sábado, 23 de janeiro de 2021

PIBID História UFTM realiza I ciclo de oficinas


  As oficinas acontecerão nos dias 26/01, 02/02 e 16/02,  às 15h,  por meio 

da plataforma do Google Meet  



O Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM inicia o I ciclo de oficinas do PIBID História. As oficinas acontecerão nos dias 26/01, 02/02 e 16/02,  às 15h,  por meio da plataforma do Google Meet. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no Instagram do projeto @pibidhistoriauftm. O link da primeira oficina pode ser acessado através de: forms.gle/2TGA5FoyT2G9uo8m7.

O projeto tem como objetivo democratizar debates, ferramentas e tecnologias utilizadas no cotidiano do programa PIBID. E, são abertas para a comunidade acadêmica e externa de forma gratuita. O programa institucional é desenvolvido na Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa e coordenado pelo professor. Dr. Clayton Cardoso Romano, da UFTM, e realizado com os discentes universitários acadêmicos do curso.

“As oficinas possuem fundamento na colaboração com a formação do discente, uma vez que a formação é baseada no tripé universitário, abarcando o ensino, a pesquisa e a extensão. Outras informações e links das próximas oficinas também podem ser buscados por meio do e-mail do programa pibidaurelioluizdacosta@gmail.com”, pondera Laís Gomes, membro da comissão de comunicação do projeto.

Para Laís, unir as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em projetos de ensino com a escola Aurélio oportuniza o aprendizado de teor artístico e intelectual, como é o caso da utilização da plataforma Canva e Podcasts, e a produção de diversos gêneros textuais, contribuindo ainda mais com o aprendizado dos alunos e também da comunidade externa.

A primeira oficina será a da “Plataforma Canva”, que se trata de um site de edições de imagens online e que pode ser utilizado de forma gratuita, que nos permite desenvolver artes gráficas, apresentações e posters para mídias sociais. Os inscritos presentes vão aprender a utilizar as funções e ferramentas da plataforma com as alunas Giulia Metzker e Ana Jennifer Dimas, integrantes do projeto que ministrarão essa primeira oficina.

As outras duas oficinas serão a de “Produção de Texto”, ministrada no dia 02 pelos alunos Laís Gomes e Gabriel Castro. Esta oficina propicia ao público compreender as técnicas e conhecer os diversos tipos textuais utilizados em nosso cotidiano. Já a última a ser realizada no dia 16 será a de “Produção de Podcast”, desenvolvida pelos alunos Daniel Ferreira e Mariana Fresneda, que irão auxiliar na produção desse formato de dispositivo de mídia em forma de áudio muito utilizado na atualidade para quem gosta de se comunicar por meio das ondas de rádio.

O pibidiano, Gabriel Castro, ressalta que projetos como este são de extrema importância para unir e democratizar conhecimento com os estudantes e a população, principalmente em tempos de pandemia onde a sociedade está confinada em suas casas. “Esta será a primeira oficina, mas nosso grupo já está planejando várias outras com diversas temáticas. Para quem gosta de manter-se atualizado, essa é uma grande chance de aprender algo novo”. Conclui Gabriel.




sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Língua Afiada: quando usar "há" e "a"




 Muita gente não sabe que assistir sem preposição significa cuidar. Sendo assim,

quando alguém diz: “Hoje vou assistir o jogo no bar” comete um erro. “Assistir” no

sentido de ver deve ser usado com a preposição a obrigatoriamente, ou seja,

“Hoje vou assistir ao jogo no bar” é o correto. Um uso correto do verbo assistir

sem preposição seria: “Hoje assisti minha mãe, que não se sentia bem.” 



* Fotocópia, aliás, em bom português. O nome Xerox é marca registrada que designa
o equipamento. 

                                                                                   •

“Há” ou “a 
A dificuldade na hora de usar um dos dois é clássica! Muita gente confunde. 
Mas, uma vez que você aprenda, não vai mais esquecer.
“Eu me casei a cinco anos” 
O correto é “Eu me casei há cinco anos”!
Pois é o verbo haver que indica passado, não a preposição a. 

* Por sua vez, se a frase se referir a um acontecimento futuro, é o “a” que deve ser empregado:
 “Vou me casar daqui a cinco meses!” Certo! 


Simplificando: há = exprime passado a = exprime futuro


Dica extra

O uso do Há – atrás 

Veja: “Isso aconteceu há muito tempo atrás.” Errado! 
A ideia de passado já foi expressa no uso do Há, portanto, o uso do atrás é redundante. 
Basta dizer: “Isso aconteceu há muito tempo.” 


