico a partir do espaço da arte.

A mudança surge do desejo do Inhotim - que acaba de completar 15 anos - de institucionalizar a gestão e projetar seu futuro de forma ainda mais sólida e sustentável, ampliando o diálogo com os mais diversos públicos e construindo bases para sua perenidade.

Antonio Grassi ocupa o cargo de diretor-presidente até dezembro de 2021 e partir de janeiro de 2022, baseado em Lisboa, passa a atuar como consultor internacional para o Instituto. Em sua passagem pelo Inhotim, Grassi ampliou a programação cultural, trazendo grandes nomes da música, do teatro e da dança para dialogarem com arte, botânica e arquitetura. A exemplo do Inhotim em Cena, projeto idealizado por ele com objetivo de fomentar a produção artística brasileira.


DIREÇÃO EXECUTIVA
O fortalecimento das bases institucionais, a ampliação do programa e a implementação de uma governança alinhada às melhores práticas de instituições museológicas globais, devem conduzir a gestão de Lucas Pessôa, que conta em sua trajetória profissional com passagens no corpo diretivo de instituições como MASP e Oficina Brennand.

"Inhotim é uma instituição muito prestigiosa e possui uma das coleções de arte contemporânea mais importantes do mundo, inserida num contexto muito singular de integração com a natureza. Esse conjunto único faz de Inhotim uma caixa de ressonância extraordinária, tudo que é pensado e produzido na instituição reverbera enormemente, e devemos tomar proveito desse alcance para participar ativamente das discussões contemporâneas, fomentar o pensamento crítico e fortalecer as bases institucionais para que o museu assegure sua atuação no futuro em plena potência, explica Pessôa.


Com larga experiência na direção de instituições como MAM-SP, IAC e Instituto Tomie Ohtake, Paula Azevedo, nova diretora vice-presidente do Inhotim atuará principalmente nos processos de modernização da gestão, formação de um novo Conselho, no fortalecimento das relações institucionais, captação de recursos e implementação de um novo programa de patronato e amigos do Inhotim, ampliando assim o contato com o público e com os parceiros da instituição.


"Formar um Conselho plural e participativo e aproximar a sociedade civil do Instituto está entre as metas dessa nova gestão. Também desejo me debruçar em pautas ambientais a partir de uma visão integrada entre arte, cultura, ecossistema e sustentabilidade. Além de ser um museu de arte contemporânea, o Inhotim é também um Jardim Botânico, composto de mais de 4,5 mil espécies vindas de todos os continentes. Isso nos dá inúmeras possibilidades!", conta Paula.


DIREÇÃO ARTÍSTICA
Com mais de 25 anos de experiência na curadoria de instituições como Tate Modern, Museo Tamayo, MASP, Bronx Museum entre outras, a curadora e pesquisadora Julieta González deseja - para o futuro do Instituto - o desenvolvimento de um projeto curatorial que aproxime o Inhotim de artistas e instituições do Sul Global.

"Minha proposta inclui a ampliação do olhar do programa artístico, atento às mudanças discursivas do mundo contemporâneo", conta Gonzáles. Suas ideias visam, também, a dinamização da exibição do acervo do Instituto por meio de parcerias com instituições nacionais e internacionais, projetos curatoriais que aproximem o diálogo de Inhotim com uma pluralidade de pensamentos culturais e artísticos, e uma maior interface com a sociedade civil por meio de programas públicos.


INSTITUTO INHOTIM
Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim foi fundado por Bernardo Paz e expõe de forma permanente obras de renomados artistas nacionais e estrangeiros. A área de visitação compreende 140 hectares, onde o visitante é surpreendido com galerias e obras dispostas entre jardins e uma paisagem exuberante. O Museu já recebeu cerca de 3 milhões de pessoas, tornando-se um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil.


O Inhotim está situado na cidade mineira de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte. Sua abertura ao público, em 2006, inseriu Minas Gerais na cena da arte contemporânea mundial, impulsionando a economia local e a geração de emprego. Desde então, o Museu tem demonstrado seu forte compromisso com o desenvolvimento humano por meio do amplo acesso a seus acervos artístico e botânico.


Devido à sua extensão e localização privilegiada - entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado - o Inhotim possibilita que artistas criem site specifics de forma única e inovadora, além de viabilizar a exibição permanente de obras de grande escala que normalmente não poderiam ser expostas em museus tradicionais. Tudo isso proporciona ao visitante uma experiência singular, que integra arte, natureza, cultura, arquitetura, entretenimento e educação.


