segunda-feira, 8 de abril de 2013

Prêmio da Música homenageia Tom Jobim



Edição 2013 do Prêmio da Música Brasileira, premiação patrocinada pela Vale, será realizada no dia 12 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Shows celebrarão a obra de um dos maiores músicos do país, autor de Garota de Ipanema e Águas de Março: maestro Tom Jobim. Ele será o grande homenageado do Prêmio que chega este ano à sua 24ª edição, a quarta com o patrocínio da Vale. Em 2013, se comemoram 50 anos do lançamento do primeiro álbum solo de um dos mais importantes músicos brasileiros, The Composer of Desafinado:Plays. Leia a matéria completa: http://saladeimprensa.vale.com/_newsimagens/news_22221_1.jpg.

Inhotim tem patrocínio master da Vale





Um dos mais importantes centros de arte contemporânea do mundo e que tem o patrocínio master da Vale foi destaque do Jornal Nacional, da TV Globo, na segunda-feira, dia 1º de abril. Inhotim fica em Minas Gerais (Brasil) e oferece um grande conjunto de obras de arte expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico.
O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx (1909-1994) e em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada.
O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas.
Em uma área de 97 hectares, o Jardim Botânico conta com diversas coleções botânicas entre as quais se destacam a de Aráceas, uma coleção de orquídeas da espécie Vanda, com 350 indivíduos de diferentes espécies. Há também uma das maiores coleções de palmeiras do mundo com mais de 1.400 espécies.

Visitação - Inhotim fica no município de Brumadinho (rua B, 20). O funcionamento é de terça a sexta das 9h30 às 16h30. Sábado, domingo e feriado é de 9h30 às 17h30. A entrada é gratuita na terça-feira. Quarta e quinta custa R$ 20. O ingresso para visitas sexta, sábado, domingo e feriados custa R$ 28. O telefone para informações é (31) 3571-9700. O e-mail é info@inhotim.org.br.


Fonte: Site da Vale

Livro eterniza causos de estrada de ferro




Atuais e antigos empregados da Estrada de Ferro Carajás (EFC), que liga as minas do Pará (Brasil) ao Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no estado do Maranhão (Brasil), homenagearam a estrada que completa 28 anos, com a publicação do primeiro Livro de Causos da EFC. Em 136 páginas, o projeto eterniza 60 histórias da ferrovia contadas por quem trabalha ou já trabalhou nela. O diretor de Logística Norte (DILN), Luiz Fernando Landeiro Júnior (foto), apresentou o livro durante encontro da DILN
A ideia de criar o livro surgiu da vontade de fazer um resgate da memória da Vale, mais especificamente da EFC, mas de uma maneira diferente: empregados tinham que se reconhecer nas histórias contadas. Assim, nada melhor que eles mesmos contarem a história – e as histórias – da ferrovia. Lançado no fim de março, o livro está sendo distribuído aos 5.000 empregados que trabalham nas nossas operações de Logística Norte. Confira um de seus contos!



​​​​​​​

Caravana da Música chega a Minas





O projeto social Caravana da Música, que já atendeu mais de 50 mil crianças, procura resgatar a cultura brasileira por meio de cantigas de roda e do folclore. O projeto chega agora a Minas Gerais, nas cidades de Betim e Contagem e permanecerá de 9 a 11 de abril. O projeto realizado pela Redecard e pelo Instituto do Sol da Liberdade, é presidido por Daniela Mercury, em parceria com o UNICEF e o Canal de Televisão ESPN Brasil.
A Caravana da Música é um projeto itinerante que percorre municípios  promovendo atividades artísticas entre crianças e jovens, além de capacitação aos professores da rede pública.  Em cada município, são desenvolvidas oficinas e brincadeiras para aproximadamente 1800 crianças e 200 educadores, que trabalham o desenvolvimento integral da criança com a utilização de recursos pedagógicos de arte.
O instituto foi fundado em 2008, fruto da experiência profissional de Daniela Mercury e de seu conhecimento profundo sobre a realidade brasileira nas áreas de educação e cultura como embaixadora do UNICEF.




Sua missão é contribuir para a educação e o desenvolvimento de crianças e jovens de regiões socialmente vulneráveis, promovendo a valorização da identidade e da cultura, a construção da cidadania e de valores universais como a ética, a paz e os direitos humanos.

Saiba mais:
http://www.danielamercury.art.br/instituto/caravana/

Poemas embalam lançamento de revistas



Noite de lançamento das revistas Saberes Acadêmicos e Convergência, nesta quinta-feira, 11, às 19h30, na sede da Aciu, localizada na avenida Leopoldino de Oliveira, será abrilhantada pela apresentação de alunos do curso de Teatro do SESI/Centro de Cultura José Maria Barra, com direção de Rodrigo Chagas, e do ator José Maria Madureira declamando belíssimos poemas. Evento tem realização assinada pela Aciu em mparceria com a Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM). A edição é organizada por Mariângela Castejon (Saberes) e por José Humberto Henriques (Convergência) e traz matérias reveladoras da diversidade intelectual de componentes da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM) e da Academia de Letras. 


domingo, 7 de abril de 2013

Emoção marca lançamento de livro



                                     Suzane Oliveira, viúva do autor, autografa a publicação


Lançamento do livro Eterno Amor – A Viagem do Sentimento, de autoria do advogado Antônio Carlos de Oliveira, recentemente, em Santa Juliana, atraiu presenças ilustres incluindo políticos, profissionais da educação, amigos e familiares. A publicação é uma coletânea de poemas que a família do autor, falecido em 2004, fez questão de tornar pública. A noite foi tomada por muita emoção, especialmente para Suzane Oliveira, que autografou a obra do saudoso marido.






Evacira entrevista Jorge Nabut


O poeta Jorge Alberto Nabut, que acaba de ser eleito presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), foi o convidado do programa Movimento, apresentado pela jornalista Evacira Coraspe, na semana passada. Eles conversaram sobre ALTM, museus, literatura e a rica vida cultural do jornalista, que também é colunista social. E Nabut será homenageado pela Cia. Rogê com a nova montagem Geografia da Palavra baseada em livro homônimo de autoria dele, nos dias 12 e 14 de abril, no Sesiminas. 
O programa Movimento é transmitido às sextas-feiras pela TV Câmara, canal 61.1, às 15h30, com reprise às 21h, na TV Universitária. É uma produção da Câmara de Vereadores, presidida pelo vereador Elmar Goulart, com edição de Fred Matias e imagens do cinegrafista Dangeles. As temáticas abordadas por Evacira, que preside a Comissão de Revitalização, Cultura e Memória da Câmara, destacam cultura, responsabilidade social e cidadania.