sábado, 20 de setembro de 2014

Cia Rogê encena Carne Quebrada na FLU

                                                                                        Foto Ana Paula Neves

Cia Rogê em prévia do espetáculo Carne Quebrada, que estará na FLU nos dias 25 e 26


O espetáculo Carne Quebrada - inspirado na obra homônima de Tiago de Melo Andrade, lançado em 2010, e considerado pelo autor Moacyr Scliar como um marco na carreira do escritor uberabense, será encenado na Festa Literária de Uberaba deste ano. Serão duas apresentações na Praça Comendador Quintino - um dos espaços mais tradicionais da cidade de Uberaba e é a única atividade da FLU que não exige ingresso: uma no dia 25 de setembro às 10h e a outra no dia 26 de setembro às 19h. O espetáculo tem duração de 30 minutos e o acesso à atividade é livre para todos os públicos.
Com a peça, a Cia Rogê repete a dobradinha com Tiago de Melo, após a boa adaptação do livro A Caixa Preta. O grupo constituiu a dramaturgia de modo a apresentar a cidade e seus habitantes, sob olhar de quatro irmãs solteironas: Candinha, Carminha, Candoca e Mariquinha! De modo divertido e utilizando-se do cancioneiro popular, elas são uma pintura do país interiorano, especialmente Minas Gerais, onde a cultura popular ainda é presente e resiste aos novos tempos. 

A Cia Rogê também se apresenta na FLU com o espetáculo Duas Mãos e o sentimento do mundo, que abrirá a festa,  na quarta-feira (24). No entanto, os ingressos já estão esgotados.

Informações sobre a FLU e a programação completa estão disponíveis no: http://festaliterariadeuberabamg.com.br/





Ficha Técnica

Espetáculo Carne Quebrada

Baseado na obra de Tiago de Melo Andrade
com Dramaturgia da Cia Rogê

Direção: Emílio Rogê

Elenco: Dandhara Morena, Paula Prado, Eduarda Cunha e Mayumme Maruki

Estágiário de produção: Gabriel Veloendas

Cenário: Gilmar Alves

Figurinos: Brechó Brega & Chiq

Produção Executiva: Alternativa Cultural

Um espetáculo da Cia Rogê

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Los Manos homenageia amigos uberabenses



Quando os amigos são para sempre, vale a pena falar sobre isso e mais ainda: registrar o nobre sentimento em um livro. Lúcio Flávio De Martino Borges, o Passarinho, é o autor do livro Los Manos Amizade para uma Vida Inteira, que terá noite de lançamento em Uberaba, neste sábado, 20, às 20h, no restaurante do Cebola, um de seus eternos manos. Ele conta as peripécias dele e dos amigos uberabenses e ousa também a contar os causos de família. Cada um mais hilário do que o outro. 
Para se ter uma ideia do carinho com que ele homenageia pessoas tão importantes na sua vida, a frase escolhida para abrir a publicação é de Vinícius de Moraes: Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos.
Com prefácio de Virgínia Borges Palmerston e orelha assinada pela jornalista Sandra Satiko Kikuchi, o livro é um convite para revisitar os tempos da adolescência deles que, é claro, foi repleta de muita cervejinha estupidamente gelada, dos mais variados petiscos e de muita música boa. Tudo servia apenas de desculpa para o encontro em que davam boas gargalhadas e vivenciavam aquela amizade deliciosa e que não acabará jamais, tanto que as histórias contadas se desenrolam até os tempos atuais.
Os amigos, com nome, sobrenome e apelido, agora terão suas proezas reveladas por Passarinho, que não alivia a pena. Brincadeirinha! São 127 páginas de puro deleite com as aventuras do grupo. Como diz Sandra Satiko, na orelha, o livro é uma delícia! E certamente virão outras edições, afinal, a amizade continua e os encontros também, agora não só em Uberaba, mas em Uberlândia, São Paulo, Brasília, Goiás... Onde tem um dos amigos, tem história pra acontecer e contar depois!
O autor e um dos manos, Lúcio Flávio De Martino Borges, Passarinho, é engenheiro civil, nascido e formado em Uberaba, de onde saiu com pouco mais de 20 anos para trabalhar em Brasília, onde permanece com sua esposa Jumara e as três filhas, Elisa, Lara e Alice.


Los Manos:
Aristeu Ribeiro de Almeida (Cebola)
Donato Cicci neto (Netinho) 
Frederico Cabral de Menezes (Fred)
Homero Freitas ((Merão/Boi)
Tibúrcio José de Alvarenga (Tibúrcio)
Lúcio Flávio De Martino Borges (Passarinho)



domingo, 14 de setembro de 2014

Mudante traz Oswaldo Montenegro a Uberlândia

O 3º Festival de Música, Dança e Teatro (Mudante), que será realizado gratuitamente nos próximos dias 18 e 19, às 20h, no Center Convention, em Uberlândia, trará, entre os grandes nomes do cenário nacional, o cantor, compositor e diretor de teatro, Oswaldo Montenegro. Ele se apresentará no dia 19. 
A abertura, no dia 18, está a cargo do ator e diretor, natural de Uberlândia, Fransérgio Araújo, que atualmente vive no Rio de Janeiro, e trabalhou com grandes nomes do teatro brasileiro, como José Celso Martinez Corrêa, Na esquete “Começos e Recomeços” dirigida por Katia Lou, Fransérgio terá o desafio de despertar a reflexão dentro de cada espectador, mostrando os erros que todos cometem, com a mensagem final de que sempre é possível mudar.




Também entre os grandes nomes da música está o maestro Marcos Arakaki, regente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que se apresentará com a orquestra Udi Cello e convidados locais, no dia 18.
A Udi Cello convidará outros músicos, como a solista Polyana Alves, a pianista Graziele Almeida. Está confirmada, ainda, a participação dos grupos de dança: Talentos, Balé de Rua, Uai Q Dança e Leandro Theodoro. Todos irão se apresentar nas duas noites do Festival.


Solidariedade
Os ingressos limitados podem ser retirados na Loja Provanza do Center Shopping, sendo dois por pessoa. A distribuição é feita no horário de funcionamento do shopping. Para garantir o ingresso as pessoas devem levar 1 kg de alimento não perecível nos dias do evento e entregar na entrada. Os alimentos arrecadados serão doados para a Casa do Caminho, uma entidade carente de Uberlândia.