O acervo do Inhotim é formado por pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de cerca de 60 artistas, de 38 países diferentes. São 560 obras em exposição atualmente. Produzidos desde os anos 1960 até os dias atuais, os trabalhos estão dispostos ao ar livre no Jardim Botânico do Inhotim ou exibidos em galerias.


Sobre o novo corpo diretivo

Lucas Pessôa

Formado em direito pela PUC-SP com especialização em economia pela Universidade de Copenhague, Lucas Pessôa foi diretor geral da Oficina Brennand (2019 - 2021), responsável pela direção do museu e de sua programação cultural. Antes disso, Lucas foi diretor financeiro e de operações do MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (2014 - 2018), onde participou ativamente de um amplo processo de reorganização da instituição, e teve passagens pelo mercado financeiro, em empresas como Pátria Investimentos (2008-2013), Endurance Capital (2006-2008), entre outr as.


Paula Azevedo
Com larga experiência em gestão de coleções privadas e atuação em instituições, Paula foi diretora de relações institucionais e governança no Instituto Tomie Ohtake (2021) e agora migra para o conselho do museu. Antes disso, foi coordenadora do Núcleo Contemporâneo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, passando a integrar a diretoria da instituição até 2019, foi diretora do Instituto de Arte Contemporânea - IAC (2018 - 2021), onde segue como conselheira administrativa. Ainda foi embaixadora da Armory Fair, em Nova York, e é socia do projeto O Pequeno Colecionador, ao lado de Artur Lescher e Mariane Klettenhofer.


Julieta González
Curadora e pesquisadora, a Julieta González é uma figura central no aprofundamento internacional de conhecimento em torno da arte latino-americana e trabalha nas intersecções da Arte, Antropologia, Cibernética e Arquitetura, com especial ênfase nos últimos anos, nas estéticas decoloniais na arte de América Latina. Foi curadora de instituições como Tate Modern (Londres), MASP (São Paulo), Museo Tamayo (Cidade do México), Bronx Museum (Nova York), Jumex (Cidade do México) dentre outras. Organizou mais de sessenta exposições, incluindo a histórica Memorias del subdesarollo (Museum of Contemporary Art San Diego), para a iniciativa do Getty Pacific Standard Time, Latin America in LA. No seu último cargo, na Fundação Jumex (2015-2019), sua gestão buscou dar estrutura institucional, e concebeu e supervisionou o programa artístico geral do museu da fundação para criar um programa visando a produção do pensamento crítico a partir da arte contemporânea.
González estudou Arquitetura na Universidade Simón Bolívar, de Caracas, e na École d'Architecture Paris-Villemin, em Paris, tem mestrado em Estudos Culturais e Teoria Crítica pela Goldsmiths, Universidade de Londres, e foi Helena Rubinstein Fellow no Programa de Estudos Independentes do Whitney Museum.


Concurso Halloween premia crianças




Um patinete e um par de patins são os prêmios do concurso Fantasia Halloween, promovido pelo Shopping Uberaba, para as crianças em duas categorias, até 6 anos, e de 7 a 12 anos.  A participação é gratuita, basta que as crianças  tirem fotos fantasiadas nos cenários decorados do Shopping, postem a foto nas redes sociais da criança ou responsável (pai e mãe), marquem o Instagram do Shopping Uberaba e coloquem a hashtag  #shoppinguberaba, com o nome e a idade da criança, até o dia 31 deste mês. A escolha dos vencedores será feita por uma banca julgadora no dia 4 de novembro de 2021. 


Além do concurso, há sessões com personagens da Bastidore, que têm garantido a diversão de pais e filhos, nos fins de semana deste mês. Semana passada, foi a vez dos personagens do filme Star Wars, Darth Vader e um de seus soldados, Stormtrooper.  Acesse o regulamento com a dinâmica do concurso site do Shopping Uberaba para saber mais sobre a dinâmica do concurso e traga a criançada para participar.


