terça-feira, 23 de junho de 2015

Mostra Talentos une arte e solidariedade





Noite de abertura da mostra Talentos, na Design Center, nesta terça-feira, foi encantadora! As mais diversas manifestações de arte estão reunidas num espaço muito bacana, bastante original lembrando um galpão estilizado e de muito bom gosto. Lucas Cecílio sempre valoriza os artistas plásticos e agradece à confiança dos artistas Constantino Calapodopulos, Gabi Toubes, Nana Rodrigues da Cunha, Renata Prata, Renata Barillari e Tunica Barbosa. Ele também destaca a participação de Carol Toubes, com seu bazar de artesanato, e do designer Pepê Lima. Aliado a tudo isso, os ambientes com os móveis MAC compõem a atmosfera do evento, que também tem foco na solidariedade, pois beneficiará com parte da renda duas instituições de peso na cidade: Apae e Oasis! As obras permanecerão expostas até a próxima terça-feira (30).


Eu sabia que o médico Constantino Calapodopulos gostava de pintar, mas confesso que não esperava ver telas tão belas que expressam de cara o talento de quem conduz aqueles pincéis com tantas cores fortes, densas mescladas a outras suaves e sutis. Certamente a decisão de expor pela primeira vez os seus quadros tem a ver com a sua dedicada esposa, Dauta.



Gabi Toubes me impressionou com a sua criatividade nas pinturas em madeira e até no muro de sua casa. O talento dela já cruzou as fronteiras brasileiras e um de seus quadros decora a parede da Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos.



Fiquei mais uma vez encantada com a arte da Nana Cunha. A conheci quando expôs na galeria do Sesiminas e depois no Shopping Uberaba. A mistura de cores que ela consegue nas mais variadas superfícies, até em raios X, é instigante e faz a gente querer ver mais e mais, além das surpreendentes instalações que ela faz a partir de peças de demolição. Ela arrasa!





Renata Barillari é outra que é dona de criatividade incomum. Centenas de painéis pintados por ela embelezam as mais belas e sofisticadas residências no Distrito Federal. Nada acomodada, decidiu montar um ateliê para que mais pessoas expressem o seu talento, e vive rodeada de pessoas felizes por isso.
Renata Prata transporta para a sua arte na pintura e na decoração a energia do seu esfuziante sorriso. Afirma que seu trabalho como artista plástica é uma luz acesa dentro dela. Tunica Barbosa, ah quem ainda não ouviu falar dessa artista com ar de menina, mas que na sua arte há muito atingiu a maioridade, tanto que além de em Uberaba já expôs como convidada em Washington e Nova York. Carol Toubes, com toda a sua jovialidade, está à frente do Bazar de Artesanatos, com peças supermimosas ora com miçangas ora com florais e fuxico. Os porta-guardanapos artesanais produzidos por ela são lindos, diferentes  e que transformam uma mesa com extremo bom gosto. Pepê Lima é designer premiadíssimo, que descobriu visão crítica durante os filmes aos quais assistia. Sempre observava os objetos com um olhar  mais crítico. Além da forte parceria que mantém com a MAC, já tem estúdio próprio em Curitiba.
A Design Center fica na rua José de Alencar, 10, com o telefone (34) 3312-7500.
  

Circuito enche Uberaba de arte e cores


Com primeiro espetáculo em julho, o evento apresenta, entre outros grupos, os mineiros Armatrux, Galpão, Giramundo,  Trampuim

                                                                                           Foto Leandro HBL

 e show da paulista Tiê



Os meses de julho, agosto, setembro e outubro serão tomados por arte e cores na cidade de Uberaba, em Minas Gerais. Em sua primeira edição, o Circuito Cultural de Uberaba transforma em palco alguns locais já conhecidos pelos moradores. O Teatro SESI Uberaba, a Concha Acústica, e a Praça Nossa Senhora da Abadia serão cenários para espetáculos de teatro, shows de música, apresentações de dança e programação infantil. Com produção do Mercado Moderno, apresentação da  Sindicato da Indústria Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), e apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba, o circuito tem patrocínio da WD Agroindustrial, Delta Sucroenergia e Usina Santo Ângelo, através da Lei Rouanet. As apresentações no Teatro SESI têm valor de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Todas as atrações realizadas no domingo serão gratuitas.


No dia 10 de julho, sexta-feira, às 20h, o Teatro Sesi Uberaba (Praça Frei Eugênio, 231 - Bairro São Benedito) recebe o grupo belo-horizontino de teatro Armatrux, com o espetáculo No Pirex. Do gênero cômico absurdo, o espetáculo narra o encontro de cinco personagens grotescos e surreais em torno da mesa de um restaurante. Com ingredientes surrealistas e direção de Eid Ribeiro, a peça é a combinação entre teatro físico, comédia muda, clown e boas doses de manipulação de objetos cotidianos.

Com dramaturgia e direção do diretor carioca Ribamar Ribeiro, o Grupo Emcantar, de Uberlândia, canta e encanta todas as idades com teatro e música. No sábado, dia 11 de julho, às 16h, o Teatro Sesi apresenta o espetáculo infantil da trupe mineira Festejo de Brincar. Apresentando canções e histórias criadas pelo próprio grupo em seus mais de 18 anos de trajetória, os “emcantados” viajam em um trem movido pelas brincadeiras e festejos da infância, compartilhando ritmos e lembranças.


No domingo, dia 12 de julho, às 11h, é a vez da cantora Tiê, que leva o show do seu novo disco Esmeraldas à Concha Acústica (Praça Concha Acústica). Neste álbum, a cantora conta com participações como Jesse Harris e Adriano Cintra. Tiê, que já está em seu terceiro disco, é conhecida por fazer letras que se assemelham, pela delicadeza e sensibilidade, às cartas de namoro. Para ela, esse álbum também fala de amor e é autobiográfico, como os dois outros.  





