quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Iara apresenta crônicas fotográficas

 Iara lê a crônica que escreveu para a imagem da avenida Leopoldino de Oliveira

 A diretora do Arquivo Público, Lélia Bruno, destacou o talento de Iara 

O empresário Renato Carboni ganhou uma caixinha com as crônicas

Ontem conheci um pouco mais da história de Uberaba, na Alternativa Cultural, durante a apresentação de “Uberaba, crônicas fotográficas”, que são fotos históricas (antes e depois) acompanhadas de pequenas crônicas da pesquisadora e professora Iara Fernandes (foto). Pura poesia! Evento contou com ilustres presenças entre elas a historiadora Antonieta Borges Lopes; a diretora do Arquivo Público, Lélia Bruno; a a jornalista coordenadora de Gestão, Evacira de Coraspe; a diretora do departamento de Documentação e Pesquisa da Câmara, Sumayra Oliveira, e  a anfitriã Thaís Collus, que sorteou algumas caixas contendo as imagens e os respectivos relatos. Entre os sortudos, o empresário Renato Carboni.  Noite memorável!

Vale patrocina livro



A Vale Fertilizantes patrocina livro por meio da Lei Rouanet. De autoria do jornalista João Castanho Dias (foto), “A Imprensa Rural no Brasil”, da Editora Barleus, desvenda o jornalismo rural nacional e apresenta 300 imagens, além de 18 capítulos que descrevem o setor desde o século 16. O livro também resgata a história da propaganda agrícola do País. No último capítulo, estão eproduzidos mais de 60 anúncios publicados em revistas do , o autor.culo passado. Há anúncios de adubos, tratores, medicamentos, formicidas e outros produtos. "As propagandas, por si só, são ótimas testemunhas do progresso ocorrido na agricultura brasileira nos últimos cem anos", observa..

Castanho atua há 30 anos na Imprensa Rural. Já atuou como repórter e editor de revistas especializadas, trabalhou como assessor de imprensa de empresas e entidades ligadas ao agronegócio e já lançou oito livros sobre o assunto. Ao todo, contabiliza cerca de 500 reportagens sobre o tema para mídias nacionais e internacionais. Bacana!

Música eletrônica desperta talentos

                                                                        Vinny Depp

Patti Cicci

                                                        Clayton DK

O talento do DJ tem sido mais um referencial de sucesso da música em festas, baladas, recepções, enfim. Uberaba, que tem uma inegável efervescência cultural, começa a ser também muito conhecida por este novo artista que tem em suas mãos a possibilidade de transformar para melhor qualquer ambiente. A cidade já tem alguns nomes consagrados como Julinho Oliveira, Magrão, Renato Carneiro, Fabiano. E outros vêm surgindo por força do talento, como Clayton DK, Vinny Depp, Patti Cicci, Jean Marco e Renato Bonetto. Sorte, Galera!!!!

MAS inaugura presépio domingo



Hélio Siqueira e Paulo Miranda, que a cada ano surpreende a cidade com a montagem do presépio, deverão repetir a façanha em 2011. A inauguração do presépio será neste domingo, às 10h, no Museu de Arte Sacra (MAS). Durante o evento, haverá apresentação do Coral do Colégio Marista. O convite é da Fundação Cultural de Uberaba, através da diretora Tânia Mara Garcia. Paralelamente, Hélio e Paulo preparam mais uma edição da Exposição Arte Acessível que será promovida nos dias 9 e 10 deste mês, no ateliê dos dois. Imperdível!

Dia do Samba tem comemoração



Roda com Fausto Reis e Convidados dá o tom da comemoração do Dia Nacional do Samba (2/12), neste domingo,  com início às 10h30 e previsão de término às 13h30, no Mercado Municipal, em uma realização da Fundação Cultural de Uberaba. O professor, jornalista e agente cultural Antônio Carlos Marques fará uma apresentação contando a história do samba e suas curiosidades, com audição de gravações históricas - como “Pelo Telefone”, o primeiro samba gravado - dos principais sambistas brasileiros, intercalada com a música ao vivo.