Path fala com autora de "Quem é você na Fila do Pão"

Vivi Duarte dá dicas do que a ajudou, como a criação da 'lista inegociável



No bate-papo, jornalista conta sua trajetória para colocar em pauta assuntos relevantes e atuais para a sociedade. Evento sobre inovação e diversidade, com foco em regeneração do planeta, acontece de forma virtual nos dias 30 e 31 de outubro com ingresso colaborativo

Nos dias 30 e 31 de outubro, acontece o Path Amazônia, em edição totalmente virtual e com foco na regeneração do planeta, que contará com mais de 70 de conteúdos sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. São palestras, talks, conversas, documentários e materiais exclusivos, muitos deles produzidos diretamente da região Amazônica. Uma dessas conversas é com Vivi Duarte, jornalista e autora de "Quem é você na Fila do Pão". O bate-papo traz diversas pautas relevantes e atuais para a sociedade.

Nascida na periferia de São Paulo, Vivi Duarte cresceu como uma menina cheia de planos e com poucas oportunidades. "Ter um plano sempre fez muita diferença na minha vida, como fui construindo a mulher que sou hoje - me posicionando para honrar a menina que eu era e me tornar a mulher que eu desejava", conta ela durante o bate-papo que será disponibilizado na plataforma do evento. Em uma conversa sobre suas experiências e projetos, Vivi traz dicas do que a ajudou neste processo, como a criação da 'lista inegociável'. "É importante saber o que a gente não quer como, por exemplo, uma amizade tóxica, um relacionamento, não procrastinar. Saber o que não quer é muito importante para você construir o que deseja realmente", indica.

Com 32 anos, Vivi decidiu criar o Plano Feminino, uma consultoria com foco em raça, gênero e diversidade, projeto pioneiro no Brasil para provocar a propaganda e mudar a narrativa do Brasil. A ideia é trazer propósitos para a propaganda, contando também com suas experiências pessoais. Também criou o Plano de Menina, ONG que ajuda as meninas de periferia e conta com uma rede de mulheres voluntarias (jornalistas, promotoras de justiça, psicólogas), onde cada uma traz uma expertise para as meninas. Ali, naquele espaço, elas iniciam grandes jornadas e são preparadas para o mercado de trabalho. "É um Instituto de impacto real, de pensar nas possibilidades dessas meninas serem líderes, independentemente de onde elas nasceram".

Durante a entrevista, Vivi também traz outros temas importantes e vivenciados por ela, como a síndrome da impostora, o reconhecimento de raça negra, a falta de apoio das pessoas, além de propor uma reflexão sobre a importância de acreditarmos na essência da identidade, independente do que estão falando. "Não é sobre ter, é sobre ser. O que você vai fazer com os privilégios que você tem na mão?", questiona a jornalista.

Sobre o Path Amazônia
O Path Amazônia contará com um time de especialistas para curadoria de cada um dos 17 ODS da ONU, incluindo pessoas renomadas, lideranças de povos tradicionais e instituições sociais. Kaká Werá, Samela Satere Máwé, Karina Oliani, Gustavo Montezano, Nina Silva, Mariana Ferrão, Drauzio Varella, Ana Fontes, Fê Cortez, Edu Lyra, Marko Brajovic, Kênia Maria, Vanda Ortega Witoto, Patricia Tavares, Irina Bulara, João Farkas, Xexeu Tripoli, Tia Dag, Marquito Abreu e Vivi Duarte são alguns dos convidados.
Com um modelo de ingresso colaborativo, a organização do evento vai sugerir um preço, mas cada um que fizer sua inscrição poderá contribuir com o valor que desejar ou acompanhar gratuitamente. O Path Amazônia conta com patrocínios do grupo Heineken, Mastercard, Moss e da Volvo Car Brasil, além de parceiros e apoiadores como TRIP, Catraca Livre, Vida Simples e YAM. Para inscrições e outras informações, acesse o site do Path ou o Instagram @FestivalPath.
O Path é um evento zero carbono e o Path Amazônia vai em parceria com o Instituto Almerinda Malaquias em Novo Airão, Amazonas, ajudar na construção de escolas para a população ribeirinha.

Geopark Araripe: 1º do Brasil completa 15 anos

 

Foto: Arquivo SGB-CPRM
Geossítio Ponte da Pedra no Geopark do Araripe 



O primeiro geoparque, chancelado pela Unesco no Brasil, completou 15 anos em setembro. O Geopark do Araripe, localizado no Ceará, entrou para a Rede Global de Geoparques (GGN) no ano de 2006 e desde então segue sendo o único projeto brasileiro a fazer parte desta lista. Outras áreas do país vêm pleiteando uma vaga nesse rol de locais de elevado valor geológico e paleontológico. Possivelmente, surgirá uma série de geoparques brasileiros chancelados pela Unesco no futuro, mas até lá destaca-se o pioneirismo do Geopark do Araripe.


