quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Shopping leva moda infantil à passarela




                                      Foto Imagem Go
No desfile estarão os lançamentos da estação das lojas Bibi, Puket e TipTop 


Pais, mães  e filhos estão ansiosos para conhecer os lançamentos das lojas Bibi, Puket e TipTop. Neste domingo, 3, está programado um desfile infantil, entre as 11h e  19h. A lojista Maria Emília Tiveron ressalta que as expectativas são as melhores possíveis, pois a coleção está maravilhosa, cheia de cores, arco-íris, games, monstros, enfim, tudo o que a criançada mais ama. Ao lado das lojistas Mirismar e Fernanda, Maria Emília  reforça o convite para que todos conheçam os lançamentos que estão imperdíveis. 

Já faz tempo que, assim como acontece com a moda adulta, as tendências de moda infantil vem e vão com o passar das estações. Não à toa, você precisa ficar sempre atento a todas as novidades.
Neste ano, tecidos de algodão e flores estão fazendo a cabeça da criançada. Isso sem contar os vestidinhos, bermudas e a famosa calça capri. Essa é aquela época do ano em que as vitrines ficam ainda mais coloridas, trazendo muita alegria e animação, agradando adultos e crianças. 

A primavera-verão 2021 sai dos clássicos tons rosas para meninas e azuis para os meninos, já que as cores que vão mandar nessa estação, para ambos sexos, serão o laranja e o verde. As peças tie dye com tons laranja, verde e cinza vão invadir os guarda-roupas infantis. Além de regatinhas azuis com poás pretos, combinando com outros tons, como o rosa na parte de baixo.
A única regra de cores das tendências de moda infantil primavera-verão 2021 será misturar muito, deixando os looks cada vez mais divertidos e alegres.


As roupas estampadas com personagens de filmes de super-heróis, por exemplo, estão conquistando cada vez mais o coração da criançada. Os games realmente saíram das televisões e conquistaram o dia a dia dos pequenos e estão em conjuntos, acessórios, camisetas, vestidos, bonés, bermudas, sandálias e tênis, tudo com estampas de desenhos, seriados e jogos.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

CBL anuncia Prêmio Jabuti para novembro








Antes de passar à matéria sobre a 63ª edição do Prêmio Jabuti, tomo a liberdade de destacar que são de Uberaba pelo menos dois ganhadores da maior premiação do livro brasileiro. São eles: Tiago de Melo Andrade, nos anos 2000,



 e o paleoartista Rodolfo Nogueira, em 2018, ao lado do paleontólogo Luiz Eduardo Anelli, com a obra ilustrada “O Brasil dos Dinossauros” (Editora Marte Cultura e Educação).



 

A Câmara Brasileira do Livro confirma para o dia 25 de novembro a cerimônia do 63º Prêmio Jabuti; o número de obras inscritas cresceu 31% em 2021; as datas de divulgação das listas de finalistas estão definidas



A cerimônia da grande referência entre as premiações do mercado editorial do Brasil está confirmada para 2021: o 63º Prêmio Jabuti acontece no dia 25 de novembro e, pelo segundo ano consecutivo, será totalmente online.

Nesta edição, a premiação - realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1958 - recebeu 3.422 inscrições. O total é 31% maior do que o número de obras inscritas em 2020.
"Ficamos muito contentes em notar que o Prêmio Jabuti, mesmo acontecendo de maneira virtual, só cresce em relevância. É o resultado de um trabalho que reconhece a potência da produção nacional, valoriza todos os elos da cadeia do livro e dá espaço para as vozes plurais que pensam o Brasil", comenta Vitor Tavares, presidente da CBL. De acordo com Vitor, o novo formato da cerimônia de premiação trouxe ao Jabuti mais público, agilidade e um diálogo, a cada edição, mais amplo.

Além de ter definido a data da cerimônia de entrega das estatuetas, a CBL também destaca outros momentos determinantes: a divulgação dos dez finalistas de cada categoria acontece no dia 9 de novembro, a partir das 12h, no site https://www.premiojabuti.com.br/. Já a lista dos cinco finalistas de suas respectivas categorias será revelada no dia 16 do mesmo mês.


Mais sobre o 63º Prêmio Jabuti

Nesta edição, o editor e tradutor Marcos Marcionilo assume a curadoria da premiação. No conselho curador, juntam-se a ele especialistas e profissionais de múltiplas áreas do conhecimento: Ana Elisa Ribeiro, Bel Santos Mayer, Camile Mendrot e Luiz Gonzaga Godoi Trigo. Clique aqui para conhecer o perfil de cada um deles.


Em sua 63ª edição, o Prêmio Jabuti homenageia um dos mais célebres autores brasileiros: Ignacio de Loyola Brandão. Autor de 47 livros, além de inúmeras reportagens escritas no Brasil e em países como Itália e Alemanha, ele também coleciona prêmios, entre eles, cinco estatuetas do Jabuti.


Para Marcos Marcionilo, "termos eleito Ignacio de Loyola Brandão como Personalidade Literária lança luz sobre uma forma de criação muito própria, que não perde de vista o cotidiano em todos os seus impasses e marca a literatura ao se deixar atravessar pela história brasileira em seu anseio de se cumprir como destino, jamais como simulacro".