Arte em dose dupla


Terezinha Hueb, na foto com o odontólogo e músico Osmar Baroni, lança livro de crônicas

Arte em dose dupla é o que promete a noite de 14 de dezembro, em Uberaba, com o lançamento do livro de crônicas, Seguir Adiante, da educadora e membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), Terezinha Hueb de Menezes, e a abertura da exposição Devaneios - óleo sobre tela, da artista plástica Aparecida Hueb. Será às 19h30, no Espaço Arte e Cultura, a linda galeria de Urbano Salomão.

Lançamento na Alternativa


Apoteose dos gatos – contos, de Adhemir Marthins, autor do romance Um Exílio e um Reino e colunista do Blog da Alternativa, será lançado no dia 9, às 19h30, na Alternativa Cultural. Graduado em Filosofia e História com pós em História Contemporânea, Adhemir conta que suas gavetas estão  cheias de escritos entre romances, contos e poemas. Um pouco está no seu primeiro romance publicado e outro na coletânea que lança na semana que vem. Para ele, escrever é uma forma de enfrentar o mundo, é respirar em meio ao caos.

Fátima Bernardes troca JN por atração matinal

Fátima Bernardes vai ter programa nas manhãs da Globo

A jornalista Fátima Bernardes, 49, deixará a bancada do "Jornal Nacional", que ocupa com o marido William Bonner há 13 anos. Patrícia Poeta a substituirá no posto. Também estava cotada para suceder Fátima, a jornalista Ana Paula Araújo, que já ocupa a bancada do JN uma vez por mês e se destacou após fazer a cobertura da ocupação policial do conjunto de favelas da Penha e do Complexo do Alemão, que aconteceu em novembro do ano passado.  Mas, para alegria dos espectadores, Fátima não estará fora na telinha. Ela deverá comandar programa próprio de manhã na Globo, no ano que vem. Segundo a Folha, quatro estrelas de outras atrações da emissora estão envolvidas na produção, que ainda não tem nome definido.

                                         Patrícia Poeta substituirá Fátima Bernardes no JN

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Uniube debate Eireli


Os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social da Uniube promoverão, no dia 5 de dezembro (segunda-feira), das 19h às 22h, no anfiteatro da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba,  o seminário "Os Impactos da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada no Contexto Empresarial", em parceria com a  Aciu. A informação é da diretora do curso de Direito da instituição, professora Andréa Queiroz Fabri, acrescentando que o seminário conta com apoio do G9, Rotary Clube Uberaba Portal do Cerrado, CEPAJ e Conselho de Contabilidade. O evento contará com a apresentação da lei pelo professor Paulo Leonardo Vilela Cardoso (foto), autor do texto que inspirou o projeto de lei abraçado pelo deputado Marcos Montes e sancionado pela presidente da República, e os comentários sobre os aspectos contábeis e econômicos por profissionais de contabilidade e administradores de empresas, professores de Ciências Contábeis e Administração.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

HVU faz campanha de prevenção de câncer em animais

O Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), segundo o professor do curso de Medicina Veterinária da Uniube, Cláudio Yudi, realizará atividades até o dia 2 de dezembro, no HVU, durante  Campanha de Prevenção de Câncer em Animais. Ele ressalta que com ajuda dos alunos do curso de Medicina Veterinária, o público receberá esclarecimentos sobre a prevenção do câncer, durante o horário comercial, na recepção de pequenos animais. E nesta quarta-feira (30), Yudi e equipe estarão no Calçadão Artur Machado, entre 8h e 12h, visando a  orientar sobre o câncer e, ainda, divulgar o Setor de Oncologia do HVU, sob a responsabilidade da professora Joice Lara Maia Faria, também responsável pela Campanha. Bacana!!!

