sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Duo apresenta repertório eclético




A Flauta pelo Tempo,  é o concerto que  o Centro de Cultura José Maria Barra,  programa para o dia 26, com Undine Duo (flauta e piano), formado por José Evangelista, flauta principal há mais de 20 anos na Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, e Amélia Gomyde, pianista de câmera de larga experiência no cenário nacional. O duo trará ao público de Uberaba um repertório variado e abrangente. Com a proposta de mostrar desde os períodos barroco e clássico, com incursões no romântico e também no contemporâneo, sem esquecer da música brasileira e sul-americana, o Undine se utiliza da modernidade de instrumentos atuais para transformar a linguagem musical e recriar a ambientação sonora da época
em que as peças foram criadas, o que resulta num matiz de cores que leva o
ouvinte a se transportar no tempo e a resgatar valores históricos.


Glamour em contagem regressiva







Léo Naves divulga que a festa mais glamourosa do mundo desembarcará em Uberaba, no dia 20 de outubro (sábado), na Casa do Folclore. É a Festa Pimpnho, com o DJ descoladíssimo Gui Boratto com quatro belíssimas DJs, entre elas Ale Rauen com warm up de Alê Reis. Saiba mais no www.pimpnho.com.br.  Marque na sua agenda!



Santa Brasa valoriza talentos



                                                              DJ Vinny Depp


                                                                 João Neto e Peixinho

                                                               DJ Julinho Oliveira


                                                                      DJ Lady Cicci


Santa Brasa Authentiks, sob o comando dos irmãos empresários Rachel e Thiago Rubinger, abre espaço muito bacana para o talento. Têm passado por lá conceituadíssimos e talentosos músicos e DJs. Na semana passada, foi a vez de o DJ Vinny Depp embalar a galera com set descolado. Ontem, Waldemar Weitzel, um dos bons músicos do interior brasileiro, apresentou repertório dos melhores incluindo sucessos do cenário do rock and roll. Hoje, o DJ Julinho Oliveira tocará flash back com os inesquecíveis hits dos anos 80 e 90. No sábado, a balada começa mais cedo, às 14h, com João Neto e Peixinho e Convidados, e a DJ Lady Cicci, a partir das 20h30. No domingo, Waldemar Weitzel volta e ainda Carlinhos e Thiago, das 18h às 22h. Bora!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

FLU começa no dia 22





A segunda edição da  Festa Literária de Uberaba (FLU) contará com a presença dos escritores Rubem Alves, Tiago de Melo Andrade, Eliana Barbosa, Adélia Prado e Rogério Andrade Barbosa. Haverá, também, apresentações de musicais e oficinas. A festa começará no dia 22 e se estenderá até o dia 25. Todos os eventos são gratuitos. Fique atento porque os convites devem ser retirados na Livraria Alternativa Cultural ou no Sesiminas e as inscrições para as oficinas têm de ser feitas antecipadamente. Para os encontros com Rubem Alves e Adélia Prado os convites já estão esgotados.



Quarta-feira (22/08)
Teatro Sesiminas
20h – Abertura: “Procura-se uma rosa” baseado na obra de Vinícius de Moraes. Com alunos do curso de teatro do Sesi
Censura Livre
Direção: Rodrigo Chagas Elenco (alunos do curso de Teatro): Alan Fernando Luzia Maria do Nascimento Augusta de Sousa Furtado Guilherme Bevilaqua Walter Jr. Mario Cortes José Carlos Gonçalves Marcela Campos Evelyn Rodrigues Sarah Ferreira Gabriela Barbosa Emmanuel Dias

Quinta-feira (23/08)
Programação Teatro Sesiminas
10h – Musical “Beatles das Crianças” com Cia. Rogê
Censura livre

14h - Histórias de África com Rogério Andrade Barbosa
Censura livre
Rogério é professor, escritor, contador de histórias e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau. Graduou-se em Letras na UFF (RJ) e fez Pós-Graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Trabalha na área de Literatura Afro-Brasileira e programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas.