Novos Eixos
Em 2021, o Prêmio reordenou o modo de organização de suas categorias. O Eixo Ensaios passa a se chamar Não Ficção. Já o Eixo Livro torna-se Produção Editorial. As categorias seguem organizadas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.

Os(as) autores(as) vencedores(as) em cada uma das vinte categorias recebem a estatueta e o prêmio de R﹩5.000,00. O(a) vencedor(a) da categoria Livro no Ano será premiado(a) ainda com a estatueta e o valor de R﹩100.000,00. Caso a obra premiada seja uma coautoria, o prêmio em dinheiro é dividido, após a dedução dos impostos legais. Os editores das publicações premiadas são contemplados com a estatueta do Prêmio Jabuti.

Na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior - uma parceria da CBL com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) -, há novidades da premiação para a editora nacional da obra vencedora. Além da estatueta, caso já seja filiada ao Projeto Brazilian Publishers, a editora será contemplada com uma Bolsa de Apoio à Tradução, no valor de R﹩5.000,00. Este montante poderá ser utilizado para traduzir uma nova obra de seu catálogo do português para qualquer outro idioma. Porém, se a editora brasileira vencedora não for associada ao projeto Brazilian Publishers, receberá a filiação completa por 12 meses.

Acesse o site https://www.premiojabuti.com.br/ e confira todos os detalhes da 63ª edição.

Tiradentes recebe Feira Literária


A segunda edição da FLITI será promovida
 entre os dias 14 e 17 de outubro  




Escritora Paula Pimenta fará bate-papo sobre sua trajetória


Pelo segundo ano consecutivo, a cidade histórica de Tiradentes (MG) recebe a Feira Literária de Tiradentes (FLITI), evento de incentivo à leitura através da democratização do acesso aos livros e com a presença de autores e atividades lúdicas e literárias para todas as idades. Na primeira edição, a feira foi palco da comemoração dos 40 anos do Menino Maluquinho. Desta vez, os homenageados serão a escritora Paula Pimenta e o ilustrador Roger Mello, que participarão do evento com outros 50 convidados.  

A mineira Paula Pimenta, que compõe esse time de peso, estará na Feira para um bate-papo sobre sua trajetória como escritora infantojuvenil e seus livros já publicados. Também entre os homenageados, Roger Mello, grande ilustrador brasileiro, apresentará seu último livro Enreduana (Companhia das Letras). Durante a Feira, a autora do público jovem, Thalita Rebouças, fará uma presença online em um bate-papo sobre o lançamento de "Confissões de Um Garoto Inteligente, Purpurinado e Intimamente Discriminado", o quarto livro da tetralogia Confissões.  



Na programação, entre os dias 14 e 17 de outubro, de 10h às 20h, estão previstos espaços para autógrafo, lançamentos de livros, encontros com autores, oficinas de leitura, ciclos de palestras, contação de histórias, apresentações culturais e eventos artísticos.

Serão quatro dias de profunda imersão no universo literário. Destaque para a programação especial, em homenagem ao mês das crianças, com atividades voltadas para o público infanto-juvenil no domingo, dia 17 de outubro. Serão convidados autores jovens e adolescentes para compor essa programação diferenciada. 



Outro ponto alto da FLITI é o Ônibus-Biblioteca. A biblioteca sobre rodas visitará a Escola Municipal João Pio - Bairro Água Santa, Escola Municipal Prof. Alice Lima Barbosa - Bairro Santíssima Trindade e Pré-escola Municipal Padre Lourival - Bairro Várzea antes do início da feira, com um acervo de 2.000 livros. Assim, através das "visitas literárias", o veículo funcionará como um espaço de leitura e empréstimos gratuitos de livros para os alunos da rede pública de ensino e para os moradores da região. 





A primeira FLITI foi consolidada como um evento de relevância cultural para a cidade de Tiradentes e de grandes transformações socioculturais. A edição recebeu cerca de três mil e seiscentos visitantes, seguindo todos os protocolos do Programa Minas Consciente. E esse ano não será diferente: máscaras e álcool em gel serão distribuídos durante toda a programação. Realizada novamente no Gramado do Santíssimo Resort, a feira dobrará de tamanho, ocupando também o Largo das Mercês e o Museu da Liturgia no Centro Histórico.




O Gramado do Santíssimo Resort receberá a estrutura central da FLITI. No local serão instalados 15 stands de editoras, uma tenda denominada Arena Literária, onde serão realizadas as programações literárias tais como: lançamentos de livros, encontros com autores, oficinas de leitura, ciclos de palestras, contação de histórias e apresentações culturais. No Largo das Mercês, o Ônibus-Biblioteca FLITI ficará estacionado durante os dias 14, 15, 16 e 17 de outubro de 2021, na lateral da calçada próximo ao Instituto Mário Mendonça. Como uma iniciativa inédita, serão realizadas ações de incentivo à leitura.




