sábado, 2 de setembro de 2017

Violeiro é homenageado por Gilberto Rezende





O músico, professor, produtor e diretor musical, Valdir Verona, passou por Uberaba nesta sexta-feira, 1º, e foi recebido por Gilberto Rezende em jantar para seletos convidados como Marcelo Taynara, na Casa do Folclore. Valdir já fez participações em diversos álbuns de música e poesia. Ele desenvolve trabalho de resgate da viola na música do Sul do país com recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras e oficinas de música. Além de diversas turnês pelo Brasil, realizou apresentações no exterior. Ganhou o `Prêmio Excelência da Viola Caipira de 2010` e 2013.


Seu mais recente trabalho é o CD O Violeiro e o Poeta que tem no repertório canções compostas por ele com letras do Juarez Machado de Farias, também temas instrumentais de Verona e poemas compostos e interpretados por Juarez. A parceria entre os dois vem de longa data, a partir dos Festivais de Poesia do RS, onde se conheceram e passaram a compor juntos. Neste CD está registrada, além das composições inéditas, a primeira composição desta parceria, a música "Aviso", gravada originalmente no CD Tons da Terra.





Com o acordeonista Rafael De Boni, Verona participa neste domingo, 3, do Festival Instrumental Raízes do Campo, realizado dentro da Exposição Agropecuária de Uberlândia (Camaru).

Concerto é o programa deste sábado no Sesi



O Grupo Tenores in Concert, formado pelos cantores líricos Flávio Bastos, Hélcio Rodrigues, Petrônio Duarte, Rogério Francisco, Sandro Assumpção, Wagner Soares e Wellington Vilaça, é o convidado da Orquestra de Câmara Sesiminas para espetáculo que será apresentado neste sábado, 2, às 20h, no Teatro Sesi/Centro de Cultura José Maria Barra, em Uberaba, com entrada gratuita. Os convites estarão disponíveis para retirada na bilheteria do teatro uma hora antes do concerto. 

Sob a regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond, a Orquestra interpretará canções populares e outras tradicionais do repertório italiano bem como consagrados trechos de óperas como "Va pensiero" de Verdi e "Nessum Dorma" de Puccini. O “Orquestra de Câmara Sesiminas convida” teve início no ano passado e já recebeu convidados como o maestro Marcelo Ramos, o Metallica Cover Brasil, a soprano Eliseth Gomes, e os músicos Anthony Flint e Horácio Schaefer. O Grupo Tenores in Concert é o resultado de uma bem sucedida parceria de cantores líricos engajados num projeto de difusão da música de câmara e concerto.



Com o objetivo de colocar o jovem em contato com a música vocal em grupo, o Sesi realizará uma oficina ministrada pelo maestro Marco Antônio Maia Drumond, voltada ao canto e à música vocal coletiva neste fim de semana, sábado,2, e domingo, 3, das 9h às 11h e 13h30 às 15h30, no Casarão Sesi Uberaba. A inscrição custa R$ 30 e são apenas 20 vagas. Mais informações pelo telefone (34) 3322-2021. Os participantes receberão aulas introdutórias de técnica vocal, incluindo aí os fundamentos para se conseguir bons resultados na emissão de sua voz, tanto no canto quanto na fala. A oficina também contemplará técnicas de relaxamento e impostação, noções básicas de História da Música Vocal, treinamento auditivo, e estudo introdutório a alguns elementos da teoria musical, como pulsação, métrica e ritmo. Ao final dos trabalhos, todos os alunos passarão por teste de classificação vocal e aqueles que desejarem terão oportunidade de formar novos grupos vocais e/ou ingressarem em grupos já formados.