 A abertura será feita com a banda Nau à Deriva. Formada por quatro integrantes, a banda, natural de Uberaba, reproduz no palco um rock apaixonado e conta com influências que vão de Chico Buarque a Heitor Vila-Lobos. Para o circuito, irão levar as canções dos Los Hermanos.








Fonte: Diógenes Marques
Nômade Produções
Diretor
(34) 3316-9255

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Maria Rita canta no Center Convention



A cantora Maria Rita apresentará o show ‘Coração a Batucar’ na estreia do Festival MPB de Uberlândia, que contará com a participação de grandes nomes da cena musical da cidade. Carlim de Almeida, Daniela Borela, Edson Denizard, Luiz Salgado e Pedro Antônio estão confirmados para a primeira edição do Festival que acontece no dia 28 de junho às 19h no Center Convention. O evento é apresentado pela Algar e Center Shopping, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com realização da Viva Marketing. Os ingressos para o Festival já podem ser adquiridos no site ingressaria.com e também serão vendidos na loja Provanza, no Center Shopping.
O Festival MPB de Uberlândia tem como objetivo apresentar ao público o melhor da música popular brasileira por meio de apresentações de talentos regionais e de estrelas da MPB. Nesta primeira edição, a convidada especial será a cantora Maria Rita, que se apresentará pela segunda vez em Uberlândia e promete emocionar o público mais uma vez. Maria Rita traz para a cidade o show ‘Coração a Batucar’, que faz referência ao sexto álbum de sua carreira, e foi gravado praticamente ao vivo, em uma autêntica roda de samba. “A nossa disposição no palco se dará de uma forma que a plateia poderá ver a minha interação com os músicos, sem que para isso eu precise estar de costas para o público”, antecipa a cantora, ao lembrar que este é um espetáculo cheio de novidades. “O cenário é surrealista e, ao mesmo, tempo minimalista. Está bem diferente de tudo o que já apresentei”, ressalta Maria Rita.
A abertura do show acontecerá com grandes artistas da MPB de Uberlândia, que farão a diferença neste festival que pretende valorizar os talentos locais. Conhecidos por grande parte do público subirão ao palco os cantores Carlim de Almeida, Daniela Borela, Edson Denizard, Luiz Salgado e Pedro Antônio, apresentando o melhor da MPB nacional e também suas composições autorais. Para receber todas estas estrelas em uma única noite, um ambiente especial será preparado, como conta a diretora da Viva Marketing, Antônia Nunes. “Teremos música da mais alta qualidade com artistas de grande talento e em um ambiente inovador, fazendo os diferenciais desta primeira edição do Festival. Nossa ideia é encantar o público e inserir este evento no calendário da cidade”, revela a diretora.
O público terá opção de curtir os shows em dois ambientes distintos, ambos oferecendo boa visibilidade da apresentação e a um custo acessível. O setor Prime, mais próximo ao palco, será montado com cadeiras no formato tradicional para quem quer assistir ao show sentado. Já no setor Pub, instalado logo após o Prime, o público contará com bistrôs e pufs em um ambiente propício para que as pessoas possam interagir, se movimentar e dançar ao som dos ritmos de samba que fazem parte do repertório do show de Maria Rita, assim como nas músicas dos talentos locais.
Além do patrocínio da Algar e do Center Shopping, por meio da Lei de Incentivo a Cultura de Minas Gerais, o Festival também conta com o apoio da Start Química, do Colégio Nacional e da GA Comunicação, que faz a assessoria de imprensa do evento.

Fonte: Sérgio Gouvêa / Dhiego Borges - GA Comunicação

domingo, 21 de junho de 2015

Espetáculo com Fagundes aborda surdez literal e metafórica

                                  Fotos Divulgação

Antonio Fagundes e seu filho Bruno lideram o elenco da perturbadora e divertida comédia Tribos, escrita pela inglesa Nina Raine e dirigida por Ulysses Cruz. Em Uberaba, a peça será encenada neste sábado (27), em duas sessões, às 19h e às 21h30, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz. Na segunda sessão haverá intérprete de Libras-Língua Brasileira de Sinais. Uma dica: o espetáculo começará pontualmente, portanto, quem se atrasar não terá acesso ao teatro.

A encenação é moderna, com um elenco numeroso e sem protagonismos, capaz de dialogar com diferentes gerações. Billy (Bruno Fagundes) nasceu surdo em uma família pouco convencional em que todos podem ouvir. Os pais (Antonio Fagundes e Eliete Cigaarini), politicamente incorretos, o criaram em um casulo e não se conformam com a dependência dos outros dois filhos (Guilherme Magon e Maíra Dvorek).



A situação se desestabiliza de vez quando Billy se apaixona por Silvia (Arieta Correa), uma garota que começa a ensurdecer depois de adulta. Com diálogos afiados e repletos de acidez, o texto é estruturado em nove cenas que abordam a surdez metafórica nas relações pessoais. Como sempre, Fagundes brilha ao aproveitar o histrionismo do personagem, e Bruno mostra potencial na pele do deficiente auditivo em busca de identidade. Sobressai também Guilherme Magon. O ator investe em uma sutil interiorização para fortalecer o irmão deprimido de Billy.

Fonte: VejaSP



Ingressos somente em dinheiro:
Clube Melissa – Shopping Uberaba – 3314-9024
Online Informática – Shopping Uberaba – 3317-0115
Valores R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)