sábado, 1 de agosto de 2015

14Bis aterrissa na Concha Acústica

A Fundação Cultural comemora três anos do projeto Domingo na Concha neste dia 2 de agosto, com show da banda 14Bis, das 11h às 14h. A abertura está a cargo do cantor Marcelo Taynara. A edição especial marcará a estreia da estrutura em box truss, que protege artistas e público contra sol e chuva




Eles estão há mais de três décadas na sua vida, numa trajetória caracterizada pela reinvenção e ampliação de um público fiel. E estão comemorando nos palcos, com a nova turnê ‘14 Bis – 35 Anos‘, que reúne os clássicos da carreira do grupo mineiro, assim como outros sucessos, da música nacional e internacional.
Surpresas escolhidas a partir de coisas que ouviram nesses 35 anos, com um pé até na modernidade, podendo ir dos Beatles a Renato Russo. É um novo 14 Bis que está no ar, mas sem deixar, é claro, sua característica sonoridade, uma mistura única de rock com Clube da Esquina, música clássica, progressivo, do country norte-americano ao regional brasileiro, e o que mais pintar no caldeirão de Cláudio Venturini (guitarra e voz), Sérgio Magrão (baixo e voz, único carioca do grupo), Vermelho (teclados e voz) e Hely Rodrigues (bateria).


Esses caras levam a sério o que cantam, como o verso da ‘Canção da América‘, “amigo é coisa pra se guardar” (do primeiro disco, presente inédito de dois amigões, o já saudoso Fernando Brant e Milton Nascimento, também produtor da estreia fonográfica da banda). Porque é exatamente o que eles são, quatro amigos que amam o que fazem: tocar, cantar e compor. E o grande momento é quando dividem isso com uma turma cada vez maior de admiradores, como confirmam as plateias de seus shows, sempre repletas de fãs de carteirinha, para quem bastam alguns compassos da introdução de ‘Planeta Sonho‘ para rejuvenescer seus sentidos, e de uma linda juventude que não devia ter sequer 10 anos quando o grupo estourou, há 35 anos, ainda com Flávio Venturini na formação – o irmão mais velho de Cláudio saiu em 1987, mas sempre, quando há uma brecha nas agendas, pode ser visto de volta ao palco com eles.
E até hoje, ‘Todo Azul do Mar‘ após ‘Caçador de Mim‘, ‘Natural‘ após ‘Mesmo de Brincadeira‘, ‘Nova Manhã‘ após ‘Mais Uma Vez‘, cada canção, com vocais e instrumental incríveis, letras e melodias irresistíveis, é a prova da mágica atemporal do 14 Bis. Seus shows são daqueles que proporcionam o prazer de se ouvir da primeira à última música, como nos bons tempos, que voltam, sim, e o 14 Bis está aí para resgatar tal sensação.
A nave vai, pioneira como o protótipo visionário de Santos Dumont que deu nome ao grupo, 35 anos de carreira e continua, sonhando o futuro.


E é com show de 14Bis que a Fundação Cultural comemora três anos do projeto Domingo na Concha.



                    A abertura do show deste domingo será com o talentosíssimo cantor Marcelo Taynara 


Domingo na Concha
O projeto Domingo na Concha iniciou em agosto e veio para movimentar a cena cultural uberabense, sempre em uma realização da Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural e já se tornou tradicional. O vereador Franco Cartafina também teve participação importante neste processo, pois logo que assumiu como vereador enviou a sugestão à presidência da Fundação Cultural para a retomada do espaço para eventos culturais. 
O Domingo na Concha surgiu com a proposta de propiciar espetáculos musicais na Concha Acústica, com apresentação de grandes artistas e bandas locais, regionais, nacionais e internacionais. O projeto se tornou tradicional, faz parte dos grandes eventos realizados em Uberaba e acontece todos os domingos, das 11h às 14h.
Pelo palco do Domingo na Concha já aconteceram especiais como o Dia do Samba, Dia do Rock, Especial Legião Urbana, 100 anos de Dorival Caymmi, Festival Cerrado Jazz, apresentações de jazzistas, MPB, Festival de Samba e de Marchinhas, mostrando que o projeto veio para ficar.
Mais de 260 artistas, entre bandas, artistas solo, além de mega shows, como o de Kiko Zambianchi, Tico Santa Cruz, o titãs Sergio Brito, Hanoi Hanoi, Arnaldo Brandão, Tiê. A maioria cantou com bandas formadas por artistas uberabenses para valorizar nossos músicos em apresentações para ficar na história de Uberaba.

Mostra destaca 70 anos da Segunda Guerra




Há 70 anos, terminava a Segunda Guerra Mundial. No dia 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos detonaram sobre Hiroshima, no Japão, a primeira bomba atômica da história da humanidade. Depois, Nagasaki. E o mundo mudou.
O Cine Cultura UFTM apresenta, durante toda a semana do dia 6 de agosto, a Mostra de Cinema: 70 anos da Segunda Guerra Mundial. Serão seis filmes, seis grandes diretores, nacionalidades diversas: Itália, União Soviética, Áustria, França, Argélia e Suécia. Visões diferentes de povos que viveram e morreram no maior conflito que o ser humano ousou criar.
Aberta ao público, a Mostra integra a programação de acolhida aos calouros do Curso de História, segundo semestre de 2015.