20h – “Leituras Poéticas” com Adélia Prado
Censura livre – CONVITES ESGOTADOS
A obra poética de Adélia Prado é prova de que a poesia não precisa nascer somente do solo duro do eixo Rio-São Paulo. Como poucas, ela sabe resgatar para o seu leitor toda trama cultural e social do piccolo mondo das cidades do interior brasileiro. Pequenas histórias familiares, dramas do dia a dia, tudo isso filtrado pelo seu olhar arguto, resulta numa poesia extremamente refinada e bela.

Programação Espaços de Ideias
10h – Oficina “Autorretrato” com Raquel Pereira Alves. No Casarão: Sala “Artes & manhas”

14h - Oficina literária “Quem conta um conto aumenta um ponto” sob a coordenação do Ponto de Cultura Livro em Cena. No Casarão: Mezanino

16h - Oficina “A cultura uberabense em fotos” sob a coordenação do Cine Foto Clube Cartier Bresson e Ponto de Cultura Livro em Cena. No Casarão: Sala “Olhar sedutor” Coordenador: Lúcio Flavio Barbosa

19h - Coral Infantil da Escola Municipal Monteiro Lobato. Na Galeria
Censura livre


Sexta-feira (24/08)

Programação Teatro Sesiminas
10h – Musical “Beatles das Crianças” com Cia. Rogê
Censura livre

14h - “Literatura e diversão” com Tiago de Melo Andrade
Censura livre


16h – “Faz de Conta!” peça teatral com Grupo Todo-Um de Teatro
Censura livre


20h –“Seja o Herói da sua História” com Eliana Barbosa
Censura livre

Programação Espaços de Ideias
10h – Oficina: "Scrapbook: Fotos e versos - o registro da arte de viver" com Santusa Carvalho no Casarão: Sala “Artes & manhas”

16h – Cine Cultura “O Leitor”. No Casarão: Sala “Artes & manhas”
Moderador: Prof. Valter Machado da Fonseca - Graduado em Geografia. Professor da Uniube e doutorando em Educação - PPGED/FACED/UFU

17h – Oficina: “Literatura em Rimas” sob a coordenação do Cultura Roulets e Ponto de Cultura Livro em Cena. No Casarão: Sala “Voos literários”

19h - Coral “Canta Marista”. Na Galeria


Sábado (25/08)
Programação Teatro Sesiminas
11h - – “Histórias... muitas histórias” com Grupo Fluistória
Censura livre


15h - “Álbum de retratos: histórias de um velho” com Rubem Alves
Censura livre – CONVITES ESGOTADOS


Programação Espaços de Ideias
9h – Palestra e aplicação de tratamento com o Grupo “Mãos sem Fronteiras”. No Casarão: Sala “Voos literários”.


10h – “Vem pra roda...” danças circulares com Maristela Ramos e Lize de Block. Na Galeria
Censura livre



Eventos e oficinas gratuitos. Retire seu convite (máximo dois por pessoa) na Livraria Alternativa Cultural (rua Major Eustáquio, 500) ou no Sesiminas. É necessário inscrever-se previamente para as oficinas na Livraria Alternativa Cultural.
Espaço dos Livros: estará aberto aos leitores para divulgação e venda de livros, especialmente os dos escritores convidados e dos temas abordados.
Local: Centro de Cultura José Maria Barra - Praça Frei Eugênio, 231, bairro São Benedito/Uberaba– MG

Mais informações: www.festaliterariadeuberaba.com.br
Contato: festaliterariadeuberaba@yahoo.com.br

Sábado tem contação de histórias


A arte-educadora Adriana Fonseca (foto) convida para uma manhã especial de contação de histórias, neste sábado (18), das 10h às 11h, no Jardim Suspenso da Biblioteca Pública Bernardo Guimarães, com entrada franca.




UFTM sedia lançamento de livros




O livro Diálogos em Psicologia: Práticas Profissionais e Produção do Conhecimento, organizado pelos docentes Sabrina Martins Barroso e Fabio Scorsolini-Comin (foto), e o livro Quando a morte nos visita, de Vera Lúcia Dias, terão noite de lançamento no próximo dia 20 de agosto, a partir das 22h, no saguão do auditório B da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba.


Programação das comemorações dos 50 anos
da Subsede Triângulo (Uberaba)
20 de agosto

18h
 - Recepção

19h - 
Abertura
Convidados: Representantes do CRP-MG, UFTM, UNIUBE e Secretaria Municipal de Saúde.