                                                                                  •


“Faz” ou “Fazem”
Ainda falando sobre verbos, o uso equivocado do verbo fazer no plural quando este é 
impessoal volta e meia aparece em posts. 

Veja: “Fazem dez anos desde que ele se foi.” Errado! 
O verbo não concorda com “dez anos” porque dez anos não é o sujeito da frase. 

Veja: “Faz dez anos desde que ele se foi.” O correto é o uso do verbo no singular porque, 
neste caso, “fazer” é impessoal, ou seja, não tem sujeito.


                                                                                    •


 • “Agente vai ali e já volta”. Errado! 
A palavra “agente” é um substantivo e designa que ou quem atua ou opera em algo: 
agente sanitário, agente da polícia federal, agentes climáticos; confira o exemplo: 
“James Bond é o agente secreto mais famoso do cinema.” Certo! 
“O agente da federal prendeu mais um hoje.”

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

João Menezes vence favorito e está nas oitavas de Istambul

Foto Washington Alves

 




João Menezes enfrenta nesta quarta o turco Ergi Kirkin


Janeiro, 2021 – Com uma vitória sobre o principal favorito no Challenger de Istambul, o mineiro João Menezes avançou para as oitavas de final do torneio, que está sendo disputado em quadras duras e cobertas, na Turquia. Na estreia na chave principal, nesta terça-feira (19), marcou 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-5) e 6/3, em 1h23min, diante do colombiano Daniel Elahi Galan, cabeça de chave 1 e número 115 do ranking mundial. Com os pontos que acumulou até agora, Menezes - número 3 do Brasil - deve subir sete posições, passando de 193 para 186 do mundo.

Nesta quarta-feira (20), Menezes enfrentará o turco Ergi Kirkin, 21 anos, número 449 do ranking, que recebeu wild card e derrotou o italiano Paolo Lorenzi (146), por 6/4 e 6/2. Será o primeiro confronto entre os dois, em jogo por volta das 8h (horário de Brasília), valendo vaga nas quartas de final. 


Garantindo a vaga nas oitavas - Um jogo em que Menezes garantiu uma importante vitória, jogando muito bem. O primeiro set seguiu sem quebras até o oitavo game, quando Galan conseguiu o break e abriu 5/3, sacando para fechar a série. Mas, Menezes reagiu e devolveu a quebra, 5/4, confirmando seu serviço para empatar na sequência. Nova igualdade, 6/6, e a definição foi para o tie-break. O mineiro saiu de 3-1 para virar, marcando cinco pontos seguidos, 6-3. Galan ainda tentou reagir, 6-5, mas Menezes manteve a concentração e fechou em 7-5. Com a vitória no set inicial, entrou com muita confiança no segundo, quebrou no sexto game para fazer 4/2 e manteve a vantagem, vencendo por 6/3 e garantindo um lugar nas oitavas. 




Desde 2018 Menezes disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória. Este ano, antes da Turquia, abrindo a temporada 2021, jogou o quali do Australian Open, em Doha, no Catar, parando na segunda rodada. 

Um pouco da carreira – O mineiro João Menezes, 24 anos, nascido em Uberaba, começou no tênis aos seis anos, influenciado pela família, levado pelo pai, que jogava, a dar as primeiras raquetadas. E foi se interessando mais e mais, seguindo na carreira, como juvenil e, depois, desde 2014, como profissional.

Entrou no circuito ITF aos 16 anos, alcançando a 26ª colocação mundial entre os juvenis. Em 2014, em parceria com Rafael Matos, foi vice-campeão da chave juvenil de duplas do US Open. Jogou também as chaves juvenis de Roland Garros e Wimbledon. E ficou com o vice-campeonato do Banana Bowl.

Menezes têm cinco títulos Future e a primeira conquista no circuito Challenger veio em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão, no mês de maio. Representou o Brasil por duas vezes em Jogos Pan-Americanos: em Toronto 2015 - oitavas de final - e em Lima 2019, voltando do Peru com a medalha de ouro e com a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Seu melhor ranking na carreira foi a 172ª posição, alcançada em fevereiro de 2020.

Mais informações:
Fanpage:  
https://www.facebook.com/JoaoMenezesOficial/
Instagram: www.instagram.com/joaomenezes12
Marketing/Comercial: Sérgio Oprea - +55 61 98118-9876 -sergio.oprea@terra.com.br - www.zenithmarketing.com.br


Fonte: ZDL - Doro Jr. / Deborah Mamone