Para Joana Sanchez, representante da Comissão de Geoparques da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), a chancela é importante para o país, pois traz um reconhecimento para um patrimônio geológico excepcional como o de Araripe. "A bacia do Araripe conta com a maior larga strata de fósseis, é impressionante todas as camadas de rochas apresentarem algum tipo de fóssil e contarem uma história geológica fenomenal. Ser reconhecido como geoparque Unesco traz um status de que temos potencial, de que temos história e conhecimento e nos coloca no mesmo patamar que todos os locais do mundo." completou a professora.

O Geopark Araripe foi criado com o auxílio de diversos órgãos e instituições, incluindo o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). Ele leva esse nome pelo seu território fazer parte da Bacia Sedimentar do Araripe. O local possui uma área de 3.789 km2 (IBGE/FUNCEME, 2001) que são distribuídas pelos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri (CE). O geoparque faz parte de uma região muito importante para registro geológico do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos, que apresenta um excepcional estado de preservação e revela uma enorme diversidade paleobiológica.

O Geopark do Araripe representado pela linha vermelha no Mapa do Ceará (Foto: Arquivo SGB-CPRM)






Os principais objetivos do Geopark Araripe são proteger e conservar os sítios de maior relevância geológica e paleontológica, territorialmente denominados geossítios. Além disso, o mesmo possui uma relação importante com a educação, turismo e desenvolvimento. O geoparque tem como um de seus braços o setor de educação ambiental, no qual, tem o objetivo de proporcionar à população local e aos visitantes, oportunidades de conhecer e compreender os estudos e tudo que acontece dentro do parque. Dessa maneira, esse setor lidera diversos projetos como os: Geopark nas Escolas, Geopark nas Comunidades, Oficinas Pedagógicas, Colônia de Férias e muito mais.


Outros setores do geoparque são o Geoturismo e a Geoconservação. No primeiro, o objetivo é incentivar um turismo de qualidade, baseado nas múltiplas valências do território, através de uma estratégia de promoção e divulgação de nível internacional. Todos os municípios envolvidos com o geoparque têm um potencial enorme para o turismo, no entanto, a região que se destaca é a do Cariri, que vem cada vez mais se consolidando como destino para turistas por conta de todas as suas qualidades e diversidades de atrações, que vão desde a parte cultural até o turismo religioso e natural.

Festa Cultural do Cariri (Foto: Geopark Araripe)

Por sua vez, a geoconservação é crucial assegurar a salvaguarda do geopatrimônio brasileiro, tem assim a ideia de garantir os cuidados com esse patrimônio, porém utilizando-o de maneira racional e sustentável. Desta maneira, esse trabalho é essencial para a proposta do geoparque de ensinar e divulgar a todos a sua história, seus patrimônios e natureza.




O reconhecimento mundial do Geopark Araripe, segundo Rafael Soares, pesquisador do setor de Geoconservação do mesmo, também demonstrou que a prática de fazer de um geoparque o programa de desenvolvimento territorial sustentável para um território funciona. E assim, ela pode ser produzida também em outros locais, claro, consideradas as diferentes especificidades locais e regionais.

De fato, a entrada do mesmo na Rede Global de Geoparques abriu espaço para outros trabalhos no Brasil começarem a serem produzidos tendo o Geopark Araripe como exemplo. Para Rafael Soares a chancela da UNESCO representou:

"Um despertar para essa possibilidade de expansão do nosso trabalho enquanto geocientistas. A comunidade geológica, e das demais geociências, suas principais organizações e sociedades, começaram a perceber novos horizontes e, felizmente, resolveram investir nisso, acreditando firmemente nos desdobramentos positivos possíveis que o Programa de Geoparques da UNESCO poderia trazer aos territórios mais diversos."

Dentro do Geoparque existem nove geossítios que os visitantes podem conhecer. Geossítios são locais bem delimitados graficamente e que concentram formações geológicas com grande valor. Por exemplo, o Geossítio Floresta Petrificada do Cariri, local onde se encontram fragmentos de troncos petrificados com aproximadamente 145 milhões de anos.