19h30 - Conferência Magna: Psicologia: 50 anos de Brasil, 40 de Uberaba
Palestrante: Herilda Pinto Coelho (CRP-04/129) – Psicóloga clínica. Especialista em Teoria e Praxis Piagetianas. Especialista em Psicologia Preventiva em Comunidade. Especialista em Adm. dos Serviços de Saúde.

20h30 - Mesa-Redonda: Arte e Psicologia
Palestrantes: Maria Regina Basílio (CRP-04/6973)– Psicóloga, arteterapeuta e professora do curso de psicologia da UNIUBE.
                     Silvia Maria Cintra da Silva (CRP-04/12.973) – Psicóloga e Doutora em Educação (UNICAMP), Professora da Universidade Federal de Uberlândia.
Local: CEA – UFTM - Auditório A

22h
 – Lançamento de livros:
1-    Diálogos em Psicologia: Práticas profissionais e produção do conhecimento” – Sabrina Martins Barroso e Fábio Scorsolini-Comin (orgs) e demais docentes do curso de Psicologia da UFTM

      2- Quando a morte nos visita – Vera Lúcia Dias

Coquetel de confraternização 
Saguão do Anfiteatro B - UFTM
21 de agosto

9h
Mesa-Redonda: Morte: as dimensões da educação, dos cuidados paleativos e da atenção ao enlutado
Eliane Cordeiro (CRP-04/3314) - Docente e diretora do curso de Psicologia da UNIUBE. Mestre em Educação pela UNIUBE. Especialista em Saúde Pública , Especialista em psicodrama.
Vera Lúcia Dias (CRP-04/4637) - Mestre em Psicologia Clínica pela Puc/SP
Especialista em Saúde Pública e Psicopedagogia. Autora do Livro “Quando A Morte Nos Visita”.

Claudiane Guimarães (CRP-04/27430)– 
Mestre pela Pontifícia Universidade Católica – PUC – Campinas, doutoranda pela PUC
Local: CEA – UFTM - Anfiteatro A

13h30
 - Palestra: O Encontro Analítico
Palestrante: Bárbara Calife (CRP-04/3254) – Psicóloga de orientação Junguiana e professora do curso de psicologia da UNIUBE.
Local: UNIUBE – Campus Centro – Anfiteatro Cecília Palmério

19h - Mesa-Redonda: Uso de álcool e outras drogas – políticas públicas e a realidade dos serviços
Palestrantes: Cristina Leles (CRP-04/19882)– Psicóloga, mestre em psicologia (UFU), coordenadora do Projeto Consultório de Rua (Uberlândia)
Elaine Bordini Villar (CRP-04/12323) – Psicóloga. Mestre em Ciências da Saúde. Coordenadora do CAPS-AD (Uberlândia) e representante da Associação Brasileira de Redução de Danos em Minas Gerais.

Cibelle Chapadeiro (CRP-04/3659) – Psicóloga. Doutora em psicologia e professora do curso de psicologia da UFTM.
Local: CEA – UFTM - Auditório A
22 de agosto

9h – Palestra: Terapia Familiar Sistêmica 
Palestrante: Cibelle Chapadeiro (CRP-04/3659) – Psicóloga. Doutora em psicologia e professora do curso de psicologia da UFTM.
Local: CEA - UFTM Anfiteatro A
14h - Palestra: Princípios da hipnose e terapia ericksoniana
Palestrante: Luziene Frazão (CRP-04/21432) – Psicóloga. Mestre em psicologia (UFU). Formação em hipnose e terapia ericksoniana. Diretora do Instituto Milton Erickson do Triângulo. Local: CEA – UFTM - Auditório B

19h - Psicodrama Público
Palestrante: Marilei Silva CRP-06/44879-0 Psicóloga. Doutora em psicologia e professora do curso de psicologia da UNIUBE.
Local: UNIUBE – Campus Aeroporto – Anfiteatro da Biblioteca 

23 de agosto
9h - Mesa-Redonda: Psicologia no SUAS – desafios da transdisciplinaridade
Palestrantes: Jacques Akerman (CRP-04/5482) - Psicólogo, mestre em psicologia (UFMG), Conselheiro do XIIIº Plenário do CRP-MG.
Maria Aparecida Gualberto (CRP-04/7588) – Psicóloga. Especialista em Psicoterapia, psicodrama e dinâmica de grupo. Pós-graduada em Gestão e Educação em entidades de ressocialização ( FINOM). Atua como psicóloga social em Centro de Referência de Assistência Social .

