sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Armazém Literário lança projeto Toda Sexta




O Armazém Literário de Uberlândia, um espaço destinado à história e a cultura uberlandenses, estreou nesta sexta-feira, dia 4 de janeiro, às 18 horas, o Projeto Toda Sexta, que tem como finalidade, todas as sextas-feiras, promover um encontro de escritores, poetas, historiadores, músicos, atores e artistas em geral com o público que interessa por este tipo de arte, como forma de resgatar e valorizar os personagens, a história e a memória de quem fez e faz cultura na cidade. 
O convidado da estreia do projeto foi o jornalista e escritor Pedro Divino Rosa, o Pedro Popó, autor do livro: Dona Chiquinha, a dama do teatro uberlandense. A atriz, falecida na década de 90, uma das personalidades mais importantes da área teatral da região. Pedro Popó é o biógrafo da personagem e vai, durante o evento, falar sobre a importância dela para a cultura uberlandense e autografar o livro de sua autoria. "Dona Chiquinha, a dama do teatro uberlandense" foi lançado em 2007 e é o quinto dos seis livros que o autor tem publicado. 
Segundo JB Guimarães, o criador do projeto, a ideia é toda semana ter um convidado. "Temos muitos historiadores, escritores, poetas, teatrólogos; enfim, artistas que resgatam a nossa cultura e a nossa memória, e o projeto visa justamente colocá-los conversando o público interessado, para juntos resgatarem o que temos de bom", salientou, convidando todos para a estréia. 
O evento, ontem, consistiu de uma sessão de autógrafos do livro, com início às 18 horas, e posteriormente, às 20 horas, houve um colóquio sobre a personagem retratada na obra. A atividade se encerrou às 22 horas. O Armazém Literário fica na rua Teixeira Santana, 54, no Fundinho, quase esquina com a Praça Adolfo Fonseca (da Escola Estadual). 





Contato: JB Guimarães - Fone (34) 9695-9759

Trancoso sedia festival internacional de música



Lançado com sucesso em 2012, como iniciativa pioneira no País, por sua localização, abrangência sociocultural e qualidade da programação musical, o Música em Trancoso 2013 chega à segunda edição (23/2 a 2/3) com a inauguração do seu grande símbolo da sustentabilidade: um anfiteatro definitivo, construído no alto do canyon do litoral de Trancoso, sul da Bahia, em perfeita harmonia com a paisagem, um dos cenários mais deslumbrantes da costa brasileira. 




A segunda edição do Música em Trancoso 2013 – festival internacional de música clássica, jazz e MPB, inteiramente gratuito, reunirá solistas da Europa e Estados Unidos e as orquestras jovens da Bahia e de São Paulo, em oito dias de programação. As apresentações serão no anfiteatro ao ar livre. Estudantes de música de todo o País e alunos de escolas públicas da região terão masterclasses e aulas de música com os convidados do festival, também gratuitas. 


Em uma arrojada construção, o anfiteatro tem uma superposição de plateias, de 1.100 lugares cada, e se transformará em um Centro Cultural, com atividades artísticas e socioeducativas abertas à comunidade, na baixa temporada.
Reservas de ingresso (até quatro pessoas, por concerto) e as inscrições para as masterclasses podem ser feitas pelo site www.musicaemtrancoso.org.br, pelo telefone (73) 3668-1487/ 2177 ou pessoalmente, na Rua do Telégrafo, 385 – MCPC 248, em Trancoso. 


PROGRAMAÇÃO


23 e 24.2 – Concerto com ORQUESTRA JUVENIL DA BAHIA - regência de RICARDO CASTRO.

Solistas:

RÜDIGER LIEBERMANN, violino

WALTER KÜSSNER, viola

WALTER SEYFARTH, clarineta

EDICSON RUIZ, contrabaixo

MARTIN SNELL, baixo barítono

KATHRIN HILDEBRANDT, mezzo soprano



25.2 – Bossa Nova com


CESAR CAMARGO MARIANO, piano

SIZÃO MACHADO, contrabaixo

THIAGO RABELLO, bateria

NAILOR PROVETA, saxofone

WALMIR GIL, trompete

ANTHONY WILSON, guitarra



26.2 – Jazz com DAVID GAZAROV TRIO

DAVID GAZAROV, piano

ROCKY KNAUER, contrabaixo

GUIDO MAY, bateria



27.2 – Música de Câmara



28.2 – Jam Session


1 e 2.3 – Concerto com ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO DE SÃO PAULO sob a regência de CLAUDIO CRUZ. Solistas:

RÜDIGER LIEBERMANN, violino

WALTER KÜSSNER, viola

LEONARD ELSCHENBROICH, violoncelo

BENOIT FROMANGER, flauta

CESAR CAMARGO MARIANO, piano

FAUSTO REINHARDT, tenor

MELINDA PARSONS, soprano








Contatos de Imprensa: Marco Dabus e Renata Camargo

Press Services Soluções Integradas em Comunicação

5511 – 3120.9980 e 3120.9983

marco@presscomunica.com.br e renata@presscomunica.com.br

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Livro de Nelson Motta inspira microssérie





Assassinato da rainha do axé em cima do trio elétrico, durante o carnaval da Bahia, é o mote da microssérie O Canto da Sereia com Ísis Valverde no papel título, que estreia na terça-feira, 8, na Globo. 



