sábado, 26 de abril de 2014

Renato Frateschi promove Momento Musical





O Conservatório de Música Renato Frateschi convida para o Momento Musical,  de 19 a 23 de maio, às 9h10, 15h30 e 19h40. Trata-se de um projeto que abre o palco do anfiteatro do conservatório para uma semana em que os estudantes podem se apresentar, complementando o currículo regular, com uma proposta de interação direta
com o público. A iniciativa além de estimular e valorizar os aprendizes oferece ao público que curte boa música e a revelação de novos talentos assistir a apresentações de qualidade ímpar. Vale conferir!

O Conservatório está localizado na avenida Nelson Freire, 800 - Telefone: (034) 3312-2392

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Palco Livre destaca Aulete Maia



O multi-instrumentista Aulete Maia é o convidado do Palco Livre, do Conservatório Estadual de Música, no dia 6 de maio, em dois horários: 15h40 e 19h30, com entrada franca.  




Aulete é professor, multi-instrumentista e compositor. Iniciou seus estudos ainda na adolescência com o violão, para em seguida estudar informalmente guitarra, contrabaixo elétrico e bateria, participando de inúmeras bandas de estilos musicais diversificados, tais como: bandas de baile, rock, sertanejo, samba, etc.
No ano de 2003 foi contratado como professor de contrabaixo elétrico no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, período em que fomentou um desenvolvimento e prática diferenciados do estudo de contrabaixo, ampliando o foco para além do acompanhamento. A partir de então deu ênfase ao aprofundamento teórico e prático de harmonia e melodia. Foi assim que nasceu o projeto “Banda Baixaria”, em que foi criada uma banda composta somente com contrabaixos e bateria, cujo resultado pôde ser visto entre os anos de 2004 e 2005, com diversas apresentações no próprio Conservatório e em teatros da cidade de Uberaba.
Já em 2007 foi contratado para dar aulas de percussão infantil, bateria e nas disciplinas teórico práticas
de Atividade Rítmica e Prática de Conjunto. Com essas novas disciplinas, principalmente nas de
estudo em grupo, difundiu o ensino-aprendizado em música com utilização somente de instrumentos
de percussão, procurando integrar conjuntamente tanto aspectos melódicos, quanto rítmicos e
harmônicos, explicitando claramente o processo de construção de uma canção.
Paralelamente,frequentou a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e se formou no ano de 2011
com Licenciatura plena em Percussão, período em que desenvolveu sua prática de composição, cujo
principal material temático era a música instrumental. Neste trabalho está presente a música popular
em todas suas vertentes, indo da música pop até a música regional, passando pelo rock, reggae,
baladas e fusões dos mais variados estilos.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Festival Cerrado Jazz começa dia 30


O Festival Cerrado Jazz, com produção a cargo de Ricardo Moraes e Lívia Ferolla, será realizado em Uberaba promovendo espetacular intercâmbio entre músicos nacionais e internacionais, além de difundir o trabalho desses artistas na região do Triângulo Mineiro e presentear o público com concertos de primeiríssima qualidade.


Destaque para os depoimentos de Robertinho Silva (baterista e percussionista), dos produtores Lívia e Ricardo, e também de Massimo Minardi (guitarrista), Martina Marana (cantora),


 Alessio Pacífico (baterista) e Tullio Ricci (saxofonista), gravados pela Míra Produtora, disponíveis na página oficial do festival: http://cerradojazz.com.br, onde é possível conferir a programação completa do evento que será promovido na cidade de 30 de abril (Dia Internacional do Jazz) a 12 de maio.




Algumas atrações




30/4 - Victor Biglione -  20h - Concha Acústica e 21h - Choperia Archimedes (com Pedro Amui Trio)
Com um estilo musicalmente eclético, misturando bossa nova, rock, jazz e blues, Victor, um dos maiores guitarristas e violonistas da atualidade, já tocou com mais de 300 nomes da MPB e da música internacional. Lançou 16 CDs solos ou duos em diversos países e ainda, outros dois pela Cor do Som, banda que integrou de 1982 a 1984 contribuindo para a consagração do pop-rock brasileiro.

4/5 -   Tulio Araújo    -  11h - Concha Acústica
6/5 -   Tulio Araújo    -  21h - Archimedes Choperia
9/5 -   TriUnity           -  21h - Centro de Cultura José Maria Barra




Lívia Ferolla, diretora do Centro de Cultura José Maria Barra (Fiemg/Sesiminas), conta que o Festival Cerrado Jazz  foi iniciado em 2010 como Mostra de Jazz e Música Instrumental (até 2012 – com três edições) e entra neste ano de 2014 como Festival, em sua segunda edição, com um grande numero de atrações de expressão do jazz e da música instrumental do cenário nacional.
Estão previstos 14 concertos em duas semanas de muita música e troca de experiência entre os músicos com a expectativa de atingir um público de até oito mil pessoas.


Patrocínio: ABCZ, Fundação Cultural, Célula Marketing e Inteligência de Mercado e Sesi-Fiemg, com apoio de Choperia Archimedes, Esquina do Didi, Míra Produtora, TEU-Teatro Experimental de Uberaba, Alternativa Cultural, Instituto Cultural Héli Souza Lima, Black Jak Rock Bar e LP Bar, além deste blog na divulgação.