Edna Arruda (CRP-04/7549) - Psicóloga. Especialista em saúde coletiva, (UFTM). Atua como psicóloga social em Centro de Referência de Assistência Social 
Local: CEA – UFTM; Auditório A 

13h30 – Mostra de Práticas Psicológicas
Local:
 UNIUBE - Campus Aeroporto – Bloco A salas A07, 08, 09.
19h - PalestraMedicalização da Educação e da Sociedade
Palestrantes: Beatriz de Paula Souza (CRP-04/7990) – Psicóloga. Mestre em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo –IPUSP. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade;
Local: UNIUBE –  Anfiteatro Cecília Palmério - Campus Centro
24 de agosto

8h - Palestra:
 A escuta de crianças vítimas de violência Palestrante: Robson José da Silva Campos (CRP-04/12607) – Conselheiro do XIII Plenário do CRP-MG. Psicólogo Judicial do TJMG, Psicanalista (Seção MG da EBP)

10h15 - Mesa-Redonda - Adoção: novas perspectivas
Palestrantes: Eliane Cordeiro (CRP-04/3314) - Docente e Diretora do curso de Psicologia da UNIUBE. Mestre em Educação pela UNIUBE. Especialista em Saúde Pública , Especialista em psicodrama.

Larissa Boaventura (CRP-04/35221) - Assistente de Talentos Humanos na Ass. de Combate ao Câncer do Brasil Central - Hospital Dr. Hélio Angotti.

Ana Mafalda Azor – Professora do curso de psicologia da UNIUBE

14h - Palestra: A psicologia do esporte analisa o legado dos grandes eventos (Copa e Olimpíadas) Palestrante: Wanessa Cristina da Silva (CRP-04/29783) - Psicóloga e Especialista em Expressão Ludocriativa pela Universidade de Uberaba. Psicóloga do Time de futebol: Uberaba Esporte Clube da cidade de Uberaba.
Local: CEA – UFTM; Auditório A

Inscrições: www.uniube.br

Informações:Secretaria do curso de Psicologia da UFTM – (34) 3318-5904 ou Secretaria do curso de Psicologia da UNIUBE – (34) 3319-8940

Realização: CRP-MG / UFTM / UNIUBE e Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba

Patrocínio: SICOOB – Credimed - Uberaba

Pianista espanhol no Sesiminas



Pianista, tecladista, grande produtor de arranjos musicais e ainda compositor, o espanhol Arturo Ballesteros apresentará concerto da maior qualidade no Teatro Sesiminas do Centro de Cultura José Maria Barra no próximo dia 19, às 20 horas. No programa, músicas de Toninho Horta, Chano Domingues, Carlos Gardel, Gilberto Gil, entre outros nomes famosos. Arturo Ballesteros nasceu em Madrid e, desde muito cedo começou sua carreira musical. Professor de música na capital da Espanha, já participou como músico de vários filmes europeus e é figura das mais requisitadas em programas de alto nível da Europa. 


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Seminário traz novos paradigmas sobre a surdez