A trama que tem Marcos Palmeira como Augustão, chefe da segurança particular da cantora, é uma adaptação do  romance homônimo de Nelson Motta, escrita por George Moura, Patrícia Andrade e Sérgio Goldenberg, com supervisão de texto de Glória Perez. A direção é assinada por José Luiz Villamarim e a produção faz parte do núcleo de Ricardo Waddington. 




Um tiro certeiro atinge põe fim a uma carreira promissora. O crime choca a Bahia e leva Augustão a investigar o caso. Ele descobre uma Sereia desconhecida para muitos. Elementos obscuros a rodeavam e muita dor e destruição marcaram sua trajetória. 


Cenas foram realizadas em diversas locações em Salvador, como o Palácio do Governo, a Escadaria Santa Bárbara, a praça do Farol da Barra, proximidades do Pelourinho, entre outros. Muitas delas foram feitas no carnaval do ano passado de cima do trio da cantora Ivete Sangalo, que, por sinal colaborou com Ísis para a composição da personagem. Além de Ísis e Marcos Palmeira, no elenco estão nomes como Marcos Caruso, Camila Morgado, Fabíula Nascimento, Gabriel Braga Nunes, João Miguel, Marcelo Médici, Margareth Menezes, Fabio Lago e Zezé Motta. 

                                             Foto Estevam Avellar/TV Globo

Palmeira falou sobre o seu personagem na trama. Na microssérie ele é um detetive bonachão. Tem paixão pelas mulheres como um todo, mas principalmente por Mara, personagem de Camila Morgado. “A diferença com os outros baianos que fiz na TV, é que este é contemporâneo, os outros eram rurais'', comenta, deixando escapar que está solteiro e querendo se apaixonar. O único ponto difícil para o espectador é ter de esperar o programa Big Brother Brasil. 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Leilah Moreno estrela musical ‘Thriller Live’




A cantora e atriz Leilah Moreno fechou contrato para o musical ‘Thriller Live’ sobre os maiores sucessos de Michael Jackson, com estreia em fevereiro, no Citibank Hall, no Rio de Janeiro.


Depois do sucesso de sua participação na novela Aquele Beijo, em que contracenou com Marília Pera, Leilah é uma das apostas da revista Época de celebridades que vão bombar em 2013. Ela também foi convidada pelos produtores americanos de Lady Gaga e Rihanna para gravar em Londres e Nova York, a partir de janeiro. Demais!




Ezequiel Piaz inicia Europe Tour dia 15


Ezequiel Piaz, que estudou no Conservatório Estadual Renato Frateschi, em Uberaba, continua voando baixo pelo mundo. Considerado atualmente um dos grandes violonistas do Brasil, já se apresentou no Copenhagen Jazz Festival (Dinamarca) ao lado do pianista Thomas Clausen. Na Alemanha,  foi aplaudido em uma série de apresentações e tido pela crítica como “Guitarren Virtuose, autêntico representante da música brasileira”. No Brasil já tocou ao lado de Leny Andrade, Sebastião Tapajós, Boris Gaquere (Bélgica) e Carles Pons (Espanha) entre outros.


Dono de um estilo único que passa pelo clássico, popular e jazz, Piaz apresenta composições próprias e obras de Hermeto Pascoal, Pixinguinha, Egberto Gismonti e Tom Jobim entre outros. Trabalho registrado em seus CDs.


                      

Dia 8 exibirá mais um pouco de seu talento por aqui, na inauguração do


LP Bar, do músico Gustavo Achcar, a partir das 21h, na rua Espir Nicolau Bichuette, 40.

                                            Confira a agenda de Piaz neste primeiro mês de 2013:







Colônia de Férias destaca Vinicius de Moraes



A arte-educadora Adriana Fonseca convida para a Colônia de Férias Cultural Vinicius para Crianças. Juro que gostaria de voltar a ser criança pra poder curtir todas as atividades preparadas para meninos e meninas na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, das 13h às 17h. Mas é preciso correr para fazer a inscrição, porque são apenas 30 vagas.  Haverá leituras, poemas, música e diversão no mundo encantado da literatura infantil, como diz o belo convite. Da programação bacana constam Contação de Histórias, Leitura e Jogos Virtuais, Oficinas Diversas, Cinema na Biblioteca e, sobretudo, muito carinho. Não dá pra perder! Se você tem filhos, sobrinhos, afilhados ou netos, aproveite a chance de oferecer a eles férias culturais de primeiríssima!