Datas: 3 a 8 de agosto de 2015
Horário: 15 horas
Local: Cinema da UFTM – Unidade Urbano Salomão. Av. Guilherme Ferreira, 650, 3º piso, ou entrada pela rua Vigário Silva, 695.
Realização: Curso de História da UFTM
Entrada franca



Programação:



3, segunda-feira: Roma, Cidade Aberta (Roma Città Aperta)

Direção: Roberto Rossellini. Itália. 1945.



4, terça-feira: A Infância de Ivan (Ivanovo Detstvo)

Direção: Andrei Tarkovsky. União Soviética. 1962.



5, quarta-feira: Os Falsários (Die Fälscher)

Direção: Stefan Ruzowitzky. Áustria, Alemanha. 2007.



6, quinta-feira: Hiroshima, Mon Amour (Hiroshima, Mon Amour)

Direção: Alain Resnais. França. 1959.



7, sexta-feira: Dias de Glória (Indigènes)

Direção: Rachid Bouchareb. Argélia, França, Marrocos, Bélgica. 2006.



8, sábado: Arquitetura da Destruição (Undergângens Arkitektur)

Direção: Peter Cohen. Suécia. 1989.







Fonte: 
Projeto Cine Cultura UFTM
José Luiz Pollo

Gustavo Mendes faz show em Uberaba




Comediante traz a presidenta e outras personagens em apresentação única, neste sábado, no Vera Cruz 


Quando Gustavo Mendes veste o conhecido terninho vermelho para interpretar a presidenta Dilma Rousseff, não há quem não solte gargalhadas. Com mais de 20 milhões de visualizações no YouTube, a personagem se transformou em um fenômeno nas redes sociais e faz parte das interpretações que compõem o “Um Show com Tudo Dentro”, novo espetáculo que Gustavo Mendes apresenta em Uberaba no dia 1 de agosto (sábado), às 21 horas no Teatro Vera Cruz.
A imitação peculiar da Presidenta lhe rendeu fama nacional e já recebeu inúmeros elogios do público e de importantes formadores de opinião, como o escritor Luis Fernando Veríssimo, o humorista Cláudio Manoel, além da própria presidenta.
“Um Show com Tudo Dentro” é um show tem tudo dentro mesmo... além da notória personagem, Gustavo Mendes reúne no palco uma compilação de seus melhores textos, piadas e performances musicais ousadas, como Maria Bethânia cantando funk, além de Alcione, Roberto Carlos e Ana Carolina em situações engraçadas.
As apresentações são sempre acompanhadas pelo músico mineiro Júlio Fonseca, que, com o teclado, dá o tom, efeitos e ainda mais vida ao monólogo de humor.
De Minas para o Brasil
Gustavo Mendes nasceu na cidade de Guarani, na Zona da Mata de Minas Gerais. O ator surgiu no cenário do humor brasileiro por meio da internet.
Em 2005, foi o vencedor do Show de Talentos, promovido pela TV Alterosa (SBT Minas). Mais tarde, foi destaque no 6º Festival de Piadas, promovido pelo Show do Tom, da TV Record. Em 2012, recebeu um convite de Cláudio Manoel e passou a integrar o elenco do Casseta & Planeta – Vai Fundo, que foi ao ar no mesmo ano, pela TV Globo.
No programa, Gustavo representou os apresentadores Cassandra Anemberg e Sérgio Chapelin, a Presidenta Dilma e outros. Na TV Globo, também interpretou o colunista social Eloy di Marco na novela Cheias de Charme. Indicado por Manoel Martins e abraçado por Mauricio Sherman, recebeu o convite para compor o elenco do Zorra Total, em 2013. O Ator integrou o elenco da Rede Bandeirantes de Televisão no programa Agora é Tarde juntamente com o ator e humorista Rafinha Bastos. Atualmente o ator se prepara para projetos futuros na televisão.
No teatro, Gustavo viaja pelo país com três espetáculos: Mais que Dilmais, Um Show com Tudo Dentro e Sarjeta. Na internet, apresenta o programa semanal Dilmais Você em seu próprio canal no YouTube, todas as quintas-feiras. Além disso, mantém uma parceria com o canal Parafernalha, que resultou no vídeo mais visto no YouTube, no Brasil, em 2014. “Dilma – Copa do Mundo”, lançado em junho de 2014, teve quase 9 milhões de views.


Serviço:
Gustavo Mendes em “Um Show com Tudo Dentro”
Local: Teatro Vera Cruz
Data/horário: 1 de agosto às 21h
Classificação: 18 anos
Ingressos à venda no Bendito Empório (rua Ituiutaba, 981)
Valores: R$70 (inteira) e R$35 (meia); clientes Ubervel têm 20% de desconto
Produção Tonico Carvalho

Karen Ferraz – Informações e atendimento à imprensa