Geossítio Floresta Petrificada do Cariri (Foto: Luis Carlos Bastos Freitas/SGB-CPRM)


Toda essa maravilha geológica pertencente ao Geopark Araripe festeja neste ano de 2021, os 15 anos de reconhecimento mundial da Unesco. O local se tornou motivo de orgulho para todos os que trabalham com a geodiversidade e proteção das riquezas naturais pertencentes ao nosso país. Contudo, manter o título não é algo fácil. A UNESCO por vezes faz uma reavaliação de toda a sua rede buscando proteger as mesmas, o que aumenta ainda mais o simbolismo da data comemorativa. Segundo a pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil, Lígia Maria Ribeiro, o trabalho feito para manutenção da chancela envolveu lidar com diversas questões importantes e complexas no território, mas sobretudo um compromisso de desenvolvimento sustentável em parceria com as comunidades locais.

"O sucesso do Geoparque Araripe em manter o título é louvável e um marco que já trouxe resultados no sentido de que novas iniciativas aconteçam em outras partes do Brasil. Felizmente já temos pelo menos dois novos Geoparques aspirantes em território Brasileiro, o Seridó (RN) e o Cânions do Sul (RS). Os 15 anos de experiência do Geoparque Araripe tem sido um exemplo de que manter uma iniciativa assim é possível e com importantes resultados em termos de conservação e divulgação da geodiversidade alinhadas ao desenvolvimento sustentável local." completou a pesquisadora.

A descoberta paleontológica mais recente e significativa do Brasil é da Bacia do Araripe. O fóssil Ubirajara jubatus, um dinossauro de 120 milhões de anos, que habitava o Nordeste do Brasil. O governo brasileiro busca a repatriação do fóssil, que atualmente se encontra em um museu no sudoeste da Alemanha. Os pesquisadores estrangeiros se negam a devolver o exemplar que carrega a evidência do primeiro dinossauro com penas.

E não é o primeiro caso. Em 2019, sete fósseis procedentes da Bacia do Araripe, que foram apreendidos na Colômbia em 2017 foram repatriados, com ajuda do Serviço Geológico Colombiano, e entregues ao Serviço Geológico do Brasil. As amostras foram entregues ao Museu de Ciências da Terra, que abriga a maior coleção de fósseis da América Latina.


Quer conhecer mais sobre o Geopark Araripe? Acesse o site deles .


Quer conhecer mais sobre outros geossítios e propostas de Geoparques? Acesse o cadastro de sítios geológicos da SGB-CPRM.

NOW destaca Clint Eastwood e seus filmes

Com o lançamento de Cry Macho: O Caminho para a Redenção, a Escolha dos Editores selecionou os melhores trabalhos de Clint Eastwood


 

                                   Clint: show de talento e lucidez aos 91 anos


São Paulo, outubro de 2021 - Atualizada toda quinta-feira, a pasta de Escolha dos Editores do NOW desta semana traz uma seleção especial dos melhores filmes do ator e diretor Clint Eastwood. Na plataforma de streaming da Claro será possível assistir ao superlançamento Cry Macho: O Caminho para a Redenção. Neste novo filme de Clint Eastwood, um ex-astro de rodeio e criador de cavalos chamado Mike Milo aceita uma nova proposta de emprego e acaba entrando em uma aventura com o filho de seu chefe.

Na pasta, os clientes ainda poderão ver Os Imperdoáveis, vencedor dos Oscars de Melhor Filme e Melhor Diretor para Clint. O longa conta a história de um ex-criminoso que volta à ativa para sustentar sua família e acaba provocando atrito com um xerife corrupto. Outro conteúdo de destaque é Gran Torino, trama sobre um veterano da Guerra da Coreia, que é forçado a superar seus preconceitos ao se aliar a um adolescente asiático para recuperar o seu automóvel.

Também está disponível As Pontes de Madison, sobre um intenso e breve romance entre um fotógrafo do National Geographic e uma mulher casada. A atuação de Meryl Streep rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. O cliente Claro ainda poderá assistir Sniper Americano, longa de ação que foi indicado a 6 estatuetas do Oscar, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Ator.

Sobre Meninos e Lobos também é um dos filmes disponíveis na pasta. Neste longa, três amigos de infância se separam quando um deles é sequestrado e sofre terríveis abusos. Agora adultos, o passado volta a assombrá-los. Por último, o thriller Poder Absoluto, onde um ladrão, após presenciar um assassinato, se envolve em uma rede de mentiras que compromete o presidente dos Estados Unidos.

