quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Pereskinha ganha apoio para projeto ambiental

A ação será desenvolvida no período de fevereiro a abril em escolas públicas de Uberaba
Viviane e Kelly comandam o Instituto Pereskinha e o projeto "Água para Toda vida"

O projeto “Água para toda vida”, estrelado por Boneca Flor e artesã Flora, será desenvolvido de forma híbrida pelo Instituto Pereskinha de Educação Socioambiental, em escolas públicas de Uberaba, contando com o patrocínio exclusivo da ANA-Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e do governo federal, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Trata-se de uma ação voltada para a educação ambiental, apresentada por duas personagens infantojuvenis: Boneca Flor e a artesã Flora que, a partir das cores da coleta seletiva e de músicas de autoria própria do projeto, compostas por Lee Carvalho, vão direcionar o ensino aprendizagem abordando o tema “Água para toda vida”, objetivando o desenvolvimento sustentável, água potável e saneamento.

A iniciativa se divide em três momentos: “Flor e Flora em Ação”; o musical “Mundo de Flor e Flora” e, ainda, “Flor e Flora vídeos educativos.”

A implementação do projeto é híbrida, ou seja, parte presencial e outra virtual, diretamente com o público alvo, formado por crianças e adolescentes, no período de fevereiro a abril de 2024, contribuindo para a formação socioambiental do público atendido.



As apresentações presenciais do teatro “Flor e Flora em Ação”, com duração de 60 minutos, são direcionadas para atender escolas urbanas e rurais públicas estaduais e municipais de Uberaba (MG), nos períodos vespertino e matutino. Serão 28 apresentações nas escolas urbanas e 14 nas escolas rurais. A iniciativa é inclusiva, pois há disponibilidade de um intérprete de Libras para as escolas que necessitarem do profissional. E, também, haverá sorteio de brindes, como garrafinhas de água, modelo squeeze.



O musical “O Mundo de Flor e Flora” será apresentado em três datas e locais variados de eventos públicos, em parceria com instituições privadas e/ou públicas, como Mata do Carrinho, em parceria com Secretaria do Meio Ambiente. A primeira, no dia 10/03. No dia 24/03, no auditório do Ceta/Codau, no Parque das Barrigudas, em evento que comemorará o Dia Mundial da Água. A última apresentação, no dia 27/03, em parceria com o Geoparque de Uberaba, no evento de divulgação da chancela da Unesco para o geoparque Terra de Gigantes.

Os eventos abertos ao público contam com o trabalho do intérpree de Libras. Virtualmente, a ação “Flor e Flora vídeos educativos” para atender ao público em nível regional e nacional, com a gravação de vídeos com as personagens conscientizando crianças, adolescentes e adultos sobre a importância do cuidar da água, com atitudes simples, em casa, e na comunidade. Os vídeos terão duração de 3 a 5 minutos no máximo, e serão disponibilizados nas redes sociais, como TikYok, YouTube e Instagram do Instituto Pereskinha. Todos os vídeos têm legendas e tradução em Libras. Serão disponibilizados 14 vídeos educativos.

A missão do projeto é contribuir na busca do melhor ensino aprendizagem, no atendimento à rede pública de ensino, por meio do lúdico sensibilizando os alunos quanto à importância dos cuidados com os recursos hídricos e as mudanças climáticas. E, também, o objetivo de auxiliar professores para que os alunos tenham oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos no conteúdo Ciências da natureza, com o tema água, utilizando títulos da Base Nacional Comum elencados ao ensino aprendizagem, a partir de temas sobre os recursos hídricos.

A ideia é motivar a ida dos atendidos para assistir ao musical com o intuito de contribuir mostrando a importância das atitudes em favor dos recursos hídricos e saneamento básico. As pedagogas que coordenam o Instituto Pereskinha, Viviane Marques e Kelly Ribeiro explicam que a expectativa é atingir 95% do público alvo. “Queremos despertar a empatia entre professor e aluno, criatividade, motivação para o estudo de Ciências da natureza, estímulos ao desenvolvimento de pesquisas investigativas e soluções de problemas socioambientais.”

DinoFolia agita crianças no Shopping Uberaba



O carnaval mais divertido de Uberaba e região tem endereço certo: Shopping Uberaba, que acompanha o mote das férias, Jurassic World, e promove o evento DinoFolia, neste sábado, 10, das 14h às 18h, tendo como ponto de partida a Entrada E (Mousse Cake).

A festa com entrada gratuita acontecerá na Praça de Eventos, próximo ao parque Jurassic World. Além de atrações “animais, haverá marchinhas contagiantes, concursos de fantasias infantis e, pela primeira vez, concurso de fantasias para Pets e competição de cabelos malucos.

No ritmo da folia, as redes sociais receberão uma “chuva” de posts com novidades e promoções das lojas, em especial as que comercializam produtos carnavalescos.

Fabiano Guerra, superintendente do Shopping Uberaba, administrado pela Alqia, convida os pais, tios, avós para que tragam as crianças para elas viverem a experiência de um carnaval pré-histórico. “Juntos teremos a oportunidade de brincar o carnaval de maneira tradicional, lúdica e em família.”