sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Desejo à você - está certo ou errado?

Um erro tem me surpreendido muito. Vejo gente demais cometendo e vale ajudar para que parem com essa gafe. Trata-se do HOUVERAM. Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural. O verbo HAVER nos sentidos de existir, acontecer ou de tempo decorrido é impessoal, ou seja, não possui sujeito.
Por falar em haver, também vejo pessoas na hora de dizer que algo não tem relação com o que elas pensam, escreverem assim: isso não tem NADA HAVER. Haver e a ver são parônimos, ou seja, palavras que apresentam similaridade na grafia e produzem o mesmo som, mas têm significados diferentes. Nada a ver (ou ter a ver) - A expressão "ter a ver" ("não ter nada a ver", em sua forma negativa) vem normalmente seguida pela preposição com e é usada no sentido de "ter relação com". Exemplos: "A queda das vendas de automóveis não tem nada a ver com os problemas de trânsito." "Suas notas baixas têm a ver com sua baixa frequência nas aulas." Nada a haver (ou ter a haver) - Já a expressão ter a haver tem sentido de ter a receber, ter algo como crédito. Exemplos: "Meu marido ainda tem dinheiro a haver do FGTS." "Não tenho mais nada a haver do banco."
Também vejo mensagens postadas em redes sociais: Desejo À você muitas felicidades. A crase não deve ser empregada em pronomes pessoais, aqueles que apontam para as pessoas do discurso ou a elas se referem. Eles podem ser pessoais do caso reto (eu, tu, ele e etc.) ou pessoais do caso oblíquo (me, te, o, lhe, mim, ti e etc.). Como a crase é formada por uma preposição ("a") que indica movimento e não pessoas do discurso, o emprego do acento grave junto aos pronomes pessoais é dispensado. Portanto, o correto é desejo A você, bem como está errado usar o acento neste caso: As flores foram oferecidas à mim. O certo é a mim.
É comum lermos ou ouvirmos que fulano foi a algum lugar juntamente com ou junto com. Estas duas expressões são consideradas redundantes, ou seja, são expressões onde há uma repetição desnecessária da ideia transmitida. Exemplos: Os professores participaram no jogo junto com os alunos. Ou Os professores participaram no jogo juntamente com os alunos. É suficiente dizer: Os professores participaram no jogo com os alunos.Conjuntamente com, então, é pleonasmo.
Você sabe o que significa Tautologia? É o termo usado para definir um dos vícios e erros mais comuns de linguagem. Consiste na repetição de uma ideia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como se pode ver: elo de ligação, acabamento final, certeza absoluta, quantia exata, juntamente com, expressamente proibido, em duas metades iguais, há anos (meses, dias,etc.) atrás; de sua livre escolha, encarar de frente, multidão de pessoas, planejar antecipadamente...
Espero que estas dicas possam ser úteis para você e para quem mais gosta de evitar constrangimentos no uso da língua pátria.

Elisa Araújo assume Chefia do Executivo

Fotos André Santos
A arquiteta Elisa Gonçalves de Araújo, 38 anos, tomou posse nesta sexta-feira, 1º, como prefeita de Uberaba (2021/2024). Ela é a primeira mulher a assumir o cargo no município, que tem 200 anos. Foi eleita junto do seu vice, professor Moacyr Lopes, com 85.990 votos, ou seja, 57,36% da totalidade dos votos. "A nossa responsabilidade é enorme e vamos retribuir esta confiança trabalhando para fazer uma Uberaba melhor para todos", diz. Ao encerrar o seu discurso de posse, ocorrida no Centro Cultural José Maria Barra do Sesi Fiemg Regional do Vale do Rio Grande, com transmissão em tempo pelo canal da Câmara Municipal no You Tube, disse: Vamos encarar o desafio de governar para todos. Somos servidores do povo. Governaremos para todos e com todos, garantiu.
Elisa assume o município, que tem a sexta economia de Minas Gerais, com mais de 330 mil habitantes. Disse ser consciente dos desafios, entre elas o enfrentamento à Covid-19, e sem comprometer ainda mais o desenvolvimento do município. Trabalhará com ética, diálogo e de forma amorosa. Garantiu que a transparência será um dos destaques da sua administração, ao lado do seu vice, o professor Moacyr, a quem agradeceu pela confiança e pela amizade. Quanto ao combate ao novo coronavírus, Elisa diz que fará poucas alterações no protocolo do Comitê de Enfrentamento, co estender o expediente de bares para até 2h. Ela entende que reduzir o tempo de funcionamento propicia risco de aglomeraçoes. "Teremos de aprender a conviver com o vírus tomando todas as precauções mas sem fechar o comércio, o que já se mostrou ineficiente", frisou, ou seja, as providências a serem tomadas não comprometerão o desenvolvimento da cidade, Estão no Porta-Voz, o diário oficial do município, os primeiros nomeados pela prefeita Elisa Araújo, para ocuparem cargos na PMU. Confira no link http://www.uberaba.mg.gov.br:8080/portal/acervo/portavoz/arquivos/2021/1907%20-01-01-2021.pdf?fbclid=IwAR1aGfrl5945PhNSQQARvk5KH7PWroAdl3FhGyTQhs84ejbqWE6qmzfBsGE