terça-feira, 25 de junho de 2013

Língua Afiada: mini-saia ou minissaia?


Telessala ou tele-sala?
Não há hífen em palavras formadas com o elemento grego “tele” (=distância): televisão, telespectador, teleducação, telecomunicação…
Quando a palavra seguinte começa por “s”, devemos escrever com dois “esses” para manter o som do “s”: telessala, telessexo, telessena…
O mesmo ocorre com os elementos “mini” e “mega”: minissaia, minissérie, megassena…


Fuja da redundância
“O estádio está totalmente lotado”
Existe estádio “parcialmente lotado”?

 “O zagueiro deu a bola de graça para o atacante adversário.”
Se não fosse de graça, não tinha dado. O mesmo erro ocorre em “Ganhe grátis”, ou pior, “Ganhe inteiramente grátis”.

“A estatal detém o monopólio exclusivo”.
Monopólio já é algo condenável na economia de mercado, que dizer de um “monopólio exclusivo”? Todo monopólio só pode ser exclusivo, pois “mono” significa “um”.




Plural de siglas
Não existem regras rígidas para o plural de siglas, mas é usual e perfeitamente aceitável o uso do “s”: CDs, CEFs, IPVAs, IPTUs, Ufirs…
A única crítica que o professor Sérgio Nogueira faz é quanto ao mau uso do apóstrofo: CD’s, CEP’s, DR’s, IPTU’s… O apóstrofo, em português, é para indicar a omissão de fonema/letra: copo de água = copo d’água; galinha de Angola = galinha d’Angola. Não se justifica, portanto, o uso do apóstrofo para indicar o acréscimo da desinência “s” para indicar o plural.


JUNTO A / JUNTO DE (=perto de)
São sinônimos e invariáveis: “Os dois chutes passaram JUNTO À trave”; “Os reservas estão JUNTO DA comissão técnica”; “Os hotéis ficam JUNTO AO viaduto”; “As casas estão JUNTO DA farmácia.”
Observação 2:
Devemos evitar o uso de JUNTO A com outro sentido que não seja de “perto de”: 
“Ele está preocupado com seu prestígio JUNTO À torcida” (É preferível: “…COM a torcida”) ; “O governo solicitou um empréstimo JUNTO AO Banco Mundial” (É preferível: “…NO Banco Mundial”).


É PROIBIDO ou É PROIBIDA?
Só concorda com o substantivo se estiver determinado:
“É PROIBIDA a entrada de estranhos.”
“É PROIBIDO entrada de estranhos.”
A bebida alcoólica não é PERMITIDA.”
Bebida alcoólica não é PERMITIDO.”


 HAJA VISTA ou HAJA VISTO ?
HAJA VISTA é invariável.
“Ele foi demitido HAJA VISTA o problema surgido.”
“Ele foi dispensado HAJA VISTA os pontos atingidos.”
“Ele foi reprovado HAJA VISTA as notas tiradas.”



segunda-feira, 24 de junho de 2013

Shopping recebe mostra Meninos de Ouro


Os frequentadores do Shopping Uberaba podem prestigiar a Exposição Meninos de Ouro. Os alunos artistas são Adilson Gaspar de Melo, Adriana Lemes Dias, Alcides Batista da Silva Neto, Deilson Aparecido da Silva, Fabiana Neves da Costa, Ivanice Silva, Isabel Cristina Ribeiro Pereira, José Gomes Florêncio Júnior, Juan Carlos Ruiz Gonçalves, Juliana Campos de Carvalho, Maria Isabel Silveira, Paulo César Rodrigues, Sérgio César Alves, Suenia de Silva Oliveira e Thiago Marcelino de Oliveira. A mostra está exposta na Ala 200 (entrada Riachuelo).