5R lança Shopping Praça Uberaba

O Praça Uberaba Shopping Center, lançado na manhã de hoje, no Centro Administrativo da PMU,  contará com elementos e cores para fortalecer a cultura uberabense. O projeto de arquitetura e design, realizado pela empresa portuguesa Conceito Arquitetos, é inspirado na origem do nome Uberaba, que tem raiz na palavra tupi Y-berab, que significa água clara ou rio brilhante. Carlos Felipe Fulcher revela que a preocupação com o meio ambiente e a consciência da sustentabilidade estão entre as prioridades do empreendimento. Ele já anunciou que o Shopping adotará a praça em frente e implementará ousados projetos na área de reciclagem. A 5R Shopping Centers  prevê investimentos da ordem de R$ 230 milhões. O Praça Uberaba terá aproximadamente 150 lojas e o estacionamento oferecerá capacidade para cerca de 1500 veículos.    







 
 Carlos Felipe Fulcher (esquerda) e Cesar Garbin (direita) com o prefeito Anderson  Adauto





A 5R Shopping Centers desenvolverá um produto de uso misto, que será composto pelo shopping e por edifícios comerciais e residenciais, além de hotel e universidade

domingo, 27 de novembro de 2011

Evento destaca França com palestras e arte

O I Encontro de Língua, Cultura e Civilização Francesa, fruto do projeto Vive la France! - coordenado por Clarissa Navarro-, o PET-Letras e a Escola Francophone, foi realizado, no dia 26 de novembro de 2011, no anfiteatro B da UFTM, com enorme sucesso. Após a execução do Hino do Brasil, alunos interpretaram o Hino da França abrindo a extensa programação que transformou o saguão e o anfiteatro do CEA em um pedacinho da França.

O professor doutor Sidney Barbosa, da UNB, proferiu a palestra Universidades Francesas

                 Professora Fani Tabak, da UFTM, falou sobre Literatura Francesa e modernidade

                       A professora de Francês  Maria Angélica discorreu sobre Origem da Língua Francesa

      Arquiteto e decorador Demilton Dib proferiu a palestra Art déco

O professor doutor Carlos Francisco de Morais falou sobre Belle Époque


Mesa foi composta pelos professores da UFTM,  Carlos Francisco de Morais, coordenador do curso de Letras; Ozíris Borges Filho, tutor do PET-Letras e Luciana Moura Colucci de Camargo, supervisora da Central de Idiomas Modernos, e as palestras proferidas pelos professores doutores Sidney Barbosa (UNB), Fani Tabak e Carlos Francisco de Morais;  o arquiteto e decorador Demilton Dib e a professora de Francês, Maria Angélica Alvarenga Bernardes Podboy.

O cantor André Farias e a pianista Maria Alice Braga no concerto En chantè

Mônica ouve integrante do Grupo Les Clochards em ação
                                      Clarissa Navarro com monitores e Grupo Les Clochards
Comissão organizadora com Les Clochards


A parte artístico-cultural foi abrilhantada pela apresentação de Breno Rezende em O Avaro, de Moliere; pelo concerto de músicas francesas interpretado pelo cantor André Farias e a pianista Maria Alice Braga, de Brasília (DF), e o grupo Les Clochards, formado por sussurradores de poemas franceses - alunos do projeto “Vive la France!” da UFTM. O grupo tem como objetivo levar à comunidade um pouco de cultura francesa através de poesias sussurradas em tubos de papelão decorados, que modificam a voz da pessoa que sussurra, criando um som diferenciado, proporcionando a quem escuta uma experiência única. Sensacional!

Comissão organizadora 


PET Letras e Vive La France!

Clarissa Navarro Conceição Lima - coordenadora do Projeto “Vive La France!”

Karla Cristiane Pintar e Thiago Henrique Navarro Conceição Lima - subcoordenadores

do “Vive La France!”

Mayra Natanne Alves Marra - coordenadora do Grupo “Les Clochards”

Maria Angélica Alvarenga Bernardes Podboy - proprietária e professora da Escola

Francophone

Rafael de Souza Oliveira - design gráfico

Mônica Garcia Navarro Lima e Joaquim Alberto Jorge – colaboradores