                                  Vivian Zerbinatti diz que as inscrições já estão abertas

O I Seminário Nacional de Educação de Surdos: Desafios e Possibilidades, que será promovido pela Escola para Surdos Dulce de Oliveira em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro Cultural José Maria Barra, oferecerá formação específica na área da surdez para profissionais de diversos setores e pessoas interessadas no tema. As propostas apresentadas no Seminário contribuirão para a construção de novos paradigmas sobre a surdez, a Língua de Sinais e seus usuários. A coordenadora pedagógica da Escola, Dulce de Oliveira, Vivian Zerbinatti, ressalta que além de profissionais renomados de Uberaba, como o pró-reitor de ensino da UFTM, Acir Mário Karwoski, o evento contará com palestrantes de instituições de ensino superior de Santa Catarina e Uberlândia.
Integra a programação, a apresentação do espetáculo Orelha, pela Cia. Arte & Silêncio, de São Paulo, formada pela dupla de atores surdos, Sueli Ramalho e Rimar Romano. Eles promovem espetáculos teatrais que abordam a inclusão social de surdos, a cultura surda e Língua Brasileira de Sinais (Libras). As peças têm sido apresentadas em escolas, praças, teatros e eventos de várias partes do Brasil, sensibilizando públicos com questões relacionadas à surdez.
O Seminário é destinado aos educadores em geral, pesquisadores da área da surdez, tradutores/intérpretes de Libras, familiares de surdos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, demais profissionais e estudantes de magistério ou graduação que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o surdo. O Seminário acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro Cultural José Maria Barra (Sesi/Fiemg) e terá carga horária de 20 horas. As inscrições já estão abertas no site www.escoladulce.org.br/seminario.
 Mais informações na secretaria da Escola Dulce, pelo telefone (34) 3336-5319.



                                                                                               Foto Maíra Soares
           A  Cia. Arte & Silêncio, de São Paulo,  apresentará o espetáculo Orelha




Escola Dulce promove Noite de Massas





Noite de Massas, no dia 25 de agosto, às 20h, na Escola para Surdos “Dulce de Oliveira”,  na rua Espir Nicolau Bichuetti, 230, é uma boa desculpa para jantar, encontrar os amigos e colaborar com a escola. Convite: R$ 10. Cerveja gelada, refrigerante, sorvete, trufas, quatro tipos de massa e quatro tipos de molho.  E ainda tem pula-pula e piscina de bolinhas para as mamães de plantão aproveitarem bem a noite enquanto seus pimpolhos brincam. Mais informações: (34) 3336-5319. 


Noite de Massas
Data: 25 de Agosto de 2012
Local: Escola para Surdos “Dulce de Oliveira”
Rua: Espir Nicolau Bichuetti, 230
 
Horário: 20h
Valor: R$ 10 (bebidas e sorvete a parte)

Sobre a escola
A Escola para Surdos Dulce de Oliveira foi criada pela professora Dulce de Oliveira, no dia 15 de Janeiro de 1956, com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade que respeitasse a singularidade linguística do aluno surdo. As primeiras aulas aconteceram na casa da própria professora à rua José de Alencar, 40, no bairro São Benedito, que começou a ensinar aos três sobrinhos surdos. Logo, su
rdos que moravam em Uberaba e regiões vizinhas souberam do trabalho diferenciado oferecido por Dulce e vieram à sua procura. Como continuavam a chegar surdos de diversas localidades em busca dessa educação diferenciada, foi preciso mudar-se para um local que atendesse a essa nova demanda de alunos. Assim, a primeira escola para surdos de Uberaba foi na sede da União Estudantil Uberabense, pois a professora Dulce não dispunha de recursos financeiros para adquirir uma sede própria.
Com o passar do tempo, envolvidos com a causa da professora Dulce, uma associação formada por rotarianos que hoje recebe o nome de Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba, com a doação do espaço físico pela família de Dona Dulce esta Associação com o esforço de seus membros construíram o prédio, situado à rua Espir Nicolau Bichuetti, 230, sede própria da escola que recebe o nome de sua fundadora.
A Escola para Surdos Dulce de Oliveira que há mais de 50 anos empenha-se em oferecer educação de qualidade à pessoa surda é hoje referência do ensino bilíngue para Uberaba e região.

domingo, 12 de agosto de 2012

Marisa entoa Bachianas em Londres



Marisa Monte surgiu como Iemanjá, entoando a Ária (Cantilena) das Bachianas, na parte brasileira do encerramento dos Jogos de Londres, neste domingo, 12 de agosto. O cineasta Cao Hamburguer e Daniela Thomas dirigiram a participação brasileira, que além de Marisa, exibiu Seu Jorge e o rap BNegão. A performance aconteceu em meio ao calçadão de Copacabana e com muito samba. A apresentação dos músicos brasileiros teve oito minutos e foi bancada pelo Comitê Organizador da Olimpíada do Rio, em 2016.