Os quadros dos alunos são resultado da Oficina de Trabalhos Artesanais da Apae, com orientação da artista plástica Inez Arantes.







domingo, 23 de junho de 2013

Sarau encerra curso Desafinados




O sarau de encerramento do curso Desafinados, ministrado pelo pianista Daniel Lopes, para a minha turma, no último dia 18, na Alternativa Cultural, foi emocionante. Com repertório especialíssimo iniciado pela linda canção de Paulinho Pedra Azul, Bem te vi, interpretada por Cleide Mariano; passando por Saudade, de Mário Palmério, com Sandra Abadia; Acalanto, por Eliana Miranzi; Vilarejo, de Marisa Monte, por Ana Paula Peres; Caminhos de Sol, de Zizi Possi, por mim; Certas coisas, de Lulu Santos, por Lucilla Ferrareze; Explode Coração, de Gonzaguinha, por Mariana Musa; Eu sei que vou te amar, de Vinícius de Moraes, por Izildinha Munhoz e Sorte, de Gal Costa, por Ana Carolina Mendes, o evento foi acompanhado por seleta plateia  que deu uma força bacana às ex-desafinadas. 
Convidado pela agente cultural Thaís Collus, o ator e diretor de teatro, Emílio Maciel, líder da Cia. Rogê, foi o inspirado mestre de cerimônias. Ele anunciava cada "cantora" com um versinho personalizado enchendo de charme o sarau aberto animadíssimo com a canção Dança do Carimbó, de Eliana Pittman, interpretada por todas. Após as apresentações houve coquetel a cargo do gentleman parceiro da livraria, Carlos Mardegan.


A emoção que tomou conta de todas nós é indescritível. Já dizia alguém que música é prece. E é mesmo. Durante quatro meses tivemos uma convivência espetacular prestando atenção no professor, que conquistou não apenas a nossa estima como o reconhecimento  do belo trabalho que ele desenvolve.  







Além do inegável conhecimento do pianista Daniel Lopes, que nos ensinou exercícios imprescindíveis para quem deseja soltar a voz, bem como técnicas em geral, conhecemos um ser humano raro, que ministra as aulas com paixão contagiante. 










Novas turmas começam a ser formadas. Interessados devem ligar (34) 3333-6824. 

Sorteio marca 56 anos do Lar da Caridade




Com mais de 10 mil atendimentos/ano, através dos inúmeros projetos concretizados pelo Lar da Caridade/Hospital do Pênfigo, a obra da saudosa Dona Aparecida Conceição Ferreira (falecida em 2009) é mantida por diretoria liderada por seus netos. Para marcar o aniversário de 56 anos da instituição, com certificado de autorização emitido pela Caixa Econômica Federal, haverá Sorteio Beneficente de Prêmios pela Loteria Federal, no dia 31 de agosto de 2013. O bilhete custa apenas R$ 20 para concorrer a cinco prêmios: o primeiro é um automóvel Fiat/Palio Fire Economy Prata 0km; o segundo um aparelho de TV LCD 42 polegadas; o terceiro um refrigerador Brast.FF 2 P BRM 39 EB Branco; o quarto e o quinto prêmios um notebook W7430 P 100 Core I 3 Itautec para cada ganhador.
Os interessados também podem adquirir o bilhete na sede da entidade ou por meio de depósito no valor de R$ 20 na CEF, Agência 2982-3 – Op 013, conta 11.285-0. A remessa do bilhete está condicionada à comprovação do depósito através do envio do comprovante para o e-mail larca.sorteio2013@gmail.com, pelo fax (34) 3318-2913, ou por carta. 



Segundo a presidente do Lar da Caridade/Hospital do Pênfigo, a assistente social Ivone Aparecida Vieira da Silva, neta de Dona Aparecida, mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3318-2900.





Sobre o Lar da Caridade


O Lar da Caridade é uma entidade filantrópica fundada em 30 de agosto de 1957, localizada na  rua João Alfredo, 437, no bairro Abadia. O Hospital do Pênfigo é mantido pelo Lar, que atua também nas áreas de Educação e Assistência Social. A entidade faz todo o trabalho que antes era feito por Dona Aparecida, fundadora do Lar. Segundo a assistente social Irenilde Dias Guimarães, a diferença é que atualmente o trabalho é feito com conhecimento técnico. Em parceria com a Vara da Infância, dependendo de decisões em processos judiciais, o Lar também abriga crianças e adolescentes em situação de risco, após audiências públicas realizadas de seis em seis meses.