O Jardim do Museu da Liturgia, por sua vez, receberá a Roda Ilustrada, um movimento que valoriza a ilustração e o projeto gráfico como elementos dialógicos junto à narrativa verbal. A roda-espiral do Jardim inspira este movimento, que abre espaço para que criança e adulto sejam leitores igualmente livres e criativos. Assim denominado, o Roda Ilustrada, além de homenagear a roda como elemento narrativo em nossa tradição desde os povos originário, também homenageia o sambista Noite Ilustrada, já que à noite, as ilustrações e as palavras são ainda mais misteriosas.

A FLITI foi idealizada por Cristina Figueiredo, diretora da empresa Korporativa Marketing Cultural, Social e Ambiental, e tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação de Tiradentes. A programação é gratuita e está disponível nas redes sociais da FLITI: Instagram: @flitifeiraliterariatiradentes e Facebook: @feiraliteráriadetiradentes 


Protocolos de segurança: 
Pensando na segurança do público do evento, a FLITI foi organizada de acordo com todos os protocolos e medidas sanitárias conta a Covid-19. A organização do evento garantirá o uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre os assentos do público, disponibilização de álcool em gel e higienização dos livros com aparelhos de raio ultravioleta. A FLITI possui o selo "Evento Seguro" aprovado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

Biografia destaca 90 anos do Cristo Redentor



Rodrigo Alvarez escreve a primeira biografia do Cristo Redentor, o monumento que se tornou a imagem mais conhecida do Brasil e que completa 90 anos em outubro


Obra faz parte da série best-seller (Aparecida, Maria e Milagres) que já vendeu mais de 800 mil exemplares, e traz uma narrativa baseada em pesquisa inédita e entrevistas realizadas pelo escritor e jornalista.

       


Antes do Redentor, o morro que parece um camelo, situado na cidade do Rio de Janeiro, é o refúgio do imperador. E, apesar das trovoadas, as condições lá em cima lhe parecerão perfeitas para proteger o Brasil.


A Globo Livros lança Redentor, mais um título da série de biografias religiosas best-seller da editora. Com mais de 800 mil exemplares vendidos e com obras como Aparecida, Milagres e Maria, a coleção de Rodrigo Alvarez ganha a companhia do monumento que é a cara do Brasil, uma das maravilhas do mundo.


Escrito pelo jornalista que é autor de muitos outros best-sellers, como Aparecida e Maria, Redentor traz uma deliciosa narrativa baseada em pesquisa inédita sobre a história do famoso Cristo que está de "braços abertos sobre a Guanabara". A obra, que é a primeira biografia completa do monumento inaugurado em 1931, desconstrói mitos e reconstitui a verdadeira história da imagem a partir de documentos raros ou esquecidos, depoimentos e ampla pesquisa nos jornais brasileiros do século XIX ao XX.


Entre os entrevistados durante a pesquisa para escrever o livro está o Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor. "Foi um imenso processo de pesquisa e entrevistas para a construção da obra e, ao chegar à conversa com o Padre Omar, percebi que a história continuava sendo escrita de maneira viva e emocionante, e que o padre era seu protagonista atual", conta o autor.


Alvarez desfaz mitos - como o de que a iluminação do Cristo Redentor foi inaugurada por um inventor italiano - e revela detalhes jamais divulgados, por exemplo, sobre a decisão de fazer um monumento de braços abertos e todo o processo de criação no ateliê de um renomado escultor parisiense. Causa surpresa a revelação de que a ideia de se construir uma imagem de Jesus no alto do Corcovado foi da princesa Isabel. Alvarez revela que abolicionistas queriam homenagear a princesa erguendo uma estátua da "redentora" dos escravos, no Corcovado, mas ela recusou e mandou construir uma ao "verdadeiro Redentor".


Recheado de momentos emocionantes, Redentor tece a trama política e social que levou um grupo de nacionalistas católicos a se mobilizar para arrecadar caminhões de dinheiro - o que hoje equivaleria a 32 milhões de reais - e convencer a República (que não gostava de Deus) a permitir a obra da estátua gigante no morro que os exércitos dos imperadores usavam para vigiar o país. O livro coloca luz também sobre a relação fraterna do engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa com o escultor francês Paul Landowski, aqueles que ao lado do Cardeal Leme poderiam ser chamados "pais do Cristo Redentor".


Rodrigo Alvarez também conta detalhes da eterna disputa da Igreja Católica com os órgãos federais que administram o entorno do monumento e traz uma narrativa inédita da "retomada" do Cristo Redentor, protagonizada por Omar Raposo, o "padre do Cristo". Além disso, apresenta todos os detalhes da construção do monumento que se tornou a própria imagem do Brasil.


Outros títulos da série:



Sobre o autor:


Rodrigo Alvarez é autor de doze livros de ficção e não ficção, entre eles os best-sellers Maria e Aparecida. Nasceu no Rio de Janeiro e percorreu o mundo como correspondente da TV Globo. Atualmente, vive com a família nos Estados Unidos.


Título: Redentor


Autor: Rodrigo Alvarez | Páginas: 312 | Formato: 14x21cm
ISBN: 9786586047486 | Preço: R﹩ 44,90 | e-book: R﹩ 29,90