ExpoCachaça 2021 inicia venda de ingressos

 Evento volta a acontecer na Serraria Souza Pinto, no Centro de BH e será realizado entre 25 e 28 de novembro. Ingressos podem ser adquiridos pelo site oficial da ExpoCachaça e pelo Sympla




Belo Horizonte, 28 de Outubro de 2021 - A ExpoCachaça e a BrasilBier estão com os ingressos à venda para o retorno anunciado entre os dias 25 e 28 de novembro de 2021. E, para os amantes de cachaça, cervejas artesanais e quem mais desejar marcar presença na edição deste ano, a hora é agora. Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site oficial da ExpoCachaça e pelo Sympla .

Crianças até 12 anos não pagam e menores de idade devem estar acompanhadas dos pais ou responsável. Além disso, idosos entre 60 e 64 anos pagam meia-entrada, mediante apresentação de documento. Já idosos com mais de 65 anos, não pagam. Para os interessados, a venda antecipada dos ingressos está sendo feita pelo site oficial da ExpoCachaça e pelo Sympla. A partir do dia 25 de novembro, as entradas também poderão ser adquiridas na portaria da Serraria Souza Pinto. A bilheteria fechará uma hora antes do fim do evento .


Saiba mais sobre o evento
A ExpoCachaça volta a acontecer na Serraria Souza Pinto, localizada na Avenida Assis Chateaubriand, 889, na região central de Belo Horizonte, onde tudo começou. Os três primeiros dias de evento serão realizados de 12h às 00h. Já o encerramento será às 22h do domingo (28/11). Todos os dias terão atrações culturais, espaço gourmet, apresentação de novidades do setor, stands de marcas de todos os cantos do país, além de completa infraestrutura, conforto e segurança aos visitantes.
"A Serraria Souza Pinto é um espaço com bastante ventilação natural, o que é um fator importante para o protocolo Sanitário, é no centro da cidade de BH e com uma boa estrutura de hotéis para atender ao público da feira. Faremos um belíssimo evento e com grandes negócios, como foi nas 29 edições anteriores, que contaram com um público de 2.292.000 de visitantes e mais de 400 milhões em negócios realizados nas Feiras e no pós-feiras", afirma José Lúcio Mendes, presidente e promotor dos eventos.
Em função dos protocolos sanitários adotados por feiras e eventos durante a pandemia de Covid-19, haverá limite de público simultâneo. Deste modo, ao ser atingido o limite, a entrada será monitorada. Além disso, o uso de máscara é obrigatório e haverá aferição de temperatura na portaria .

O evento conta com o patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Lojas oferecem alto desconto no Dia do Livro




Nesta sexta-feira, 29, é comemorado o Dia Nacional do Livro e, para celebrar a data, algumas lojas online estão oferecendo promoções, descontos e cashback para os leitores ávidos por renovar seus estoques, mas também por poupar dinheiro na compra.

O Cuponomia, portal que reúne cupons de desconto e cashback no e-commerce, selecionou os principais códigos promocionais para os consumidores economizarem na data. De acordo com o site, é possível encontrar títulos dos mais variados temas e autores com até 60% de desconto.

Confira!

Amazon
Na gigante varejista, o setor de livros está com até 60% de desconto e ainda oferece 4% de cashback (dinheiro de volta).

Submarino

O Vale Submarino garante 30% OFF em livros de desenvolvimento pessoal e na seção de livros de terror e suspense. Além disso, há ainda o cupom 15% OFF em qualquer livro. As ofertas também garantem 6% de cashback aos leitores.


Dentro da História

O cupom Dentro da História garante 10% de desconto e 3,75% de cashback no site de livros infantis.
Os cupons para a data estão disponíveis no site do Cuponomia. Os códigos promocionais estão sujeitos a expiração sem aviso prévio.

Sobre o Cuponomia
Fundado em 2012 por Antônio Miranda e Vinicius Dornela, o Cuponomia surgiu com a ideia de ajudar as pessoas a economizar em todas as compras online. A startup, responsável por introduzir o modelo de cupom de desconto no Brasil, participou do programa de aceleração das 500 Startups no Vale do Silício (EUA) e, além do aporte financeiro, recebeu a mentoria de grandes profissionais do mercado para aprimorar o negócio. Atualmente, o site reúne mais de 20 mil cupons de desconto, além de cashback em parceria com os principais players de comércio eletrônico do país. Só em 2020, a plataforma gerou R﹩ 1 bilhão em vendas para o e-commerce brasileiro e as economias nas compras somaram R$ 50 milhões.

Origem da data
O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810).
Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga.