Matuto é um dos personagens retratados pelo artista que expõe seu talento na
Galeria de Arte do Sesiminas Uberaba
A abertura da exposição “Tem gente que não desconfia”, de Fábio Baroli, neste sábado, 5, às 19h, deve atrair seleto público à Galeria de Arte do Sesiminas. A mostra tem curadoria de Nícollas Ranieri, que acompanha a trajetória do artista há pelo menos uma década.
A arte de Baroli, que já realizou circulação em eventos culturais no Brasil e no exterior, retorna para o contexto que a motivou
Fábio Baroli traz para Uberaba uma seleção representativa da sua produção artística. Trata-se de um conjunto de obras que marcam o período em que ele residiu na cidade e fez dela o palco privilegiado de sua exploração estética. “Muito pelo ao contrário”, “Meu matuto predileto”, “Vendeta”, “O vendedor de galinhas” e “Quando a seca entra”, são algumas séries que compõem a mostra. É um encontro com as figuras que povoam a imaginação do artista e que, em alguma medida, as pessoas se identificam. Uma poética do bairro, do interior, do matuto e da transgressão.
O curador diz que o trabalho do Fábio Baroli incorpora uma série de expressões e trocadilhos que adicionam camadas de sentido à sua obra. Assim, o título da exposição parece sintetizar essa vocação do sua arte - provocar questionamento, dúvida, indagação e sentidos que dependem do espectador - do destinatário da obra.
Além das cenas conhecidas, Ranieri observa que há lugar também para o estranhamento, dado o recorte que o artista faz dessas imagens e a discussão que ele propõe. É um convite para o olhar, para a atenção e uma oportunidade de ver os quadros na cidade que motivou a existência deles.
A exposição permanecerá aberta à visitação até o dia 1º de abril.