quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Espetáculo destaca reforma ortográfica








O Sistema Fiemg, através do Sesi, oferece um jeito prático, divertido e gratuito para quem quer aprender as mudanças ortográficas da Língua Portuguesa. O que começou com uma cartilha informativa, saiu do papel e ganhou os palcos: Na Ponta da Língua Em Cena é o espetáculo, que será exibido em Uberaba, na próxima terça-feira, 27, das 9h30 às 10h30, no Teatro Sesiminas. O evento é voltado para alunos do Ensino Fudamental II. A classificação é livre e a reserva para escolas pode ser feitas pelo endereço damarques@fiemg.com.br. Mais informações pelo telefone (34) 3322-2021.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Emcantar lança DVD em Uberaba dia 28


O grupo Emcantar iniciou a turnê de lançamento do DVD Escutatória, em Franca (SP). O grupo fará outras apresentações gratuitas e oficinas em oito cidades, entre elas Uberaba, no dia 28, às 20h, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. A trupe de encantantes vai conduzir essa escultura de histórias também em Araxá, Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora e Uberlândia (Minas Gerais);  Ribeirão Preto (São Paulo) e Goiânia (Goiás). 


Mariane de Ávila, artista e produtora executiva do Emcantar, explica que o DVD é resultado do espetáculo musical infanto-juvenil lançado em 2012, em Minas Gerais e São Paulo, que atingiu 10 mil espectadores diretos em oito cidades. "O DVD é uma oportunidade de ter em casa uma produção artística do interior mineiro, com riqueza de imagens e muita alegria expressa nos artistas e no público. Adultos e crianças se encantam com o Escutatória", expõe Ávila.
Escutatória é baseado no conto Vagamento Pensalume, de Marco Aurélio Querubim, lançado em conjunto com o álbum. No palco, os artistas cantam e interpretam personagens de um mundo lúdico que remete ao tempo da infância e a falas e costumes da tradição popular mineira. O Cirandeiro, personagem misterioso e excêntrico, perpassa todo o espetáculo conduzindo uma janela cheia de bugigangas, enfeites, brinquedos e instrumentos feitos de garrafas PET, latas de extrato, garrafas de vidro, guizos, etc.
O espetáculo é um convite a desenrolar novelos de histórias por meio do canto, da poesia, da palavra e da alegria.
Circulação Escutatória é um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas e Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Rouanet.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sesiminas recebeu O Corcunda de Notre Dame





O Corcunda de Notre Dame, espetáculo encenado no palco do Teatro Sesiminas, neste fim de semana, em Uberaba, foi muito aplaudido e recebeu inúmeros comentários elogiosos do público pela qualidade da montagem, que contou com direção e produção de Josefa Beatriz, direção cênica de Eduardo Lima e adaptação com a participação de Murilo Limma.






Integraram o elenco os atores Guilherme Moilaqua, que interpreta Frollo, um juiz eclesiástico, Luiz Carlos de Sousa no papel de (Phebo), Olival Neto (Clopin) Vitor Súnega (Arcebispo) Joana Dark Cunha (Mãe de Quasímodo) Elvis Barbosa (Gárgula) Pedro Brinck (Gárgula) Rita Monteiro (Gárgula).

Artista de Uberaba expõe em Paris





O ator, diretor, produtor teatral e artista plástico pernambucano Eduardo Lima, que mora em Uberaba, participará, nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2013, da exposição do Carroussel du Louvre 2013, em Paris,  com a pintura Esmolé, promovida pela Divine Académie Francese des Arts, Lettres Et Culture de Paris, da qual é membro honorário. O vernissage ocorrerá no dia 25, sempre das 19h às 22h.
Lima destaca que a arte feita com  amor rompe fronteiras e aproxima as relações entre os povos e as nações para a construção de um mundo mais amigo e bom de se viver.  Ele tem amor pelas diversas linguagens artísticas, pois elas o auxiliam a compreender o sentido da vida. Na composição da pintura, Eduardo utilizou a técnica de óleo sobre o papel reciclado e a obra foi exposta pela primeira vez em  2012 na Escola Bezerra de Menezes, em Uberaba, Minas Gerais nas comemorações do dia da Caridade e esteve presente na 1ª Exposição de Arte das Américas realizada na Embaixada da Argentina no Rio de Janeiro do ano passado.
Eduardo se inspirou nos mendigos e nos moradores de rua existentes em diversos lugares do mundo,  como uma forma de sensibilizar a sociedade quanto a importância do respeito pelos que vivem ao relento.

Eduardo Lima é formado em Letras e pós-graduado em Patrimônio e Gestão Cultural e em Interpretação Teatral Pela UFU-Universidade Federal de Uberlândia. Professor de Arte, ator diretor,  professor e produtor teatral e também membro honorário da Divine Academie Francese Des Artes Lettres Et Culture de Paris, com sede na capital do Iluminismo, na França.